TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metacarpo. Falanges E Suas Articulaçoes

Pesquisas Acadêmicas: Metacarpo. Falanges E Suas Articulaçoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  1.076 Visualizações

Página 1 de 2

- Ossos do Metacarpo:

.Eqüino: São três ossos, sendo que somente o 3º está desenvolvido. Estão localizados na face palmar do III ou Grande Metacárpico.

. Bovino: São dois ossos, o Grande Metacárpico que é a fusão do III + IV e o pequeno metacárpico que é o V.

. Canino: São cinco metacárpicos: I, II, III, IV e V.

Geral: A epífise proximal dos metacarpos articula-se com os ossos da fila distal do Carpo e essa epífise proximal é chamada de base. A epífise distal é chamada de cabeça e se articula com a epífise proximal da falange proximal. Os metacárpicos apresentam 4 faces: Dorsal, Palmar, Lateral e Medial.

Na face dorsal da epífise proximal do terceiro Metacárpico do eqüino encontra-se a Tuberosidade Metacárpica onde se prende o tendão do Músculo Extensor Radial do Carpo.

A epífise distal do Metacarpo dos bovinos possui duas áreas articulares para

os dedos principais que são dois.

O metacarpo do bovino possui dois forames que atravessam o osso no sentido dorsopalmar sendo, um proximal e um distal, e são chamados de Canais Metacárpicos. Os canais estão unidos por sulcos longitudinais nas faces dorsal e palmar. Pelos canais passam artérias, veias e nervos.

- Ossos dos Dedos (Sesamóides e Falanges):

. Falanges:

Falange Proximal: A epífise proximal da Falange Proximal articula-se com a Epífise Distal do Metacarpo, onde na face palmar existem dois ossos Sesamóides chamados de Proximais. A epífise distal da Falange Proximal articula-se com a epífise proximal da Falange Média.

Falange Média: Articula-se proximalmente com a Falange Proximal e distalmente com a face articular da Falange Dista. Entre as falanges Média e Distal existe um osso Sesamóide chamado de Osso Sesamóide Distal, e no eqüino pode ser chamado de Navicular.

Bovino:

Falange Distal: Encontra-se revestida no eqüino e no bovino por uma estrutura córnea que recebe o nome de casco. A Falange Distal apresenta vários processos, entre eles, o Processo Extensor onde se fixa o tendão do Músculo Extensor Comum dos Dedos. A face palmar da Falange Distal no eqüino apresenta uma área chamada de Face Flexora, onde se prende o tendão do Músculo Flexor Profundo dos Dedos, enquanto que no bovino essa área é chamada de Tubérculo Flexor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com