TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia / Capitulo 2

Pesquisas Acadêmicas: Metodologia / Capitulo 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

A definição de uma pesquisa abrange as justificativas, o problema e os objetivos. O problema significa a questão para qual se vai buscar respostas pela pesquisa, assim, formular o problema consiste em aprimorar e estruturar mais formalmente a ideia de pesquisa. Um professor orientador de TCC recebeu de seus alunos as propostas abaixo relacionadas como problema para as suas pesquisas. Dentre as propostas apresentadas, qual pode ser considerada adequada.

Resposta Selecionada:

Corretae. A exposição dos eleitores aos debates entre candidatos à presidência do Brasil na televisão está relacionada com a decisão de votar ou anular o voto?

Resposta Correta:

Corretae. A exposição dos eleitores aos debates entre candidatos à presidência do Brasil na televisão está relacionada com a decisão de votar ou anular o voto?

Feedback da resposta:

Um problema de pesquisa está bem formulado quando, bem delimitado através de uma pergunta pertinente, especifica com clareza as diversas dúvidas e estabelece relações entre variáveis. Assim, dentre as propostas apresentadas a mais adequada é: “A exposição dos eleitores aos debates entre candidatos à presidência do Brasil na televisão está relacionada com a decisão de votar ou anular o voto?”

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

De acordo com Lakatos e Marconi (1992) a formulação do problema é o primeiro passo da pesquisa científica e ele é diretamente associado ao tema a ser pesquisado. O problema “indica exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver, passível de ser testado empiricamente (LAKATOS; MARCONI, 1992, p. 126).”

Referência: LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia científica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1992.

Sobre o problema de pesquisa é correto afirmar:

Resposta Selecionada:

Corretae.

a) Para formular o problema de pesquisa o pesquisador realiza leituras e/ou entrevistas exploratórias.

Resposta Correta:

Corretae.

a) Para formular o problema de pesquisa o pesquisador realiza leituras e/ou entrevistas exploratórias.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Observe no diagrama abaixo que uma pesquisa inicia-se sempre a partir de uma dúvida, é ela que nos move na direção da busca de respostas. Tal dúvida caracteriza o problema de pesquisa.

Então, um problema de pesquisa significa a questão não resolvida, algo para o qual se vai buscar resposta. Um problema não é sempre um problema, é chamado problema porque para o pesquisador é o que ele quer destrinchar.

Assim, o problema de pesquisa:

Resposta Selecionada:

Corretae. Reflete a dificuldade com a qual defrontamos e queremos resolvê-la, deve ser formulado de maneira interrogativa.

Resposta Correta:

Corretae. Reflete a dificuldade com a qual defrontamos e queremos resolvê-la, deve ser formulado de maneira interrogativa.

Feedback da resposta:

Alternativa correta: Reflete a dificuldade com a qual defrontamos e queremos resolvê-la, deve ser formulado de maneira interrogativa.

Veja as características de um problema de pesquisa:

O problema deve ser concreto e estar formulado de maneira clara, objetiva, compreensiva e operacional.Como o problema reflete a dificuldade com a qual defrontamos e queremos resolvê-la, ele deve ser formulado de maneira interrogativa.Um problema de pesquisa não pode estabelecer juízos de valor.O problema deve referir-se a fenômenos observáveis, passíveis de verificação empírica.O problema deve ser representativo e passível de ser generalizado; não deve referir-se a casos únicos ou isolados.

O problema deve apresentar certa originalidade.

Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Em uma pesquisa na qual o autor* analisa o comportamento de consumidores de alimentos orgânicos, na Introdução de seu trabalho, escreveu o texto abaixo.

“O consumidor, a cada dia dispõe de mais opções de alimentos, com uma oferta avassaladora promovida pela indústria alimentícia. São fórmulas de novos produtos, extensões de linha e de marcas de alimentos, uma infinidade que são lançados a todo o momento. Com relação à linha dos chamados alimentos alternativos, quanto aos orgânicos, verifica-se que já começam a estar presentes em alguns pontos de venda como os supermercados, feiras e lojas de produtos naturais. Nas feiras existem ainda os alimentos sem certificação, que são expostos e vendidos como orgânicos.

Num cenário de mercado tão competitivo como o alimentício, espera-se que os produtos orgânicos possam concorrer diretamente com outros produtos de linhas diferentes como ligth, diet, naturais e principalmente os tradicionais, que conta com toda uma estrutura de comercialização consolidada através das grandes indústrias do consumo. O esperado é que os orgânicos tenham um grau de qualidade na comercialização e posicionamento no mercado próximo ao dos seus concorrentes, sobretudo nas informações das embalagens e demais estratégias de comunicação.

Uma busca na literatura nota-se que ainda existe pouca informação sobre como se comporta o consumidor de alimentos orgânicos, quais são as suas preferências, qual o processo de decisão de compra, que atributos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com