TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia de Pesquisa em Psicologia - Capítulos 1 e 2 - Questões de Revisão

Por:   •  12/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.684 Palavras (7 Páginas)  •  2.115 Visualizações

Página 1 de 7

1 – O método científico apresenta, como pontos principais, a utilização de testes para verificar o conhecimento adquirido empiricamente, ou seja, através da experiência, e também um constante nível de dúvida quanto aos resultados obtidos afim de que não sejam feitas generalizações ou conclusões precipitadas do fato em estudo.

2 – Os primeiros psicólogos utilizaram o empirismo para estabelecer a Psicologia, pois na época esta era um subcampo da Filosofia, como uma ciência. Visto que o método científico requer o contato experimental com os objetos de pesquisa, viram na análise do comportamento a porta de entrada destes estudos ao mundo da ciência. A partir disto, testes com animais tornaram-se frequentes para o estudo de sensação, percepção e aprendizagem.

3 – Como o behaviorismo afirmava que a mente humana era uma caixa preta que, em decorrência de estímulos, produziria respostas, ao surgirem os primeiros computadores essa metáfora foi reforçada. O comando realizado nele (input) foi relacionado aos estímulos captados pelos animais, o que produziria uma certa resposta (output) na máquina e nos seres vivos. Além disso, as evoluções tecnológicas tornaram possível uma maior análise do Sistema Nervoso e das funções cerebrais, o que contribuiu significativamente nos estudos psicológicos acerca da apreensão de conhecimento.

4 – No geral, as ciências são influenciadas pelo Zeitgeist (espírito da época) em suas ideias. Na Psicologia, isto é verificado pela frequente análise de temas atuais, como a relação entre o isolamento social e avanços tecnológicos, o que é muito discutido pela população em geral. Além disso, a forma que a sociedade lida com os resultados de pesquisas é um fator relevante para a ciência. Exemplificando, temos o caso da publicação de um estudo que afirma que o abuso sexual na infância não causa danos ao indivíduo, visto como um argumento a favor da pedofilia e duramente criticada pela sociedade.

5 – Kohlberg, ao elaborar sua Teoria do Desenvolvimento Moral, estabeleceu faixas etárias e características esperadas dos indivíduos em cada uma, porém realizou sua pesquisa baseado na população de países cuja característica principal é o individualismo. Se universalizarmos esta concepção, estaremos sendo etnocêntricos e nem todas as pessoas atenderão o que ele propôs, pois há diferenças culturais no mundo todo.
Como forma de evitar essa generalização, é importante que os pesquisadores informem nos resultados a região em que o estudo se desenvolveu.

6 – O conhecimento científico, além de ser afetado pelo contexto sociocultural e histórico, deve ser adquirido a partir de uma postura ética e padronizada. Isto significa que, para iniciar-se uma pesquisa, é preciso garantir uma conduta científica correta, com comprovação dos dados obtidos e também o respeito à vida de animais e humanos que participarão do processo.

7 – Por meio do contexto moral, os psicólogos podem encontrar situações em que sua pesquisa é questionada. Entre os diversos casos, há a consideração se a pesquisa trará benefícios à sociedade, propondo melhorias consideráveis e sendo, portanto, necessária, e também se os métodos utilizados para obter este conhecimento devem ser aplicados, levando em conta a ética.

8 – Em busca de um conhecimento pleno e complexo, o método científico requer um constante duvidar sobre o que foi descoberto. Por exemplo, ao experimentar o uso de diferentes fármacos nas diferentes células, ao perceber que certas drogas levam à destruição de algumas organelas o pesquisador deve não somente afirmar que “x” é danoso ao organismo, mas rever os passos dados e investigar os resultados anteriores para, dessa forma, transmitir conclusões certas a respeito do assunto.

9 – Diariamente recebe-se informações nos grandes veículos de comunicação sobre descobertas no campo da ciência, as quais, comumente, são aceitas sem contestação pelas pessoas. Porém, é necessário exercer a criticidade nas notícias pois podem carregar generalizações de dados, como a teoria dos estágios de Kohlberg, e também pode ocorrer o fenômeno de “Perda na Tradução”, ou seja, a publicação original da pesquisa ser interpretada de maneira errônea pela mídia e assim repassada à população.

10 – Ao iniciar um projeto, os pesquisadores devem decidir qual a área e o assunto específico, ou seja, o objetivo. Depois, é preciso ler e investigar acerca do que se produziu nesta temática, levando os estudantes à formação de uma hipótese.

11 – É necessário revisar a literatura acerca do que se busca para verificar, através da criticidade, a existência de inconsistências ou limitações do conhecimento.

12 – A abordagem multimétodos consiste na utilização de diversas formas do fazer científico e diversas linhas teóricas, tendo o objetivo de alcançar um conhecimento mais completo do que se estuda.

