TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial De Formação

Trabalho Universitário: Memorial De Formação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  1.834 Palavras (8 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

TRABALHO INTERDISCIPLINARINDIVIDUAL

MEMORIAL DE FORMAÇÃO

Itapeva 2013

TRABALHOINTERDISCIPLINARINDIVIDUAL

EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Psicologia a Educação: Desenvolvimento e aprendizagem. Educação, Sociedade e Práxis Educativa. Políticas publicas na Educação Básica. Teoria e Praticas o Currículo. Pratica Pedagógica interdisciplinar: Escola e Sociedade. Seminário interdisciplinar ll Profs. Carlos Eduardo Gonçalves, Lisnéia Rampazzo,Raquel Franco Ferronato, Samira Kfouri, Edilaine Vagula, Vilze Vedotti, Rosely Montagnini, Bernadete Strang e Fabio Luiz da Silva.

Tutora eletrônica:

Tutor (a) de sala:

Itapeva

2013

INTRODUÇÃO

Elaborar um memorial é reconstruir a própria existência. Isso não é tarefa fácil, pois na opinião de Moraes (1992) memorial é um retrato crítico, do individuo visto por múltiplas facetas através dos tempos, o qual possibilita interferências de suas capacidades. De acordo com Boaventura (1995) “memorial” é não somente crítico, mas também autocrítica do desempenho acadêmico da carreira cientifica. Sendo assim para elaborar este memorial levei em consideração, as condições e situações que envolveram o desenvolvimento da trajetória acadêmica aqui exposta. Neste contexto meu memorial passa a ser confessional revelador de sonhos e cheio de emoção. Nesse memorial, de modo particular, recuperar – se - á as dimensões de experiências a partir da memória, cujo processo é bastante complexo, visto que, como diz Benjamin, imagens deste passado chegam a nós em forma de pequenos sinais (relampejos), que precisam ser captados. “A verdadeira imagem do passado perpassa veloz. O passado só se deixa fixar, como imagem que relampeja irreversivelmente, no momento em que é reconhecido. (BENJAMIN, 1994, p. 224). Daí a importância de pensar na memória como meio para surpreender relações entre experiências passadas e presentes.

DESENVOLVIMENTO

AS MEMORIAS DA MINHA INFANCIA E AS EXPERIENCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA.

TEMPOS PASSADOS NÃO VOLTAM, SÓ ATRAVÉS

DA MEMÓRIA.

“Feliz é aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina”

Cora Coralina

Que eu se lembre da minha memória, as brincadeiras de escolinha com minhas primas foi o que me inspirou, foi o ponto de partida para escolher pedagogia.

Escolher o que eu queria ser não foi tarefa fácil, no começo eu não queria pensar, pois achava que ainda tinha muito tempo, mas quando entrei no colegial tive que decidir e para isso fui me instruir, comecei perguntando para quem tinha conhecimento e lendo livros, um dos primeiro que eu li foi “Desenho da criança de Maurren Cox” me fascinei, pois tenho uma filha que esta nesta fase de começar a desenhar. Eu me identifiquei muito com o livro, cada vez mais ia gostando de aprender sobre o comportamento da criança, pois cada coisa que minha filha fazia eu sabia o porquê.

Meus primeiros anos na escola foram muito bons, eu adorava estudar, nem me importava de acordar cedo, pegar o ônibus e ir.

Entrei na escola já sabendo escrever meu nome, as letras do alfabeto e os números, pois eu aprendi tudo nas brincadeiras com minhas primas.

Na escola fiz novas amizades, aprendi novas canções, novas brincadeiras... Tem amizades que levo até hoje comigo.

Minha primeira professora foi um amor, ensinava com paciência, dedicação e sabedoria. Eu como era uma aluna esforçada aprendi muito rápido a escrever, e com isso ensinava minhas amiguinhas com mais dificuldade.

Também me lembro bem das danças, festivais que tinham na escola, ah como eu adorava, não perdia uma dança, época de festa junina então?! Era o que eu mais esperava.

Fui sempre uma aluna muito boa, a única reclamação que meus professores tinhas de mim era que eu falava demais, mas eu nunca deixei de fazer uma lição.

Nos primeiros anos da escola também tinha uma coisa que hoje acho muito errado, os professores separavam os alunos com mais dificuldade, dos outros, passavam só uma lição pros alunos com dificuldade e continuavam a aula com os outros alunos.

Hoje estudando pedagogia sei que sempre devemos tratar os alunos com igualdade, respeitando o tempo de cada um aprender, ajudando os que têm mais dificuldade a superar e seguir em frente.

Portanto sei que hoje em dia o jeito de ensinar os alunos está diferente, graças aos estudos podemos melhorar a qualidade de ensino dos professores.

AS EXPECTATIVAS QUANTO A PASSAGEM DO ENSINO MEDIO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE PEDAGOGIA.

Como já relatei aqui, escolher eu que eu queria ser não foi tarefa muito fácil, tinha muitas duvidas e medos.

Eu queria muito ter o ensino superior, mais sempre soube que não teria condições para pagar, então minha saída foi fazer o Enem, conseguir uma nota boa e se matricular no curso que eu havia escolhido.

No começo estava em duvida no que escolher, entre pedagogia e psicologia.

Escolhi Pedagogia, pois sempre gostei de crianças e quando olhei as matérias que tinha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com