TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial

Tese: Memorial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Tese  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Cáceres, MT

Curso Técnico em infra-estrutura Escolar Pro-funcionario

Módulo 1

Funcionários Escolas: Cidadãos Educadores, profissionais e gestores

Cursista: Adelina Candia

Tutora: Anedina

Memorial

Este memorial tem o objetivo de descrever minha trajetória no curso técnico de formação para os funcionários da educação referente a este modulo. Eu não participei da aula presencial, mas lendo ele pude perceber a importância de cada profissional dentro da unidade de ensino. Hoje sabemos que não depende apenas do professor para a escola formarem bons cidadãos é fundamental que seu apoio administrativo educacional e nutrição e outros setores da unidade de ensino sejam profissionalizada para a função que exerce.

Na unidade 1 e 2, tendo como tema quem é e o que é educação foi de fundamental importância, pois o autor não só escreveu os fatos como colocou todos os personagens, para que nós pudéssemos fazer um ato reflexível dentro da escola que trabalhamos nos descobrindo profissionalmente. Passando também a ver o outro com olhar transparente, não só o outro como o estabelecimento que ele trabalha, ou seja, passamos a compreender melhor o processo evolutivo que a educação básica no Brasil vem passando desde o tempo colonial.

Na unidade 03 e 04 continuamos falando da qualidade da educação, seus espaços e gênese historiam dos funcionários. No mundo em geral o homem sempre viveu em sociedade, seja ela a família, ou uma comunidade, cada uma mantém culturas diferentes e no Brasil não foi diferente a educação já era classificada através da cultura de cada povo, daí surge o fracasso da educação podemos constar isso observando na mudança da educação jesuítas para as aulas régias onde qualquer pessoa sem nenhuma formação ministrava aulas.

Somente a partir de 1834 quando passou ser obrigação das províncias, pode-se notar que houve uma pequena evolução na educação, pois em alguns estado era exigido no concurso de secretario o titulo de pedagogia com habilitação em administração o que melhoraria como um todo.

Mais sabemos que as leis ainda estão longe de serem executadas conforme o escrito, atualmente os trabalhos fora das salas e dentro da escola que deveria ser feitos por profissionais ainda são exercido por professores que por algum motivo estão fora de sala, já desinteressadas e sem animo nenhum para inovação. As organizações como conselho escolar, associações e outras que estão inseridas no contexto escolar, deixam lacunas em seu papel de funcionamento, causando assim um transtorno para a eficácia do desenvolvimento escolar.

Na unidade 05, com o tema funcionários em primeiro lugar cidadãos, é grande a mudança no quadro qualitativo das escolas em relação aos funcionários, e isso se deve a modalidade de educação de jovens e adultos EJA e a exigência de no mínimo o ensino fundamental para os concursos públicos. Com isso muda o rumo da qualidade da educação. E, então, concluído o ensino fundamental acabou a caminhada da cidadania? Não. São necessários mais dois avanços o funcionário tem que concluir o ensino médio e o da profissionalizante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com