TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Cientifica

Exames: Metodologia Cientifica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  5.284 Palavras (22 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 22

INTRODUÇÃO 04

Na concorrência entre as empresas, a vantagem competitiva se torna fundamental e indispensável, tornando assim a chave do sucesso de muitas delas. Atentas a isso muitas empresas de diversos segmentos estabelecem ferramentas para atrair e chamar a atenção de seus consumidores, principalmente quando o que está em jogo e a sua marca, marca na qual já consolidada ou em busca de afirmação dentro do mercado. Algumas destas ferramentas que as empresas têm utilizado esta embasada no humor, na qual utilizam de recursos dentro do Marketing Viral, responsável por repassarem uma mensagem de forma diferenciada e divertida, entre uma infinidade de pessoas, resultando no tema desta pesquisa.

"O efeito do marketing viral e o sucesso da Empresa Nissan com a campanha Pôneis malditos na gestão da marca”.

Mas para a concretização desta pesquisa, na qual o foco principal e o marketing viral, e suas campanhas bem humoradas, como foi o caso da campanha em estudo Pôneis Malditos da Nissan, na qual a repercussão foi de grande apelo junto ao público “infectado” pelo viral, não seria possível se não trabalhássemos conceitos de marketing, como defendido por Mcdaniel (2003, p.6) o marketing é definido como “O processo de planejar e executar a concepção o aperfeiçoamento, a promoção e a distribuição de ideais, bens serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais”.

Onde na mesma linha de raciocínio Kotler vê o marketing como

Uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvam a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração de relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (2006, p.7)

Mas no que vem a ser o marketing viral? No que ele esta embasado para tamanho sucesso de campanhas? O marketing viral se tornou um instrumento de divulgação conhecido anteriormente como marketing de boca-a-boca, aquele transferido de pessoas por pessoa, só pela boa experiência em consumo de algum produto ou serviço, espalhando a boa fama.

Efeito de espalhar uma mensagem por meio do boca-a-boca, com o envio de uma mensagem de uma pessoa para a outra, cria uma corrente que espalha a comunicação por milhares ou por milhões de pessoas, sem muito esforço.

05

Isto é chamado de efeito viral, pois se assemelho com o que acontece com um vírus. (TORRES, 2009, p.77)

E com a chegada das mídias sociais esse repasse de mensagem aumentou e ganhou proporções gigantescas e até incontáveis, mas qual o fator que leva a essas grandes tsunamis de vídeos viralizados sendo repassados simultaneamente entre milhares de pessoas? Um dos fatores que podem explicar este sucesso está correlato com o humor, pois o humor e algo espontâneo causa sempre interesse pelos expectadores, por sempre trazerem alguma mensagem inusitada.

Em estudos recentes comprovam que o que levam uma pessoa a compartilhar um vídeo com colegas de escolha ou trabalho, justamente são cartoons com piadas ou mensagens engraças, fazendo que ganhem sucesso nas redes e mídias sociais.

São fatores estes, embasados na metodologia, e bibliografias complementares, juntamente com uma pesquisa de campo, onde se realizaram entrevistas, que levaram a busca por essas respostas dizendo se realmente o humor e o principal fator para viralização de vídeos, e o que realmente motiva as pessoas a compartilharem.

CAPÍTULO I 06

I METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa em forma de perguntas direto ao público, com ênfase no Estudo de Caso de uma campanha da empresa Nissan – Pôneis Malditos. Primeiramente apresentaremos uma breve definição de “Estudo de Caso”.

O estudo de caso trata-se de uma abordagem metodológica de investigação especialmente adequada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos fatores. (YIN, 1994)

Yin (1994, p.13) Afirma que:

Abordagem se adapta à investigação em educação, quando o investigador é confrontado com situações complexas, de tal forma que dificulta a identificação das variáveis consideradas importantes, quando o investigador procura respostas para o “como?” é o “por quê?”, quando o investigador procura encontrar interações entre fatores relevantes próprios dessa entidade, quando o objetivo é descrever ou analisar o fenômeno, a que se acede diretamente, de uma forma profunda e global, e quando o investigador pretende aprender a dinâmica do fenômeno, do programa ou do processo.

“É uma investigação que se assume como particularista, isto é, que se debruça deliberadamente sobre uma situação específica que se supõe ser única ou especial, pelo menos em certos aspectos, procurando descobrir a que há nela de mais essencial e característico e, desse modo, contribuir para a compreensão global de um certo fenómeno de interesse.” (Ponte, 2006:2)

Para melhor desenvolvimento da pesquisa foram entrevistadas 100 pessoas entre homens e mulheres na faixa etária entre 20 a 35 anos, realizada pelos discentes do curso de Pós Graduação de Gestão Estratégica de Marketing e Vendas. A coleta dos dados foi realizada tendo como instrumentos de coleta a análise documental e por meio da entrevista feita com questionários semiestruturados realizada com pessoas que usam com frequência a mídia social.

07

As entrevistas e preenchimento dos questionários com homens e mulheres de todas as classes seguiu um roteiro em que estes são questionados sobre idade, sexo, formação profissionais, questionou-se ainda sobre os aspectos positivos e negativos da prática de marketing com humo, a partir deste estágio foi possível perceber as semelhanças que agradam ou desagradam o publico e o que motivam as pessoas, que além de conhecer a propaganda passam a compartilhar e comentar. Outro Instrumento de coleta utilizado foi a consulta ao acervo da Biblioteca da Universidade de Mogi das Cruzes e também aquisição de livros da área.

A partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com