TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial - Módulo 10

Dissertações: Memorial - Módulo 10. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/1/2015  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  1.516 Visualizações

Página 1 de 2

Módulo 10

Neste encontro estudamos o módulo 10, Trabalho Escolar e Teorias Administrativas. Este foi o primeiro caderno da formação técnica e aconteceu no dia 07/06/204. Os módulos que antecederam nos haviam levado a compreender a função social da escola e a importância que cada profissional tem na sua atuação como profissional de apoio escolar da educação básica, tudo de forma democrática e participativa.

Este módulo foi construído para ampliar a compreensão sobre o processo de administração escolar do secretário e do técnico em educação escolar. Neste módulo encontrei todas as competências gerais atribuídas ao técnico em Serviços de Apoio à Educação pela Câmara de Educação Básica referendada pelo Conselho Nacional de Educação – CNE, por meio do Parecer nº 16/2005.

A preocupação básica deste módulo foi o de nos mostrar as diversas abordagens da nossa prática administrativa voltada para o ambiente escolar. Como o principal objetivo da escola é o de contribuir para o processo formativo dos indivíduos que lá estão matriculados, sendo assim não podemos empregar os mesmos modelos de administração usados pelas industrias para administrar uma escola. Tem ações que cabem somente para as escolas realizar.

Na luta para conquistar uma escola democrática, participativa e acessível a todos é importante que aconteça uma aprendizagem coletiva, solidária por meio de parcerias, um profissional da educação ajudando o outro.

Neste módulo também nos foi apresentado a relação escola e sociedade, bem como as conexões que existem entre a organização social e o trabalho realizado pelas escolas.

Aprendemos que Émile Durkheim e John Dewey foram os defensores da teoria do Paradigma do consenso, em que a escola era concebida como a salvadora de todos os problemas da sociedade, sendo capaz de eliminar todos as desigualdades sociais. Já os teóricos Karl Marx, Louis Althusser, Pierre Burdieu defenderam a bandeira do paradigma do conflito, em que a educação era tida como reprodutora da cultura capitalista existente, reproduzindo as desigualdades nela gerada.

Neste módulo estudamos as organizações como características fundamentais da sociedade moderna, e que destaca-se dentro das escolas no quesito sistematização do conhecimento. Ao estudar as teorias administrativas aprendi que esta foram pensadas para ser empregadas principalmente nas empresas, porem quando a usamos na educação devemos respeitar três tendências básicas para ser usada em uma escola, e que são o fato de ser conservadora, democrática e gerencial.

Gostei muito da unidade que aborda o tema ética e transparência no serviço público, visto como um compromisso de todos na construção da cidadania. Aprendi que a ética pode ser um padrão de comportamento orientado pelos valores e princípios morais e da dignidade humana, que nós o transformamos em conduta e valores que norteará as ações de cada um no seu ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com