TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Cientifica

Pesquisas Acadêmicas: Metodologia Cientifica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  210 Palavras (1 Páginas)  •  446 Visualizações

Segundo MARCONI e LAKATOS (1990), "quando se deseja colher informações sobre um ou mais aspectos de um grupo grande ou numeroso, verifica-se, muitas vezes, ser praticamente impossível fazer um levantamento do todo. Daí a necessidade de investigar apenas uma parte desta população ou universo."

O universo desta pesquisa são indústrias têxteis do Vale do Itajaí que fazem uso da bacia hidrográfica do rio Itajaí-açu. Entretanto como o número de elementos é demasiadamente grande, optou-se por selecionar uma amostra da população.

Seguindo os métodos de procedimento apresentados, nos capítulos seguintes serão aplicados os conceitos de Análise de "filière" para investigação da "filière" selecionada.

O objetivo da pesquisa documental é recolher, analisar e interpretar as contribuições teóricas já existentes sobre determinado fato, assunto ou idéia. Segundo Lakatos e Marconi (1996, p.57), tais informações são provenientes de órgãos que as realizaram e englobam todos os materiais escritos ou não, que podem servir como fonte de informação para a pesquisa científica. Podem ser encontrados em arquivos públicos e particulares, assim como em fontes estatísticas compiladas por órgãos oficiais e particulares. Incluem-se aqui como fontes não escritas: fotografias, gravações, imprensa falada (rádio e televisão), desenhos, pinturas, canções, objetos de arte, folclore, etc.

SILVA, Antonio Carlos Ribeiro. Metodologia da Pesquisa aplicada à Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2003.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com