TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial De Formação

Artigo: Memorial De Formação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE PEDAGOGIA

TATIANA ROUSSE ANDRADE DA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Linhares

2013

TATIANE ROUSSE ANDRADE DA SOUZA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR. Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem. Educação, Sociedade e Práxis Educativa. Políticas Públicas na Educação Básica. Teoria e Práticas do Currículo. Prática Pedagógica Interdisciplinar II.

Pofessores: Carlos Eduardo Gonçalves, Lisnéia Rampazzo, Raquel Franco Ferronato, Samira Kfouri, Edilaine Vagula, Vilze Vidotti< Rosey Montagnini, Bernadete Strang, e Fabio Luiz da Silva.

LINHARES

2013

1. AS MEMORIAS DE SUA INFÂNCIA E DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA

Meu nome é Tatiana Rousse Andrade da Silva tenho 34 anos, moradora de Linhares, Espírito Santo filha de Angetita Andrade Silva e Luiz Felintro da Silva a irmã mais nova de três irmãos minha irmã mais velha se chama Márcia e a mais nova Patrícia. O que irei relatar agora aconteceu na minha infância.

Vivíamos em Jaguaré, uma vida difícil, pois naquela época não tínhamos casa e como pagávamos aluguel o dinheiro do meu pai era somente para o que consideramos básico para viver. Apesar da vida difícil somos da época que as crianças tinham infância, brincavam na rua, subiam em árvores, enfim éramos realmente muito felizes, brincava muito com meus irmãos de corda, piques, elásticos e outros.

Lembro-me como se fosse hoje do meu primeiro dia de aula, naquela época era conhecido como Jardim de infância e não CEIM, eu estudava no Jardim De infância Drº. Mario Velho Silvares. Minha 1º professora se chamava Maria auxiliadora, que costumava chamar de tia Cidora. Meiga, carinhosa e muito dedicada ela me apresentou o alfabeto, eram letrinhas iniciais de bichos que coloríamos em sala de aula, foi uma faze muito divertida e proveitosa. Lembro-me do meu uniforme: uma sai de pregas verdes e camiseta branca, da lancheira em que usava: rosa da moranguinho me lembra até do meu primeiro lanche, suco de caju e mirabel. Era tão gostoso que tenho saudades até hoje.

Eu costumava ir muito arrumada, e dedicada, até que um dia tinha ido ao centro da cidade com meus pais e olhei bem para uma placa e li loja dez, foi uma explosão de felicidade e meu pai resolveu me dar um presente, era uma linda bicicleta rosa, a minha primeira bicicleta por ter aprendido a ler com apenas cinco anos de idade.

Cheguei à sala muito ansiosa para contar para a minha professora Maria Auxiliadora o que havia acontecido ela ficou muito feliz me abraçava e me beijava me dando os parabéns. Eu tinha bastante dificuldade em matemática, mas a minha querida professora me ajudava nunca me fazendo desistir, sempre me ensinando a persistir a tentar mais uma fez, e quando eu tentava e consegui achar a resposta, era muita alegria.

E assim o ano letivo foi findando e lá estava eu lendo minhas primeiras palavrinhas, com as minhas dificuldades, mas sempre tentando era um aprendizado contínuo. Minhas ferias foram maravilhosas, como não tínhamos muito recursos financeiros, nós mesmos inventávamos nossas brincadeiras era muito divertido brincar como era muito espoleta sempre sai da brincadeira machucada, mas nunca parava de brincar.

Já aos seis anos estava na primeira serie (hoje primeiro ano do ensino fundamental) estudava na escola de 1º grau João Bastos Bernardo Vieira, minha professora se chamava Isaura, ela não era nada agradável, muito severa e exigente tive um alfabetização meio lenta, e a minha professora não tinha muita calma comigo, sempre gritava, e eu me travava, mas enfim conclui a primeira serie com êxito.

Já no segundo ano (segunda serie), aos sete anos de idade, estudei com uma professora que se chamava Alexandrina, também infelizmente eu não tenho boas recordações da tia Alexandrina, mal tinha me recuperado os maus tratos vividos no ano anterior não tiveram muita sorte.

Naquele tempo tive bastante dificuldade na fase da escrita, no entanto tive que repetir o ano, e também pela idade já que não poderia está na escola um ano a frente dos meus colegas de sala segundo a lei escolar naquele tempo, foi um ano de muitas frustrações, vê os meus colegas passarem de ano e eu permanecermos ali repetindo a segunda serie, meu grupo de amigas, me vendo de forma diferente, porque naquela época repetir o ano era como ser uma pessoa ruim.

Na terceira serie estudei com uma professora que se chamava Ofélia. Está sim era professora de ver verdade, o aprendizado se tornava tão gostoso com tia Ofélia que dava o final da aula ali estávamos nos querendo mais e mais.

2. AS EXPERIÊNCIAS QUANTO À PASSAGEM DO ENSINO MÉDIO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE PEDAGOGIA

Minha mãe ao observar aquilo se enchia de orgulho e dizia: se continuar assim até o final dos seus estudos será uma excelente professora. Dai então comecei me imaginar em uma sala de aula dando aula as minhas bonecas.

A partir daí me despertou o desejo de trabalhar como professora e estava certa de que seria muito feliz. Ao fim do terceiro ano do ensino médio fiz contra a minha vontade a curso técnico em contabilidade, mas como não tinha amor pela profissão não queria isso para o meu futuro, gostava mesmo de ensinar as crianças, a alfabetizar.

Mas logo após do curso tive minha filha, linda, Maria Luisa, estava amando vivenciar esta nova experiência de ser mãe durante seis anos me dediquei somente a minha filhinha, mas depois eu decidir que estava na hora de voltar para a rotina, mas a única coisa que eu pensava era: realizar o meu sonho ser uma grande professora.

Comecei em uma faculdade presencial, e através de uma parceria fui trabalhar como estagiaria em uma entidade de ensino, lá descobri que eu não poderia ter feito escolha melhor, tive a grande oportunidade de vivenciar teoria e pratica ao mesmo tempo, foi incrível e isso me fez crescer muito, e só confirmar o meu desejo.

Minha aspiração agora é terminar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com