TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Cientifica

Artigos Científicos: Metodologia Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE 1 – METODOLOGIA CIENTÍFICA

1-LETRA B.

2-CONHECIMENTO EMPÍRICO é o tipo de conhecimento proveniente apenas da experiência do dia-a-dia, da observação dos fenômenos da natureza, das sensações que o contato com o mundo exterior estimula nas pessoas. Originário do senso comum constitui um conjunto de opiniões tão geralmente aceitas em época determinada que as opiniões contrárias aparecem como aberrações individuais.

O conhecimento filosófico é o estudo realizado com a intenção de ampliar

incessantemente a compreensão da realidade, no sentido de apreendê-la na sua inteireza, é a razão, sabedoria.

3- II, II, II e I.

4- Pode ser abordagem qualitativa(Interação simbólica / cultura, História, Trabalho de Campo / Fenomenológico, Etnografia / observação participante, etc.Também pode ser abordagem quantitativa (E m p í rica / ética / funcionalismo, L a b o r atório / Comportamentalismo, P l a n o formal e predeterminado.

5- V- V- V- V – F – V – F- V- V

Obs: o referencial teórico não serve só para a conclusão, mas para todo o trabalho.

6- Delimitação do tema, Definição do(a) problematização da pesquisa, Formulação de Hipóteses e Justificativa, entre outros.

7-

A-Material elaborado, desenvolvido por outros autores;

Livros (leitura corrente e leitura de referência);

Publicações periódicas;

B-As pesquisas descritivas têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então o estabelecimentode relações entre variáveis.

Uma das características mais significativas está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a

observação sistemática.

C-Estas pesquisas têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o

problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. Pode-sedizer que estas pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento deidéias ou a descoberta de intuições.

D-O estudo de campo focaliza uma comunidade, que não é necessariamente geográfica, já que pode ser uma comunidade de trabalho, deestudo, de lazer ou voltada para qualquer outra atividade humana. Basicamente, a pesquisa é desenvolvida por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar suas explicações e interpretações do que ocorre no grupo.o pesquisador realiza a maior parte do trabalho pessoalmente, pois é enfatizada importância de o pesquisador ter tido ele mesmo uma experiência direta com a situação de estudo. Também se exige do pesquisadorque permaneça o maior tempo possível na comunidade, pois somente com essa imersão na realidade é que se podem entender as regras, os costumes e as conversões que regem o grupo estudado.

E- As pesquisas deste tipo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com