TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Cientifica

Artigos Científicos: Metodologia Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

PERGUNTAS E RESPOSTAS cientificamente a vida social, superando as deficiências do senso comum. Após muitas pesquisas, ele chegou à conclusão de que o método deveria ser o mesmo daquele usado pelas ciências naturais, ou seja, buscar relações de causa, efeito e regularidades. Dessa forma, o papel do sociólogo é o de exprimir a realidade, sem se preocupar se os resultados serão agradáveis ou não, portanto, a tarefa do sociólogo é investigar os problemas sociais. Assim, a sociologia examina os fatos que pertencem ao reino social e estes tem uma característica própria. Durkheim diferencia “o reino psicológico” do “reino social” o qual não pode ser reconhecido por mera introspecção. Ele procurou demonstrar que a sociologia era uma ciência autônoma porque possuía um objeto próprio: os fatos sociais. (Adaptado de Tânia Quintaneiro, As bases conceituais da sociologia de Émile Durkheim, p. 3-5).OS FATOS SOCIAIS

DURKHEIM DEFINIU OS FATOS SOCIAS COMO “MANEIRAS DE AGIR, DE PENSAR E DE SENTIR QUE APRESENTAM ESSA NOTÁVEL PROPRIEDADE DE ESXISTIREM FORA DAS CONSCIÊNCIAS INDIVIDUAIS” (DURKHEIM, 1893, P. 3). OS FATOS SOCIAIS SÃO FENÔMENOS, E POSSUEM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS:

COERÇÃO SOCIAL – OS FATOS SOCIAIS EXERCEM UMA FORÇA SOBRE O INDIVIDUIO, O QUE O LEVA A SE CONFORMAR COM AS REGRAS DA SOCIEDADE.

EXTERIORIDADE – OS FATOS SOCIAIS EXISTEM E ATUAM SOBRE OS INDIVIDUOS INDEPENDENTIMENTE DE SUA VONTADE.

GENERALIDADE – OS FATOS SOCIAIS SE REPETEM NA MAIORIA OU EM TODOS OS INDIVIDUOS.

FATOS SOCIAIS É TODA MANEIRA DE ATUAR, FIXADA OU NÃO, SUSCETÍVEL DE EXERCER SOBRE O INDIVIDUO UMA COERÇÃO EXTERIOR; OU AINDA, QUE É GERAL NA EXTENSÃO DE UMA DADA SOCIEDADE, CONSERVANDO UMA EXISTÊNCIA PRÓPRIA, INDEPENDENTE DAS SUAS MANIFESTAÇÕES INDIVIDUAIS.

OS FATOS SOCIAIS INCORPORAM-SE À PESSOA POR MEIO DA EDUCAÇÃO.

POR EXEMPLO: O FIEL DE UMA RELIGIÃO, AO NASCER, JÁ ENCONTRA FORMADAS AS CRENÇAS E PRÁTICAS DE SUA VIDA RELIGIOSA.

OS FATOS SOCIAIS FUNCIONAM INDEPENDENTE DO USO QUE DELES FAÇO. POR ISSO, SÃO MANEIRAS DE ATUAR, PENSAR E EXISTIR FORA DAS CONSCIÊNCIAS INDIVIDUAIS EM QUE SE MANIFESTAM. SÃO DOTADOS DE UMA POTÊNCIA IMPERATIVA E COERCITIVA. HÁ UMA VIGILÂNCIA PÚBLICA, COLETIVA SOBRE O INDIVIDUO.

O MÉTODO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA SEGUNDO DURKHEIM.

“Durkheim procurando conhecer a vida social, uma das preocupações dele era avaliar qual método permitiria fazê-lo de maneira cientifica, superando as deficiências do senso comum”. São os subsídios de estudo da sociologia, segundo Durkheim. Os fatos que o autor designar acontecimentos sociais, “primeiro há que estudar a sociedade no seu aspecto exterior”.

Considerando, sob esta perspectiva ela surge como eu constituída por uma certa massa de população, de uma densidade, disposta de maneira num território, dispensa nos campos ou concentradas nas cidades. Acontecimentos coletivos, como a crença, religião, independentes dos indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com