TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Cientifica

Exames: Metodologia Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  2.359 Visualizações

Página 1 de 3

*Sobre o conhecimento científico é CORRETO afirmar: O saber científico não constitui uma doutrina, um saber acabado ou um conjunto de conhecimentos estabelecidos de uma vez por todas. Assinale as afirmativas CORRETAS pertinentes ao conhecimento científico. I – lida com fatos II – contingente, pois suas hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação. III – sistemático, pois o saber é ordenado logicamente. IV – infalível em virtude de ser definitivo absoluto ou final. R: As afirmativas I, II e III estão corretas.

*Em oposição à ingenuidade do senso comum, à espontaneidade da arte, ao misticismo da religião e ao espírito contemplativo da filosofia, a ciência avança construindo uma forma de conhecimento independente, racional, objetivo. Marque a opção em que as duas afirmativas correspondem ao conceito dado: R: Na crença popular chupar manga e beber leite faz mal; para a ciência não há nenhuma explicação que considere essa mistura maléfica .

*Para se construir um texto acadêmico é importante ter definido o assunto de que se vai tratar. Para isso, torna-se indispensável: R: ler autores que pesquisaram sobre o assunto.

*A pesquisa é uma das atividades mais importantes da universidade. Nesse sentido, marque a opção em que encontramos a melhor definição para o termo pesquisa: R: Procedimento racional e sistemático que objetiva responder problemas propostos.

Pesquisa pura

Pesquisa quantitativa

Pesquisa descritiva

Pesquisa estudo de caso

Não há trabalho de pesquisa sem uma cuidadosa pesquisa bibliográfica. Neste ponto, a pesquisa bibliográfica é aquela que:

Procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas.

Karl Popper (1902-1994) criticou o método indutivo afirmando que o verdadeiro método consiste na criação de hipóteses que devem ser submetidas ao critério de falseabilidade. Seu método foi denominado de: método hipotético-dedutivo

Um resumo deve:

se preocupar em manter a ideia do autor original do texto, mas com outras palavras.

Marque a opção que melhor conceitua o resumo: R: É a identificação da ideia do autor apresentada com as palavras de quem faz o resumo.

Indique a definição que esteja mais adequada à pesquisa qualitativa: é um processo de reflexão e análise de realidade através da utilização de métodos e técnicas para compreensão do objeto de estudo.

É uma das modalidades de pesquisa que existem, suas características são observar, registrar e analisar fatos ou variáveis colhidos na própria realidade. Este conceito se refere à pesquisa: R: descritiva. ( 4) Procedimentos

( 1 ) Natureza

( 3 ) Objetivos

( 2) Abordagem

R: 4-1-3-2

Para Karl Popper: O método só chega a uma conclusão verdadeira, se passar pela falseabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com