TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DOS CAPÍTULOS 3 E 4 DO LIVRO “METODOLOGIA DA PESQUISA SOCIAL”

Por:   •  21/5/2017  •  Seminário  •  3.207 Palavras (13 Páginas)  •  1.767 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UFF – UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

                                 

             

RESUMO DOS CAPÍTULOS 3 E 4 DO LIVRO                                        “METODOLOGIA DA PESQUISA SOCIAL”                                                                                                   DE PEDRO ANTONIO DOS SANTOS; NADIA KIENEN; MARIA INES CASTINEIRA

                                     

PLANEJAMENTO DE PESQUISA

O processo de planejamento de uma pesquisa

A pesquisa é a busca fundamentada na lógica da descoberta e da criação para explicação e interpretação sistemática dos fatos ou fenômenos. Quase sempre parte de um problema transformado em questão de pesquisa e hipótese e escolhem-se os métodos para solucionar tais problemas através de instrumentos adequados. Esses procedimentos começam com um projeto de pesquisa onde deverá ser levada em consideração a inovação científica e tecnológica e sua condução por pesquisador qualificado.

A elaboração de um problema de pesquisa

O primeiro passo é o pesquisador começar a organizar o que conhece sobre o assunto e o tema, elaborando perguntas em relação ao aspecto central de suas inquietações, que deverão ser avaliadas a fim de distinguir quais tem potencial para serem transformadas em reais problemas de pesquisa que necessitam de investigação para produzir conhecimento científico sobre eles e quais estão mais voltadas a aspectos desconhecidos por parte de quem as formulou e que podem ser solucionados através de consulta à literatura existente, não carecendo de pesquisa. A definição dessas questões como problemas de pesquisas dependerá de consulta e avaliação da literatura.

Proposição dos objetivos de pesquisa

Consiste na elaboração de alvos a serem alcançados com o término da pesquisa diretamente relacionados aos fins teóricos e práticos que se propõe alcançar. Os objetivos tornam explícito o problema, possibilitando mais conhecimento sobre determinado fenômeno. Podem ser em curto, médio ou longo prazo, gerais ou específicos, respondem às perguntas “por quê? Para que? Para quem?”.

Para definir os objetivos de pesquisa, é preciso lembrar que eles têm uma estrutura gramatical composta de VERBO + COMPLEMENTO. Dessa forma haverá um verbo e uma expressão que designa o objetivo da pesquisa, representando com fidedignidade o que se pretende realizar nela. Exemplo: “Avaliar os efeitos da aplicação de um programa de prevenção de acidentes de trabalho na redução desse tipo de acidente entre trabalhadores da construção civil”.

O primeiro passo para definir os objetivos da pesquisa é identificar claramente qual o problema de pesquisa proposto. O Segundo passo é propor os objetivos, podendo começar pelo objetivo geral e depois para os objetivos específicos. Para isso é necessário dividir o objetivo geral em etapas menores, uma dica é fazer a seguinte pergunta: para que eu alcance meu objetivo o que eu tenho de ser capaz de fazer?

Caberá ao pesquisador avaliar a quantidade de objetivos específicos a propor e avaliar as pertinências. É importante ressaltar que os objetivos precisam descrever a finalidade da pesquisa e não os meios pelos quais tais finalidades serão alcançadas, isso é um erro comum que muitos pesquisadores cometem. Conhecer sobre o problema de pesquisa que está propondo irá facilitar a decomposição do objetivo geral em objetivos específicos.

Relevância como critério para proposição de uma pesquisa

Uma pesquisa científica é sempre um empreendimento social à medida que só é possível produzir conhecimento novo com base no conhecimento produzido a partir de outras pesquisas. Depois de formulado um problema de pesquisa, o próximo passo é ler sobre o mesmo, procurando avaliar se ele pode preencher alguma lacuna no conhecimento existente. Para isso é necessário consultar a literatura existente nas base de dados nacionais e internacionais com a ajuda de bibliotecárias ou professor orientador.

Essa consulta permitirá ao pesquisador demonstrar a relevância da pesquisa que está propondo, mostrando que é importante para a comunidade científica e para a sociedade, que usufruirão desse conhecimento direta ou indiretamente.

Demonstração da relevância científica de uma pesquisa

Localizados os artigos das pesquisas relacionadas ao que se pretende investigar é preciso fazer uma triagem dos mesmos, através da leitura dos resumos de cada estudo encontrados. Após definir os textos que farão parte da construção do projeto para demonstração da relevância cientifica da pesquisa, é necessário avalia-los mais profundamente, efetuando registro das informações principais da seguinte forma: selecionar e ler um texto; fazer um fichamento do mesmo com a referência completa (no caso de pesquisas empíricas, incluir informações de problema de pesquisa, método, principais resultados e conclusões. No caso de textos teórico-conceituais ou textos reflexivos incluir informações a respeito do objetivo do texto, do método, dos principais aspectos examinados e das conclusões); elaborar resposta à questão “que relações existem entre esse texto e o problema de pesquisa que propus?”, que irá auxiliar na redação do texto de revisão de literatura, que constará na introdução do projeto de pesquisa.

Após passar por todas essas etapas, é hora de demonstrar a relevância científica da pesquisa. Caso seja identificado que o problema já foi proposto por outros pesquisadores, é preciso definir por que a pesquisa que está sendo proposta seria relevante e descobrir o que há de novo no que está sendo proposto e que é diferente do que já foi pesquisado. Feito isso poderá começar a pensar na relevância social da pesquisa.

Demonstração de relevância social de uma pesquisa

Uma pesquisa, para ser considerada importante, necessita também produzir decorrências, diretas ou indiretas, à sociedade. Quando o pesquisador identifica decorrências sociais de produzir ou os riscos de não produzir conhecimento acerca do fenômeno que esta propondo pesquisar, tem a possibilidade de demonstrar a relevância social de sua pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (162.7 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com