TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meteorologia aeronáutica

Ensaio: Meteorologia aeronáutica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  Ensaio  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

Para realizar esta Avaliação, tenha em mente a seguinte afirmativa: a segurança no voo começa com a observação e análise das condições do tempo.

Agora, responda às seguintes questões:

1. O que você entende por segurança de voo? (2,5 pontos)

A segurança de voo é uma série de ações que devem ser seguidas muito antes do início do próprio voo em si, desde gestores, mecânicos, despachantes até a tripulação que estará a bordo, cada um com sua função atribuída. Uns dos planejamentos essenciais para a segurança de voo é o que diz respeito à meteorologia, sendo ela o estudo da área na qual a aeronave realiza o seu voo, a atmosfera terrestre. É de suma importância ter o conhecimento das condições meteorológicas das regiões na qual será voada, como também das condições operacionais, estando assim sempre “a frente da aeronave”.

2. O que a observação tem a ver com a segurança de voo? (2,5 pontos)

A observação é fundamental para uma operação aérea segura, pois é a através da observação das condições meteorológicas, tanto em superfície como em altitude, que serão obtidas as informações de pressão, temperatura do ar, do ponto de orvalho, direção e intensidade do vento, nuvens significativas, correntes de jato, entre outras informações fundamentais para a realização de um voo seguro tanto em rota (com informações através de cartas SIG WX, WIND ALOFT PROG) como para operações de pouso e decolagem em determinado aeródromo (através de boletins METAR , SPECI, TAF).

3. Como a meteorologia aeronáutica se estruturou para trabalhar dando segurança à aviação? (2,5 pontos)

Para ser alcançado um alto nível de informações relativas às condições meteorológicas e a prestação de um serviço seguro e confiável, foi elaborado no Brasil uma estrutura operacional composta por Rede de Estações Meteorológicas, Rede de Centros Meteorológicos, Estações de Radares Meteorológicos e Bancos de Dados Meteorológicos. A Rede de Estações Meteorológicas é responsável pela observação e coleta dos dados meteorológicos e é composta pelas estações meteorológicas de superfície, na qual é responsável pela observação e coleta dos dados meteorológicos de determinados aeródromos; estações de altitude, responsável pela observação em altitudes elevadas e estações militares. A Rede de Centros Meteorológicos tem como finalidade receber e analisar os dados atmosféricos, ela é composta por centros meteorológicos de aeródromo, no qual prestam apoio para as operações aéreas nos aeródromos; centros meteorológicos de vigilância, que operam em conjunto aos ACC e são responsáveis pela vigilância das condições atmosféricas dentro das FIR e, por fim, os centros militares. As Estações de Radares Meteorológicos são operadas pelos CMV e atuam em áreas de elevado nível de trafego aéreo e onde á condições meteorológicas adversas, auxiliando na vigilância atmosférica. Por fim, os Bancos de Dados Meteorológicos tem a finalidade de atender imediatamente as necessidade da navegação aérea através do Banco OPMET e prover sumários climatológicos através do Banco de Climatologia Aeronáutica.

4. Da estrutura montada, quem faz a observação (tipo de estação meteorológica)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com