TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Profuncionário Módulo 7

Por:   •  30/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  2.120 Visualizações

Página 1 de 4

PROFUNCIONÁRIO - Curso Técnico Em Infraestrutura Escolar

COORDENADORA MUNICIPAL: Ellen Regina Camargo Luzio

TUTORA: Edineusa Rodrigues Barbosa

DISCENTE: Rosângela Farias Campos

MÓDULO 7 INFORMÁTICA BÁSICA

Nosso primeiro encontro presencial do Profuncionário deste ano de dois mil e quatorze aconteceu no dia trinta e um de janeiro na Escola Dom Aquino Corrêa às dezoito horas o módulo estudado foi o 7 Informática Básica. Esse módulo foi muito interessante, pois é um assunto atual e essencial para nós enquanto pessoas e profissionais.

        Nesse módulo além da Ellen e Edineusa tivemos um professor jovem e conhecedor do assunto o Diogo, que esta cursando o 7º semestre de sistema de informação. O Diogo se apresentou nos cumprimentou e começou a explicar sobre a criação do computador e do sistema operacional Windows criado por Bill Gates.

        Fiquei impressionada com conhecimento do Diogo, e o que eu mais gostei foi saber que o computador não é um “bicho de sete cabeças” como pensávamos; precisamos nos capacitar mais para podermos usar com tranqüilidade toda ferramenta que o mesmo nos proporciona. Conhecemos as partes que compõem um computador, CPU, microfone, caixa de som, teclado, mouse, monitor, mas o mais importante foi perceber que essas peças necessitam de um sistema operacional, pois sem ele o computador não funciona e por tanto não serve pra nada.

Passamos a conhecer melhor o sistema operacional Windows XP, o mais usado por nós. Sempre usei o sistema operacional Windows, mas aprendi a mexer no computador sozinha nunca fiz aulas de informática por isso tem muitas ferramentas que nunca usei e nem sei para que serve ,mas com esse módulo aprendi até a usar a calculadora científica que já vem instalada com o sistema operacional e eu não sabia que no meu computador tinha essa calculadora,para mim vai ser útil essa ferramenta já que faço faculdade de administração e tenho que fazer muito cálculo.Foi a partir dessa aula que percebi que de nada adianta termos a tecnologia nas mão se não sabemos usar.Temos que nos interessar por ela e tentar aprender cada vez mais, pois sempre temos algo a aprender.  

        No sábado de manhã quem deu aula foi a Edineusa e a Ellen. A Edineusa explicou sobre os avanços e as invenções do homem desde a pré-história, com a invenção da roda e do fogo até os dias atuais com as invenções de computadores mais modernos. Vimos à importância de cada invenção de aparelhos que hoje são essenciais, como o telefone celular, lâmpada elétrica, automóvel, avião e os computadores, no mundo de hoje é praticamente impossível vivermos sem essas máquinas.

        A Ellen falou sobre a tecnologia e mercado de trabalho, esse tema foi bastante discutido porque muitos vêem a parte boa da tecnologia, como por exemplo, na agricultura as colhedeiras, plantadeiras que facilitaram o trabalho rural e o aumento do lucro; mas por outro lado os defensores dos trabalhadores braçais, que tem suas famílias para sustentar, acham que olhando pelo lado social, aumentou muito o desemprego, já que necessitava de muitos homens para fazer o trabalho que uma máquina faz. A Ellen montou dois grupos para fazer um debate, um grupo defendia a tecnologia e o outro grupo acusava. Nossa foi à melhor aula que já tive, achei que foi muito produtiva porque tudo tem o lado bom e lado ruim, depende do ângulo que se vê. Fiquei no grupo de acusar, falar mal de uma coisa que facilita a minha vida foi muito difícil, não consigo me imaginar sem minha “máquina faz tudo”, quando meu computador estraga ou fico sem internet, pra mim é um dia perdido, que vê se tenho um trabalho pra fazer, não tem como, não sei como conseguia fazer trabalhos escolares pesquisando em livros e escrevendo a caneta em uma folha com pauta. Hoje tem dias que penso: como sobrevivia sem estas tecnologias? Olhando por outro lado acho que as pessoas eram mais amigas, conhecíamos todos nossos vizinhos, porque conversava mais, agora eu tenho uma vizinha a mais ou menos cinco anos ontem que descobri o nome dela, hoje quase não achamos tempo para conversar. Com esse debate percebi que estamos muito dependentes da tecnologia, parece que se ficarmos sem ela não conseguimos fazer nada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com