TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Produção Textual

Ensaios: Memorial Produção Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 4

O Profuncionário é um programa que visa à formação dos funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola. A formação em nível técnico de todos os funcionários é uma condição importante para o desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho e, portanto, para a carreira.

São muitas as minhas expectativas em relação a este módulo, já que o objetivo deste é proporcionar ao cursista, a leitura, compreensão e a produção de textos com autonomia, em diferentes linguagens, seja ela escrita, gráfica ou artística relacionando-as práticas educacionais e a documentos oficiais. Acredito que ao estudar esta disciplina estarei aprimorando a prática da escrita sistemática, lógica e formal, e também estimulando a leitura autônoma e crítica.

Iniciando a nossa primeira aula no dia 02 de setembro de 2014, estudamos a Componente Curricular: O texto como Registro das Experiências Pessoais, no estudo deste conteúdo nota-se que o homem sempre buscou registrar as circunstancia do seu dia-a-dia.

Como exemplos desses registros, são os encontrados em formas de escrita, em escavações arqueológicas, peças antigas e manuscrito. Segundo a história, no período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, os seres humanos se comunicavam com uma linguagem pouco desenvolvida, baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaboração de palavras.

Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres. Através deste tipo de arte, o homem trocava ideias e demonstrava sentimentos e preocupações cotidianas. Definindo como os primeiros tipos de textos produzidos. Alem das pinturas outros modos de comunicação foram utilizados, a luz das fogueiras, do som dos tambores.

Se hoje, temos tantas informações dos povos antigos e das primeiras civilizações, devemos isso aos textos e / ou aos diferentes tipos de linguagens, como os desenhos, por exemplos que ficaram “gravados”, registrando uma memória.

Mas a comunicação de forma escrita tende se a seguir regras predefinidas, principalmente quando se trata de documentos oficiais, como atas, memorandos, relatórios, ofícios, todos tem um padrão específico. E este módulo ressaltou importância da coesão e coerência dos textos, especialmente aqueles que vamos elaborar. De maneira que ao elaborar as frases e os parágrafos estejam conexos, aumentando o grau de compreensão do leitor.

No módulo tratamos também a questão da cidadania. No meu modo de pensar o brasileiro ainda é um cidadão de papel, pois a verdadeira democracia que sugere o total respeito aos Direitos Humanos, ainda está bem longe da realidade, existindo apenas no papel.

Nesta mesma aula questionamos sobre o memorial e sua importância na vida do estudante, onde através do memorial registramos a nossa história como cursista, especialmente o que vamos aprendendo durante o curso, devemos registrar no memorial relato, descrições, sugestões e sentimentos, propostas e as atividades que vamos realizando no decorrer do curso. Também através do memorial podemos refletir sobre o aprendizado e sermos avaliados pelo professor em questão ao desenvolvimento do cursista.

Tão importante quanto a coesão e a coerência é a precisão, a objetividade do texto. Em tempos atuais, com a correria do dia-a-dia, precisamos ser mais objetivos em nossos textos para que o leitor possa perceber rapidamente, de forma clara, a nossa mensagem.

Na unidade 2 estudamos tópicos fundamentais para a comunicação oficial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com