TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Cientifica

Pesquisas Acadêmicas: Metodologia Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  4.906 Palavras (20 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 20

Importância e aproveitamento da organização informal

Importance and use of the informal organization

Aracy Witt

Da Disciplina Autônoma de Ciências Sociais Aplicadas da Faculdade de Higiene e Saúde Publica da USP, São Paulo – Brasil

________________________________________

RESUMO

Ao lado da organização formal, reconhece-se hoje a existência de uma organização informal bastante influente nos destinos de qualquer instituição. Há uma série de semelhanças entre os dois tipos de instituição, merecendo destaque a estrutura de relacionamentos, os sistemas de contrôle e comunicação, a existência de pessoas com autoridade, a permanência relativa de seus membros e a possibilidade de representação gráfica. Como essa organização informal é indestrutível, recomenda-se seja ela utilizada pela formal, o que, além de viável, é altamente vantajoso para a instituição como um todo. São expostas algumas formas de estudo e utilização da organização informal.

________________________________________

SUMMARY

Beside the formal organization there exists the very powerful informal one. There is a series of similarities between them, of which the following stand out: a structure of relationships, a system of control, communication, persons with authority, perception of the consequences of an act, relative permanence of the members and possibility of graphic representation. Since the informal organization is undestructible, it is recommended that the same organization be used by the formal, which is viable, bringing general benefits. Some forms of informal organization study are presented in the present paper.

________________________________________

INTRODUÇÃO

Um tipo de instituição social, bastante difundido no presente, é aquêle baseado na autoridade burocrática, também chamada racional legal. Toda a estrutura e funcionamento de tal instituição estão calcados na ordem legal, entendida esta como um sistema impessoal, consistente e intencionalmente estabelecida. Para poder funcionar, êste tipo de instituição exige a existência de uma estrutura com clara delimitação de poderes e deveres, sistema de méritos, etc.

O sistema social de saúde encaminha-se visivelmente no sentido da burocratização, o que constitui indício de modernização. Aos dirigentes dos serviços sanitários deve interessar de perto o funcionamento real daquele sistema, especialmente se atentarmos à ênfase que os planejadores do setor saúde dão ao bom aproveitamento dos recursos existentes. Entre tais recursos, destaca-se a organização humana, cujo aproveitamento é facilitado pelas ciências sociais, que fornecem elementos valiosos acêrca do comportamento dos indivíduos que constituem a viga-mestra das organizações.

ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL

O comportamento dos sêres humanos pode ser estudado sob vários ângulos, sendo um dêles, aquêle resultante de sua vida interativa com outras pessoas. É esta uma abordagem sociológica, onde o comportamento corresponde à "maneira de agir que o homem adquire pela vida social, o que o distingue das outras espécies animais" 3. Os modos de agir explicados desta forma, tornam claras muitas situações sociais.

O homem tem, como características fundamental, uma existência associativa com seus semelhantes, para a satisfação de suas necessidades. A associação é uma forma básica de interação social, que leva à formação de grupos. Desta convivência resultam comportamentos específicos, que mostram existirem relacionamentos importantes não só entre os indivíduos componentes de um grupo como também entre os próprios grupos. Podemos dizer que os indivíduos encontram-se normalmente agrupados, em unidades com formas diferentes, apresentando cada qual características próprias, identificáveis, decorrentes de um sistema de relações particular.

Existe uma influência recíproca de comportamentos entre os elementos componentes de um grupo. Esta influência está diretamente ligada ao tipo de contato social existente entre os indivíduos, que pode ter maior ou menor distância social. O comportamento dos indivíduos é também sensível à dimensão do grupo e à freqüência dos contatos, havendo uma maior pressão para o seguimento das normas e conseqüente uniformidade de comportamento, quando é pequeno o número de membros e são freqüentes os contatos. Serviriam como exemplo, as diferenças existentes entre as relações predominantes no meio rural e no meio urbano. O meio rural se caracteriza por uma homogeneidade, e o urbano por uma heterogeneidade.

Com o crescimento das sociedades, aparece uma grande variedade de grupos, desenvolvendo-se, paralelamente, associações com organizações complexas, visando à consecução de objetivos específicos. Essas organizações passam a ter uma pretensa base racional, onde os grupos e os indivíduos possuem posições e papéis definidos a priori; seu funcionamento baseia-se na divisão do trabalho segundo capacidades, e há também uma estrutura de autoridades. Estas dimensões têm grau de desenvolvimento diferente de uma organização para outra.

Através desta organização, denominada, geralmente, formal4, procura-se a obtenção de um objetivo proposto, através do comportamento adequado dos indivíduos.

A organização formal define os padrões de relacionamento, fixando-os em regulamentos e leis.

As relações são concebidas de maneira impessoal, com as características de contatos secundários, ou seja, ligações indiretas, formais, deliberadas, racionais, categorizadas. O sistema de normas regulamentado contribui para a eliminação das hostilidades provenientes de ações baseadas em vínculos afetivos, que podem ser prejudiciais aos demais componentes da organização. Através da definição clara dos direitos e deveres, pretende-se, também, obter uma maior precisão e eficiência na execução das tarefas. Realmente, sendo enunciadas todas as atividades, existindo um sistema de procedimentos, as normas de conduta ficam claras, facilitando a ação dos membros componentes da organização.

Os organogramas constituem a representação gráfica desta organização, devendo conter suas unidades estruturais e relações funcionais. Os indivíduos ou grupos aparecem ordenados, com diferentes níveis de autoridade e respectivas linhas de relações. São projetadas esquemàticamente, a estrutura e as relações que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com