TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial módulo 05

Exames: Memorial módulo 05. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  1.014 Visualizações

Página 1 de 2

MEMORIAL DO MÓDULO Nº 05

Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação

MEMORIAL

Este módulo é dedicado à compreensão das relações entre sociedade, educação e o mundo dotrabalho. O objetivo é atribuirmos conhecimentos para compreendermos melhor o mundo contemporâneo em que vivemos, construído historicamente pelas classes antagônicas, que lutam pela hegemonia dasociedade e uma série de transformações. O papel da educação e nós como educadores é lutar pela transformação da nossa realidade.

Em nossa primeira aula deste módulo, focalizando a primeiraunidade:”Construção da lente sociológica”, vimos que no século XIX, que começa em 1801, quase tudo se explicava pela religião e algumas coisas pela inteligência humana e intensificava-se a razão em contraposição àexplicação mística da realidade. O homem procura solução de seus problemas e mistérios por meio da ciência. Com o objetivo de aprofundar o conhecimento da realidade os pensadores constituíram doisgrandes campos de investigação: as ciências naturais, que pesquisava os fenômenos da natureza e as ciências sociais que estudava o homem na sociedade. No século XIX, parte dos países da Europa passava porgrandes mudanças.

Depois de centenas de anos de dominação dos nobres e do clero, destacava-se os novos personagens que mudaram o eixo do poder: a burguesia. Surgiram pequenas e grandes cidades,chamadas de burgos. Seus habitantes: artesãos, pequenos comerciantes e funcionários dos reinos organizaram-se e rebelaram-se contra os nobres, chefiados pelos monarcas em reinos como Inglaterra e França. Aburguesia tentava se afirmar como classe dirigente, liderando movimentos revolucionários para tirar do poder o clero e a nobreza. As condições de vida e trabalho da classe operária só pioravam com ocrescimento da industrialização, enquanto a burguesia concentrava mais riqueza e poder.

Estudamos sobre Revolução Industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com