CAP2

1 – Abordagem e atitude geral: no método científico, os pesquisadores fazem descobertas a partir da experiência e cautela quanto aos resultados, constituindo, assim, uma abordagem empírica e cética. Já o senso comum é marcado pela intuição, uma vez que o conhecimento é aceito sem formas de validá-lo ou explicá-lo profundamente.
Observação: a ciência faz uso da observação controlada e sistemática. Isto significa que, em seus experimentos, os cientistas dispõem de controle de diversos fatores e uma maneira planejada para adquirir conhecimentos. De forma corriqueira, no entanto, predominam as conclusões incorretas dos fatos devido à falta de sistematização e controle da observação.
Divulgação: cientistas divulgam seus resultados com base no que concluíram das observações, sem deixar pensamentos pessoais interferirem nos dados, ou seja, é imparcial e objetiva. No senso comum, é frequente a influência de emoções e impressões individuais para a compreensão de fatos a partir da inferência, o que o caracteriza como subjetivo.
Conceitos: a ciência psicológica vê o estudo dos conceitos como algo importante, necessário para uma comunicação clara das ideias abordadas sendo, portanto, importante a desnaturalização dos mesmos. Na abordagem corriqueira, normalmente os conceitos são utilizados sem que os locutores saibam defini-lo, tornando a comunicação superficial e ambígua.
Instrumentos: para uma avaliação precisa, por exemplo do comportamento, é preciso utilizar instrumentos acurados e precisos nos seus dados. No cotidiano, no entanto, encontram-se aparelhos inacurados e com uma menor precisão que os usados pela ciência, como os marcadores de combustível que dão valores aproximados do volume do tanque e os velocímetros de carros antigos.
Medição: para a construção de um conhecimento científico, é preciso que medições sejam usadas para avaliar os experimentos. O cotidiano costuma aplicar as medições físicas, como a altura, comprimento e peso, porém em casos de construtos psicológicos não apresentam uma forma válida de conhecimento. Por isso há uma segunda forma de avaliar os fatos: a medição psicológica, a qual é feita a partir de relatos de vários observadores independentes e, através da estatística, obtém-se um resultado válido e confiável.
Hipóteses: uma hipótese é uma tentativa de explicar algum fenômeno. Para a ciência, a hipótese deve ser testável, podendo ser refutada ou aceita pela comunidade científica. No senso comum, no entanto, os fenômenos são explicados a partir de ideias não testáveis, constituindo uma forma de saber não confiável.

2 – Variável dependente x variável independente e exemplo de cada uma num experimento. IMAGEM

3 – A grande contribuição do uso de definições operacionais, em psicologia, é auxiliar os pesquisadores a esclarecer seus próprios conceitos para a comunicação entre si. Em relação às críticas, uma diz respeito a confusão feita por diferentes pesquisadores que, ao criarem construtos próprios, definem o mesmo conceito de maneiras diferentes; a outra questiona a abrangência dos significados dados, por exemplo, se a realização do teste x por uma certa cultura constituiria a definição de inteligência para todos os povos do mundo.

4 – Acurácia x Precisão
A acurácia diz respeito a diferença entre os dados informados por certo instrumento, como a velocidade do velocímetro, e a informação exata, ou seja, a real velocidade do veículo. Quanto menor esta diferença, mais acurado é o instrumento. Já a precisão diz respeito a proximidade da informação com os dados reais, como o relato em minutos de certo fenômeno em segundos do que em minutos ser mais preciso.


5 – A validade relaciona-se com o quão verdadeira é uma certa medida, sendo corroborada pela experiência, enquanto a fidedignidade revela se certa medida é confiável ou não.

6 – As hipóteses cujos conceitos não forem definidos e medidos de forma correta, com ideias circulares e quando aborda temáticas que a ciência não reconhece, como a espiritualidade.

7 – Descrição: é a etapa em que os pesquisadores conceituam, classificam e categorizam fenômenos para descrever sua relação com os processos psicológicos e o comportamento. Um exemplo é o livro DSM-V, a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o qual classifica situações psicológicas através de certos critérios.
Previsão: é o ponto em que são identificadas correlações entre diferentes variáveis e o profissional prevê futuros sintomas, como no caso da depressão, em que ao passar do tempo a impotência e outras características tornam-se mais expressivas.
Explicação: neste objetivo, os cientistas identificam uma causa para uma dada situação e, assim, tornam possível a compreensão de diversos casos. O estresse pós-traumático, como o próprio nome afirma, é atribuído a um evento trágico que o indivíduo vivenciou.
Aplicação: os profissionais utilizam o conhecimento que possuem para auxiliar as pessoas. Este é o trabalho desempenhado pelos diversos setores da sociedade e, no caso do psicólogo, relaciona-se a sua área de atuação pelo tratamento benéfico aos indivíduos.

8 – A abordagem nomotética estuda grupos sociais diversos e, por meio de observações, enfatizam comportamentos médios dos seres que fazem parte do grupo, como o modo de andar. A abordagem idiográfica, em contrapartida, foca no indivíduo e compreende que este é influenciado pela sociedade, porém também é detentor de particularidades.

9 -  A pesquisa qualitativa é comumente usada pelas Ciências Humanas, como Antropologia e Sociologia. Os dados, neste tipo de pesquisa, são obtidos por meio de observação e coleta de informações de indivíduos ou grupos em sua rotina “natural”.
A pesquisa quantitativa é utilizada pela Psicologia e áreas afins com maior frequência que a qualitativa. Uma vez que levanta análises estatísticas sobre um determinado tema, é uma importante fonte de estudo para os processos psicológicos.

10 – Quando é constatado que duas variáveis são correlacionadas, isto é, uma tem relação com a outra, é possível realizar a previsão de fenômenos.

11 – Exemplo de pesquisa descritiva que ilustre as três inferências causais

Covariação
Relação de Ordem Temporal
Exclusão de Causas Alternativas Plausíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com