TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OFICIAIS ESCOLARES: CIDADÃOS, EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GERENTES

Projeto de pesquisa: OFICIAIS ESCOLARES: CIDADÃOS, EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GERENTES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.615 Palavras (15 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 15

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

CURSO TÉCNICO DE FORMAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO

PROFUNCIONÁRIO

MEMORIAL MÓDULO 1

FUNCIONARIOS DE ESCOLAS: CIDADÃOS, EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GESTORES

WANDERLEI BORGES DE OLIVEIRA

ORIENTADORA: RUBIA

Peixoto de Azevedo - MT

2013

BOM DIA MEMORIAL!

Hoje estarei aqui relatando a incrível viagem que realizei através dos estudos deste fascículo, durante esses inicio de curso fiquei fantasiado com as possibilidades de adquirir novos conhecimentos através deste programa.

Falar de educação é um privilegio para mim, sempre que falamos de educação logo pensamos em instituições educativas, mas com base nos estudos realizados em Monlevade podemos observar que a educação inicia-se bem antes da criança adentrar no espaço educativo. e que todos os espaços por ela frequentado vão servir de base para sua formação.

Hoje pude perceber o quanto nos somos importantes para que haja uma educação de qualidade mesmo tendo a impressão de sermos um pequeno grão de areia na imensa população existente, nos temos um grande papel na formação e desenvolvimento do educandos de nosso pais.

Bom de principio esse modulo vem nos relatando historias magnificas e eu adorei encontrar o nome do município que eu nasci dentro deste modulo, hoje percebo o quanto todos que fizeram parte da minha comunidade escolar o quanto foram importantes para minha formação.

No inicio da década de 80 quando eu ainda morava em Arenápolis – MT, na Escola Estadual Filinto Muller, o guarda seu Domingo, a Secretaria Etelvina e a merendeira dona Dilma, sempre estavam lá para nos receber todos os dias, forma momentos inesquecíveis que me ajudaram a entender que todos nos somos importantes para o desenvolvimento de nossa sociedade, eles poderim não tar todo o tempo comigo na sala de aula, mas quando seu Domingo pedia para nos organizarmos na fila antes de entrar na escola, ou quando a Dona Dilma nos orientava quanto ao local de deixarmos nossos talheres, foram essa educação meio informal que contribui para que sejamos capazes de construir um país melhor.

Recordo-me quando criança da participação de meu pai no conselho deliberativo da escola que eu estudava em ARENÁPOLIS-MT, onde esse mesmo se reunião para discutir os problemas enfrentados na Escola, aquilo para mim era o máximo pois eu sabia que meu pai estava ali preocupado e desejando uma educação cada vez melhor.

O Papel de cada um na escola é de grande valor, me recordo de meu primeiro ano na educação como educador, eu fui convidado a trabalhar em um assentamento localizado a cerca de 150 Km da sede do município, era uma escola rural localizada no Assentamento São Luís, la eu tive o grande prazer de ter conhecidos pessoas formidáveis e que ajudaram muito no primeiro passos que eu realizei na educação, nos tínhamos uma equipe como pessoas para atender cerca de 100 alunos.

Hoje eu percebo após realizar a leitura deste fascículo como todos nos somos de grande importância para os alunos, me recordo de que o motorista aquele que tem o primeiro contato com os alunos sempre estava lá aguardando cada aluno para trazê-los e após as aulas os levava com segurança para casa, ele acordava cede e com alegria de sempre saia a em seu trajeto. Todos os alunos já o conheciam e o respeitavam muito, não havia necessidades do mesmo ficar pedindo para que os alunos ocupassem seus lugares, pois os mesmo já haviam aprendido que devemos permanecer sentados quando estiver dentro do escolar. Quando estes chegavam à escola eram recebidos com um café da manhã preparado com carinho pela nossa companheira de trabalho que havia acordado cedo para que antes das 6horas e 30 min. o lanche estivesse pronto para os alunos que ali chegava. Ainda havia a responsável por deixar as salas o corredor, o pátio e os banheiros todos limpinhos e cheirosos para que cada criança se sinta confortável. Assim os primeiros contatos do aluno na escola não são somente com o professor, mas sim com todos os educadores que nela estão inseridos e todos tem a mesma importância para o desenvolvimento dos alunos.

A educação não é somente ensinar a ler, escrever ou realizar cálculos, educar e sim ensinar o respeito, a boa relação, o cuidado com o patrimônio publico. assim como a participação nas ações sociais.

Através destas leituras pude perceber que a história da educação no Brasil apresenta um quadro de uma educação voltado para atender as necessidades de quem estava no poder, ou seja, uma educação elitizada que visava mais atender aos anseios dos patrões do que a liberdade de ação dos alunos atendidos.

No Brasil colônia com a chegada dos primeiros Padres Jesuítas, inaugurando uma fase que haveria de deixar marcas profundas na cultura e civilização do país. Movidos por intenso sentimento religioso de propagação da fé cristã, durante uns bons longos anos, os jesuítas foram praticamente os únicos educadores do Brasil. Embora tivessem fundado inúmeras escolas de ler, contar e escrever, a prioridade dos jesuítas foi sempre a escola secundária, grau do ensino onde eles organizaram uma rede de colégios reconhecida por sua qualidade, alguns dos quais chegaram mesmo a oferecer modalidades de estudos equivalentes ao nível superior.

Em 1759, os jesuítas foram expulsos de Portugal e de suas colônias, e com isso do Brasil, com isso abrindo um enorme vazio que não foi preenchido nas décadas seguintes. As medidas tomadas pelo ministro D. José I, o Marquês de Pombal, sobretudo a instituição do Subsídio Literário, imposto criado para financiar o ensino primário, não surtiu nenhum efeito. Só no começo do século seguinte, em 1808, com a mudança da sede do Reino de Portugal e a vinda da família Real

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com