TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Cientifica

Artigos Científicos: Metodologia Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 6

Metodologia cientifica

Aula 6

Algumas normas da ABNT servem de padrão para as instituições de ensino no que diz respeito à apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos.

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO

Os trabalhos científicos, em geral, apresentam a mesma estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão. Muitos dos trabalhos acadêmicos são compostos pelos chamados elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais que nos ajudam a organizar o conteúdo.

Os elementos pré-textuais antecedem o texto, contêm as informações que ajudam a identificação do trabalho e são compostos de itens obrigatórios e opcionais.

Obrigatórios: capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo em língua vernácula, resumo em língua estrangeira, sumário.

Opcionais: errata, dedicatória, epígrafe, agradecimentos, lista de abreviatura e siglas, lista de símbolos, lista de ilustrações, lista de tabelas

Obs:

CAPA

A capa é elemento obrigatório em alguns tipos de trabalho acadêmico, apresenta uma formatação específica e deve conter os elementos essenciais para identificação do autor do trabalho (ABNT, NBR 14724). A ABNT normatiza que seja usada a fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 14, e o espaço entre as linhas deve ser simples.

Sua capa deverá conter as seguintes informações na ordem sugerida:

1º - Identificação da Instituição de Ensino Superior - IES (caixa alta);

2º - Identificação do curso (caixa alta);

3º - Tipo de trabalho (caixa alta);

4º - Nome do acadêmico (caixa alta);

5º - Título do projeto (caixa alta);

6º - Cidade, ano (caixa alta).

FOLHA DE ROSTO

folha de rosto é um complemento da capa e deve apresentar a identificação da disciplina em que o trabalho será apresentado, bem como o curso, a instituição de ensino, o aluno e o professor orientador. Na hipótese de dissertações de mestrado e teses de doutorado, no verso da folha de rosto, deve constar a ficha catalográfica. Quanto a numeração das páginas, vale ressaltar que todas as folhas a partir da folha de rosto devem ser contadas, mas a numeração começa a partir da primeira parte textual (introdução). O número deve estar expresso em algarismo arábico, fonte 11, no canto superior da folha.

FOLHA DE APROVAÇÃO

Elemento obrigatório. Deve ser inserida após a folha de rosto, constituída pelo nome do autor do trabalho, título do trabalho e subtítulo (se houver), natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido, área de concentração) data de aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que pertencem. A data de aprovação e as assinaturas dos membros componentes da banca examinadora devem ser colocadas após a aprovação do trabalho.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Elemento opcional. Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, travessão, título e respectivo número da folha ou página. Quando necessário, recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outras).

LISTA DE TABELAS

Elemento opcional. Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da folha ou página.

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

Elemento opcional. Consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo.

Os elementos textuais são o corpo do trabalho

. INTRODUÇÃO (NBR 14724:2002)

Parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.

2. DESENVOLVIMENTO (NBR 14724:2002)

Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e método.

3. CONSIDERAÇES FINAIS (NBR 14724:2002)

Parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses. (Lakatos e Marconi, 1994)

Última fase do planejamento e organização do trabalho, que explicita os resultados finais, considerados relevantes.

As conclusões devem estar vinculadas à hipótese de investigação, cujo conteúdo foi comprovado ou refutado. Em termos formais, é uma exposição factual sobre o que foi investigado, analisado, interpretado; é uma síntese comentada das ideias essenciais e dos principais resultados, a fim de que no futuro possam ser estudados pelo próprio autor ou por outros.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com