TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Cientifica

Pesquisas Acadêmicas: Metodologia Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 7

Pesquisa Bibliográfica

1.Introdução

Toda pesquisa implica o levantamento de dados de fontes variadas. Essa obtenção de dados pode ser feita através de documentação direta (pesquisa no local em que os fenômenos ocorrem: pesquisa de campo ou de laboratório) ou indireta (utiliza-se de dados coletados por outra pessoa, podendo ser documental ou de fontes primárias e bibliográfica ou de fontes secundárias).

Nessa semana, falaremos das várias etapas daquela que é uma das principais formas de obtenção de dados para a pesquisa. Em especial, quando iniciamos o nosso processo acadêmico: a pesquisa bibliográfica.

2.Pesquisa Bibliográfica: Uma Definição

A pesquisa bibliográfica é feita por meio do levantamento da maior quantidade possível de textos já publicados (em forma de livros, revistas, publicações avulsas, “sites”, etc).

Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato com aquilo de mais importante que foi escrito sobre determinado tema, com o objetivo de permitir este pesquisador o reforço na análise de suas pesquisas e/ou na manipulação de informações.

3.Etapas da Pesquisa Bibliográfica

Escolha do Tema

O tema é o assunto que se deseja provar ou desenvolver. Escolher um tema significa levar em consideração os fatores:

• Selecionar um assunto de acordo com as inclinações, aptidões e tendências de quem se propõe a elaborar um trabalho científico.

• Optar por um assunto compatível com as qualificações e competências pessoais.

• Encontrar um objeto que mereça ser investigado cientificamente e tenha condições de ser formulado e delimitado em função da pesquisa.

• A disponibilidade de tempo para realizar uma pesquisa completa sobre aquilo que se deseja. - A existência de obras pertinentes ao assunto em número suficiente para o estudo global do tema.

• A possibilidade de consultar especialistas da área para uma orientação, tanto na escolha da documentação específica, quanto na análise e interpretação da mesma.

3.1. Delimitação do Tema

Após a escolha do tema, é fundamental a delimitação do mesmo.

Deve-se evitar a escolha de temas muito amplos que se tornam ou inviáveis como objeto de pesquisa, ou conduzem a discussões intermináveis.

Exemplo:

• Aborto

• Religião

• Futebol

DISTINGUIR SUJEITO DO OBJETO:

Para a delimitação, devemos levar em consideração as seguintes questões:

Distinguir o sujeito e o objeto da questão: o sujeito é a realidade a respeito da qual se deseja saber alguma coisa. É o universo de referência. Pode ser constituída de objetos, fatos, fenômenos ou pessoas a cujo respeito faz-se o estudo. Já o objeto é o tema propriamente dito. Corresponde àquilo que se deseja saber ou realizar a respeito do sujeito. É o conteúdo que se focaliza, em torno do qual gira toda a discussão ou indagação.

Exemplo:

História do Brasil – o sujeito é Brasil; o objeto é História.

LIMITES DA EXTENSÃO DO SUJEITO E DO OBJETO

Especificar os limites da extensão, tanto do sujeito, quanto do objeto. Isso pode ser realizado por meio de:

Adjetivos explicativos ou restritivos.

Pelos adjetivos explicativos, designam-se as qualidades, condições ou estados essenciais ao sujeito ou objeto.Já pelos restritivos, indicam-se as qualidades, condições ou estados acidentais do sujeito ou objeto.

Exemplo: História social nas cidades do Brasil

Complementos nominais de especificação.

São pessoas ou coisas que, acrescentadas a substantivos ou adjetivos, especificam a ação ou sentimentos que os mesmos substantivos ou adjetivos designam.

Exemplo:

• adjetivo explicativo: História Social do Brasil

• adjetivo restritivo: Situação política atual do Brasil

Determinação das circunstâncias.

Muitas vezes, é necessário determinar as circunstâncias que limitam ainda mais a extensão do assunto, especialmente as circunstâncias de tempo e espaço.

Exemplo: História social das cidades na região sudeste do Brasil no século XVIII.

3.2. Elaboração do Plano de Trabalho

A esta parte do trabalho pode preceder o fichamento (sendo então provisório) ou ocorrer depois de iniciada a coleta de dados bibliográficos sobre a questão, quando já se dispõe de mais subsídios para a elaboração do plano definitivo (que, claro, ficará sempre sujeito a revisões ao longo do seu desenvolvimento). No seu plano de trabalho, além de estruturar de modo inicial a forma textual que a sua pesquisa terá, você deve também estabelecer os recursos necessários e os métodos de sua pesquisa. Só assim, você terá condições de realizar seu trabalho de pesquisa da forma planejada.

Estrutura do plano de trabalho:

Na sua elaboração, deve-se observar a estrutura de todo o trabalho científico: introdução, desenvolvimento e conclusão. Introdução Formulação clara e simples do tema, sua delimitação, importância, caráter, justificativa, metodologia empregada e apresentação sintética da questão.

Desenvolvimento

Fundamentação lógica do trabalho, cuja finalidade é exportar e demonstrar suas principais ideias. O desenvolvimento do tema exige a divisão do mesmo em tópicos logicamente relacionados. As partes do trabalho não podem ter uma organização arbitrária, mas baseada na estrutura real ou lógica do tema.

Conclusão

Consiste no resumo completo, mas sintético, da argumentação desenvolvida na parte anterior. Devem constar da conclusão a relação existente entre as diferentes partes da argumentação e a união das ideias e, ainda, a síntese de toda a reflexão.

A elaboração do plano de trabalho engloba também a formulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com