TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial De Formação

Exames: Memorial De Formação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 6

1 MEMÓRIAS DA INFANCIA E EXPERIENCAS VIVIDAS NA ESCOLA

Meu nome é Natalina Maria Loppes, tenho 29 anos e estou cursando o 1º semestre do curso de pedagogia. Tenho três irmãos, sou casada a 5 anos e tenho dois filhos. Atualmente moro na Fazenda Sempre Verde o que torna a realização desse curso superior um desafio ainda maior, pois na área em que resido não há internet, sendo necessária a locomoção para a cidade para a realização das atividades do curso.

Minha infância se passou numa área rural onde cresci feliz com minha família e aprendi os valores que carrego ate os dias de hoje. Nesse lugar brinquei e me diverti bastante. Como não havia televisão, o passatempo preferido das crianças que moravam naquele lugar era brincar de correr, se esconder dentre outras. Os mais velhos reuniam-se no quintal com as crianças e contavam historias antigas que muitas vezes eram assustadoras, essas são lembrança que guardo com muita saudade daquela época.

Meu pai não freqüentou a escola e minha mãe cursou somente até a quinta série. Embora não tenho estudado muito, minha mãe sempre foi para mim motivo de orgulho, pois, era muito inteligente. Ela sempre ensinava a mim e a meus irmãos as lições de casa com muito carinho o que facilitou muito a aquisição do aprendizado, pois, como estudava na escola do campo tinha muitas dificuldades.

A escola que estudei era pequena e tinha apenas uma sala, todas as crianças estudavam juntas e tinha varias séries. Eu e meus irmãos estudávamos juntos na mesma classe em séries diferentes. Para ir até a escola nós caminhávamos dois quilômetros para ir e dois para voltar, portanto, tínhamos que almoçar bem cedo e sair para não nos atrasarmos para o inicio da aula o que ocasionava que na maioria das vezes já chegávamos a escola com fome.

Do primeiro ano em que freqüentei a escola tenho recordações ruins, pois ainda era usada a palmatória como um dos métodos de aprendizado. A professora fazia grupos de crianças e cada um perguntava a tabuada para o colega, caso alguém errasse levava um “bolo” como era chamada a palmada na palma da mão.

Outro método que era utilizado era o de ficar ajoelhado no milho caso alguém desobedecesse a professora. Vi muitos colegas passarem por isso e esse métodos me deixaram um pouco traumatizada, pois tinha medo de falar uma resposta errada e levar uma palmada ou até ficar de joelhos no milho. Até os dias de hoje enfrento dificuldade em responder perguntas em sala de aula por esse motivo além de ser bastante tímida.

Quando viemos morar na cidade eu já ia cursar a quarta série e tinha muitas dificuldades de aprendizado e também estava bastante atrasada dos demais alunos da classe. Nessa época tive uma professora que marcou minha vida. Seu nome era Maria José e eu a adorava, pois ela fazia com que aprendêssemos o conteúdo de forma prazerosa e agradável através de brincadeiras e jogos. Suas aulas eram divertidas, mas também sérias quando precisavam.

Embora com algumas dificuldades tenho boas recordações dos tempo de escola, da infância, das brincadeiras, das alegrias que vivemos naquele lugar onde podíamos exercitar a nossa imaginação.

2 EXPECTATIVAS QUANTO A PASSAGEM DO ENSINO MÉDIO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE PEDAGOGIA

Terminei o ensino médio aos 22 anos e desde então nunca mais estudei, embora tivesse o enorme desejo de voltar a estudar e fazer um curso superior. Nunca havia pensado bem ao certo qual curso escolher, mas sempre me identifiquei com a pedagogia, pois desde criança brincava na fazenda com meus irmão de escolinha.

Quando decidi fazer vestibular uma amiga me aconselhou a fazer pedagogia, pois ela já esta no segundo semestre e estava gostando do curso e me disse que eu gostaria. Passei no vestibular e estou adorando conhecer mais sobre a educação.

No meu ponto de vista o professor ideal é aquele que se preocupa com as dificuldades de cada aluno, que enxerga cada criança de maneira diferente, e busca metodologias diversificadas para trabalhar com essas dificuldades.

Espero que quando eu me tornar uma pedagoga e estiver atuando em sala de aula os alunos tenham em mim uma amiga em quem possam confiar, mas acima de tudo quero ser mediadora do conhecimento, oportunizar momentos de aprendizagem coletiva e individuais buscando sempre aprimorar minhas estratégias de trabalho, visando estimular, promover e auxiliar meus alunos no processo de aprendizagem.

3 A EDUCAÇÃO E A PEDAGOGIA

No meu ponto de vista EDUCAÇÃO é um conjunto de ações que envolvem a maneira do ser humano viver e se comportar em sociedade. A escola não é a única responsável pela educação do individuo. A educação se inicia dentro de casa com o auxilio da família sendo aprimorada dia a dia. Esta, quando dentro da escola, segue um currículo programado pra a obtenção ou aprimoramento de conhecimentos ao passo que, PEDAGOGIA é o estudo da “EDUCAÇÃO”, para que o professor possa transmitir o conhecimento de forma técnica, de uma forma mais atrativa ao aluno tendo em vista o contexto em que eles estejam inseridos e levando em consideração a individualidade de cada um.

O trecho do texto “O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com