TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Formal E Informal

Pesquisas Acadêmicas: Mercado Formal E Informal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  887 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ESTÁCIO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Cleverson Pimentel

Daniele Leite

Emanuele Suzart

Gleice Souza

Liliane Prazeres

Magna Cerqueira

CUSTO DE OPORTUNIDADE E COMO INTERFERE NO AMBIENTE DE NEGÓCIO DAS EMPRESAS.

Atividade Avaliativa elaborada com exigência parcial para aprovação na disciplina Fundamentos de Economia da Faculdade Estácio FIB sala 401, sob orientação do Prof. Emanuel Ferreira.

Salvador

2014

FACULDADE ESTÁCIO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CUSTO DE OPORTUNIDADE E COMO INTERFERE NO AMBIENTE DE NEGÓCIO DAS EMPRESAS.

Cleverson Pimentel

Daniele Leite

Emanuele Suzart

Gleice Souza

Liliane Prazeres

Magna Cerqueira

Salvador

2014

RESUMO

Este estudo se constitui em um artigo que explica os conhecimentos teóricos sobre custos de oportunidade, englobando uma importante avaliação sobre as decisões e escolhas a se tomar pelas organizações. Abrangendo a disciplina de Fundamentos de Economia do segundo semestre do curso de ciências contábeis da Faculdade Estácio FIB. Qual foi baseado em pesquisas bibliográficas que se tem como objetivo principal aprofundar os conhecimentos sobre o tema abordado visando uma melhor compreensão e aprimorando a importância de uma maior aprendizagem para uma gestão empresarial.

Palavras Chave: Conhecimento. Objetivo. Habilidades.

INTRODUÇÃO

Esse artigo tem objetivo de apresentar uma discursão do custo de oportunidade nas empresas, onde se conceitua que é o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada. E também na importância de sua aplicabilidade na gestão empresarial, com vistas de promover o desenvolvimento de melhores critérios de avaliação do seu patrimônio.

O custo de oportunidade é de grande importância para a avaliação dos empreendimentos de uma organização, onde ela consegue decidir a melhor opção para seu negocio, seja para serviços ou ganhos de capital.

Uma vez que se opta por uma das alternativas de investimentos disponíveis, perdem-se os benéficos proporcionados pelas demais. Portanto o uso desse recurso faz com que um problema puramente técnico se resolva de uma maneira mais eficiente e mais produtiva, resolvendo-se um problema econômico na empresa.

A economia e o custo oportunidade nas empresas

O termo economia vem do grego oikonomía para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí “regras da casa – lar”, portanto o conceito de economia esta constante no estudo e analise dos problemas da sociedade quanto ao que produzir, quanto, para quem e quando produzir. Desta forma, quer dizer que estuda o comportamento humano que deriva da relação existente entre as necessidades humanas e os recursos disponíveis que precisam para satisfazer.

A economia é uma ciência social, ela se define como o estudo da utilização dos recursos escassos na produção de bens e serviços, para satisfazer as necessidades e desejos humanos. Pode ser também como a ciência da escassez ou das escolhas. Pois muitas das questões econômicas surgem porque as pessoas querem mais do que podem ter, e o que cada um pode ter é limitado pelo tempo, pela renda e pelo preço que tem a se pagar.

O seu objetivo é atingir o nível de satisfação destas necessidades, mais um nível de vida tão elevado quanto à economia possa proporcionar, empregando as melhores técnicas na produção e sabendo aproveitar bem e distribuir adequadamente os recursos econômicos na produção de bens e serviços que sejam mais necessários a sociedade.

Ela é dividida em dois grandes ramos: a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia, que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais. Atualmente, a economia aplica o seu corpo de conhecimento para análise e gestao dos mais variados tipos de organizações humanas (entidades públicas, empresas privadas, cooperativas etc.) e domínios (internacional, finanças, desenvolvimento dos países, ambientes, mercado de trabalho, cultura, agricutura e etc.

O custo de oportunidade foi empregado originalmente por Frederich Von Wieser (1851 – 1926) para determinar o valor econômico dos valores de produção. Para Wieser o custo de oportunidade de um fator de produção corresponde à renda liquida gerada por esse fator em seu melhor uso alternativo. Posteriormente o conceito foi aprofundado tanto na área econômica como na contábil, e o seu uso foi aumentando principalmente nas decisões das organizações.

Nas organizações atuais é aplicado o conceito de custo de oportunidade, que surgiu para que as empresas avaliem melhores suas estratégias financeiras e capacidades diferenciadoras, de modo a desenvolver vantagens competitivas e adicionar valor aos proprietários.

Pode dizer também que é a expressão utilizada para exprimir os custos em termo das alternativas sacrificadas, quando se é toma uma decisão de aplicar seus recursos em determinada alternativa ao invés de aplicar em outra capaz de proporcionar maior benefício. Na economia e nas finanças ele é utilizado para estabelecer que os custos não devam ser vistos de maneira isolada, mas comparados com a escolha de uma segunda oportunidade de benefícios não aproveitada.

O princípio de custo de oportunidade incorpora- se a noção de sempre que enfrentar a situação de escolher entre duas ou mais opções e de que pode – se optar por uma coisa em detrimento de outra visto que os recursos são limitados e podem ser utilizados em diferentes alternativas. Portanto, seu conceito é utilizado para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com