TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metas Em Uma Organização

Ensaios: Metas Em Uma Organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2014  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

METAS EM UMA ORGANIZAÇÃO

Empresas inteligentes planejam estrategicamente suas operações e usam as metas para fazer que com que cada colaborador contribua para o objetivo coletivo. Usar metas para acompanhar e melhorar o desempenho das atividades e indicadores das organizações é uma estratégia vencedora. A seguir algumas formas para elaborar metas e fazer com que elas sejam seguidas:

- A meta deve ser escrita em um período comum e disponível a todos por meio de um sistema de gestão de desempenho. Esse sistema deve viabilizar o processo de gestão das metas. Este deve ser simples, descentralizado com autonomia nas pontas. Até mesmo o cadastramento e elaboração das metas devem ser planejados, dessa forma, o calendário de metas deve ser fechado antes do início do ano, para que cada colaborador possa planejar suas atividades e monitorar o plano de ação durante o ano para poder atingi-la. As vantagens de se fazer o cadastramento das metas antes de iniciar o ano a ser medido é que ajustes podem ser feitos com boa antecedência pelos colaboradores. Além disso, é possível alinhar melhor o impacto de cada meta no processo ou projeto alheio.

- A composição da meta deve conter tanto indicadores globais, que reflitam a lucratividade de curto e longo prazo da empresa, quanto individuais, que reflitam o resultado da contribuição de cada indivíduo. Metas devem ser focadas em resultado, não em esforço. Como no conceito de metas SMART (específica, mensurável, atingível, relevante e limitada no tempo). As pessoas devem saber claramente quem é o responsável pela meta para que ela possa ser gerenciável e medida.

- Metas operacionais são mais fáceis de serem determinadas, pois estão diretamente ligadas aos indicadores de desempenho operacional. Metas corporativas devem dar suporte às operações e projetos de forma a ajudá-los, sempre em alinhamento com o plano estratégico da empresa.

Entretanto, existem vários motivos que fazem com que as metas não sejam cumpridas. As diretrizes organizacionais como os objetivos, a política da empresa, a estrutura, os processos os sistemas e os recursos da empresa tem que estar alinhados aos anseios do colaborador como a comunicação, a integração, a motivação, as competências e a confiança. Caso isso não ocorra, a empresa corre um grande risco das metas organizacionais não serem cumpridas a contento.

Para que as metas em uma organização sejam atingidas, é preciso sobretudo de motivação. A motivação é a vontade de se empregar altos níveis de esforços em direção a metas organizacionais pela capacidade do esforço de satisfazer alguma necessidade do indivíduo.

A motivação é um processo global que visa comprometer o funcionário com os objetivos da empresa e integrá-lo à cultura organizacional existente. Como um processo, a motivação é tem uma sequencia constituída pelas seguintes etapas: estímulo, esforço, desempenho, valorização, recompensa, satisfação e comprometimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com