TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECIMENTO PEDAGÓGICO E METODOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho Escolar: CONHECIMENTO PEDAGÓGICO E METODOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  1.147 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Para obter maior êxito no trabalho pedagógico é preciso ter um estudo sobre a expanção da educação infantil no Brasil e no mundo, pois nas últimas décadas, obtem mais consciência na importancia da educação institucional para criança de zero a seis anos. Onde ensejou um movimentoda sociedade civil e de orgãos governamentais para que o atendimento às crianças fosse reconhecido na Constituição Federal de 1988.

Pode considerar que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidadea compreenção do avanço legal existente e as mudanças ocorridas no modo de ver e pensar para cada criança dessa faixa etária.

CONHECIMENTO PEDAGÓGICO E METODOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

As características do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI), visam em contribuir com a implantação e implementação de práticas educativas de qualidade, que consideram as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças. E esse documento deve estar embasado em alguns princípios, são eles: a) o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.; b) o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil; c) o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética; d) a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma; e) o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade. (BRASIL, 1998 a, p.13).

A estes princípios cabe acrescentar que as crianças têm direito, antes de tudo, de viver experiências prazerosas nas instituições. Onde, independentemente da época, tempo ou espaço, as crianças são sempre crianças. O que as difere são diferentes momentos histórico, olhares e pensamentos voltados para essa fase da vida.

Mediante essa visão, pode-se dizer que não é fácil mudar paradigmas e nem é simples ressignificar práticas pedagógicas, sendo estas as impossibilidades, presentes muitas vezes no discurso e na prática do educador infantil. É preciso superar e adquirir base teórica, levando-o à compreensão de como se desenvolve os conceitos da mente das crianças.

É fundamental e direito da criança receber cuidados de seu educador, onde organiza seu trabalho pedagógico, comtemplando objetivos e conteúdos que envolvam o cuidar e educar. Portanto o educar significa a propiciação de situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagem, contribuídas para o desenvolvimento das capacidades infantis, de ser e estar com outros, em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança e também o acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

A partir desses conhecimentos, o cuidar valoriza e ajuda a desenvolver capacidades de compreender e se progredir como ser humano. No cuidado é preciso, principalmente considerar as necessidades das crianças, quando observadas, ouvidas e respeitadas, onde podem dar pistas importantes sobre a qualidade do que estão recebendo. É preciso também, antes de tudo estar comprometido com o outro, com a sua singularidade, ser solidário em suas necessidades, confiando em suas capacidades. Para isso depende da construção de um vínculo entre quem cuida e quem é educado.

Com o tempo, a criança passa por um processo mecânico na qual alfabetizar está vinculado a habilidades de codificação, ou seja, a representação da fala oral em escrita, e o inverso, a representação da fala escrita em oral. A alfabetização é muito mais do que decodificação e codificação, ela é uma relação entre o aluno e seu conhecimento. Esse processo é iniciado antes mesmo da criança entrar em uma escola,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com