TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Relações Interpessoais

Ensaios: Memorial Relações Interpessoais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  1.277 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A disciplina Relações Interpessoais: Abordagem psicológica teve como objetivo apresentar as construções teóricas sobre aspectos do desenvolvimento psicológico a fim de permitir uma reflexão sobre a importância do papel da escola e de todos os atores envolvidos na construção da cidadania e também na formação do indivíduo.

DESENVOLVIMENTO

A disciplina Relações Interpessoais reforçou o meu conhecimento desenvolvido no curso de pedagogia sobre a relação existente da psicologia com a educação, aprendizagem e o desenvolvimento do sujeito. Também contribuiu para o aprendizado das diferentes concepções de desenvolvimento e aprendizagem, noções de estágios em psicologia do desenvolvimento, o papel do educador na formação da personalidade do aluno, disciplina e motivação, o papel da mídia na escola, educação inclusiva, relações interpessoais e gestão democrática, cada uma com as suas particularidades.

Todo o conteúdo foi importante para a compreensão de que a psicologia é uma ciência que está presente em nosso dia a dia mais do que pensávamos que estivesse. Como fazemos parte da escola, temos que assumir o papel de educadores, não basta apenas ter o reconhecimento no PNE, por exemplo, precisamos de mais, ter uma formação psicológica que leva em consideração os diferentes tipos de conhecimento, sendo também necessário saber reconhecer a própria experiência vivida em outros contextos sociais para a construção do conhecimento sobre as relações interpessoais que envolvem os alunos, professores, colegas de trabalho, as famílias e a comunidade em geral.

CONCLUSÃO

Esta disciplina possibilitou o entendimento de que psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais para aprendermos a lidar com as pessoas e as situações apresentadas. Percebi que a escola é muito importante enquanto espaço de formação de pessoas e não somente um local de transmissão de conhecimentos, é também formadora da personalidade de todos que nela se encontram, até mesmo nós funcionários, aprendemos a conviver com as diferenças entre nós.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Apostila rede e-Tec Brasil – Relações Interpessoais: abordagem psicológica. Pedroza, Regina Lucia Sucupira. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- São Paulo. UFMT- Cuiabá-MT 2012. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. 4. Ed atualizado e revisado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com