TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Cientifica

Artigo: Metodologia Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  3.966 Palavras (16 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 16

PROJETO DE PESQUISA

A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

ALUNAS: Andressa dos Santos , Carmen Lucia, Poliana

ORIENTADORA: Helita Ramos

Cuiabá-MT 2008

UNIC – Universidade de Cuiabá

TEMA - A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL.

Resumo

Responsabilidade social é o modo de pensar e agir eticamente na minha relação com o outro, é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. Esse desenvolvimento vem trazendo forças no Brasil e no mundo principalmente na década de 90, tendo adesão crescente das empresas, que passaram a considerar o conceito como parte das diretrizes de suas estratégias. Para uma empresa, ter responsabilidade social pode ser um bom caminho para melhor administrar riscos, uma vez que entre os seus princípios estão a transparência e o diálogo. Este diálogo pode se dar de diferentes formas, como a formação de conselhos comunitários para encontros periódicos, pesquisas quantitativas ou qualitativas e reuniões com representantes de cada grupo.

A responsabilidade social também é facilmente relacionada a outros aspectos positivos resultantes da adoção desta postura pelas empresas. A imagem institucional e a marca são valorizadas; há maior lealdade de todos os públicos tem a maior capacidade de recrutar e manter talentos; a empresa adquire maior estabilidade e conseqüentemente mais longevidade.

Com a busca da melhoria contínua, já existem normas que norteiam as atividades da empresa dentro de um gerenciamento ético e social. O movimento mundial, iniciado pelas empresas multinacionais e conhecido como Responsabilidade Social Empresarial é mais um subproduto do processo de globalização. Os movimentos sociais e os críticos mais atentos anteviram os impactos sociais e ambientais perversos que adviriam das ações depredadoras das grandes empresas para se posicionarem no processo de globalização.

INTRODUÇÃO

O conceito de Responsabilidade Social Empresarial foi utilizado no Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável em 1998, estabelecendo que “se trata de comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo”. São ressaltadas nesse momento, a seriedade da ética e a transparência nas relações com todos os seus públicos, a preservação do meio ambiente, o respeito à diversidade e a promoção da redução das desigualdades sociais. Assistimos a uma revolução cultural. Há uma mudança de valores e paradigmas causada por uma série de acontecimentos nos últimos anos. A evolução da tecnologia trouxe novidades como a alta velocidade do fluxo de informações e processos produtivos otimizados e padronizados. O resultado prático é que pessoas e empresas têm mais acesso à informação, em tempo real. Estamos todos mais exigentes, porque melhor informados. Perceber esta tendência e trabalhar com as conseqüências da era da informação se tornou um fator crucial para empresas.

Atualmente, empresas de sucesso possuem muito mais valores intangíveis do que tangíveis. O valor intangível de uma empresa é representado por sua marca. E marca quer dizer reputação, o quão digna de confiança e respeito uma determinada empresa é. A reputação de uma empresa somente será sustentável na medida em que refletir a sua realidade. Mostrar valores já não basta. Deve-se coloca-los em prática. Por outro lado, a empresa de hoje tem mais poder, seja pelo quanto ela é capaz de gerar ou pelo quanto lhe foi destinado com a desregulamentação e privatização das atividades públicas. Mais poder também implica maiores responsabilidades para as empresas. As empresas devem investir no permanente aperfeiçoamento de suas relações com todos os públicos dos quais dependem e com os quais se relacionam: clientes,fornecedores, empregados, parceiros e colaboradores. Isso inclui também a comunidade na qual atua, o governo, sem perder de vista a sociedade em geral, que construímos a cada dia. Fabricar produtos ou prestar serviços que não degradem o meio ambiente, promover a inclusão social e participar do desenvolvimento da comunidade de que fazem parte, entre outras iniciativas, são diferenciais cada vez mais importantes para as empresas na conquista de novos consumidores ou clientes. Empresas, comunidades e indivíduos ainda estão aprendendo a viver no mundo da globalização, da transformação tecnológica e das transições políticas. A lógica desta realidade criou oportunidades sem precedentes para alguns, mas fez crescer a insegurança e a desigualdade para muitos. A privatização do setor público, a liberalização do mercado e a comunicação on-line resultaram na transferência massiva de bens e poder ao setor empresarial.

JUSTIFICATIVA DO TEMA

O objetivo desse tema é mostrar a verdadeira importância social de uma empresa. A Responsabilidade Social nas empresas significa uma visão empreendedora mais preocupada com o social. Hoje os consumidores têm consciência de que uma empresa causa um grande impacto no meio ambiente, e que os recursos que temos disponíveis já estão quase escassos. A preocupação com o esgotamento desses recursos naturais preocupa as mais diversas classes de pessoas e com o surgimento de uma política social aprovada pelos consumidores, as empresas estão cada dia mais apostando nessa pratica e tendo um bom retorno por parte as sociedade.

OBJETIVO GERAL

Este projeto pretende contribuir para que micro e pequenas empresas que, em todo o país,

desenvolvam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com