TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO HUMANO E A BUSCA PELO SABER - METODOLOGIA CIENTIFICA -

Trabalho Universitário: A AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO HUMANO E A BUSCA PELO SABER - METODOLOGIA CIENTIFICA -. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  955 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Conceituar o que seria a pesquisa não é uma tarefa fácil, uma vez que os principais estudiosos da área ainda não chegaram a um consenso sobre o assunto.

Segundo Asti Vera, a “definição da palavra não parece ser muito clara ou, pelo menos, não é unívoca”, pois há vários conceitos sobre pesquisa, nos diferentes campos do conhecimento humano. Para ele, o ponto de partida da pesquisa encontra-se no “problema que se deverá definir, examinar, avaliar, analisar criticamente, para depois ser tentada uma solução”.

De acordo com o Webster’s International Dictionary, a pesquisa é uma indagação minuciosa ou exame crítico e exaustivo na procura de fatos e princípios; uma diligente busca para averiguar algo. Pesquisar não é apenas procurar a verdade, é encontrar respostas para questões propostas, utilizando métodos científicos.

Ander-Egg vai além: para ele, a pesquisa é um “procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento”. A pesquisa, por tanto, é um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais.

A pesquisa tem, para Rummel, dois significados: em sentido amplo, engloba todas as investigações especializadas e completas; em sentido restrito, abrange os vários tipos de estudos e de investigações mais aprofundados.

Abramo aponta a existência de dois princípios gerais, válidos na investigação cientifica, e que podem ser assim sintetizados: “objetividade e sistematização de informações fragmentadas”; indica, ainda, princípios particulares: aqueles que são válidos para a pesquisa, em determinado campo do conhecimento, e os dependem da natureza especial do objeto da ciência em pauta.

A pesquisa sempre parte de um tipo de problema, de uma interrogação. Dessa maneira, ela vai responder às necessidades de conhecimento de certo problema ou fenômeno. Várias hipóteses serão levantadas e cabe à pesquisa invalidá-las ou confirmá-las.

OS TRÊS GRANDES GRUPOS

A partir do momento em que o pesquisador se dispõe a pesquisar acerca de um determinado assunto é porque este partiu de uma dada situação-problema passível de ser investigada. Dessa forma, constata-se que tal procedimento representa um caminho cujo destino é a produção do conhecimento. Caminho esse que se for traçado de forma planejada e, consequentemente, bem executado, resultará na concretização dos objetivos pretendidos.

Assim, ao se falar em classes, torna-se fundamental a compreensão de que elas estão intrinsecamente relacionadas ao objeto a ser pesquisado, bem como às metas que se pretende alcançar. Então, enquadrar a pesquisa na classe “x” ou “y”, significa, sobretudo, deixar explícitos os procedimentos que serão empregados na investigação científica. Assim, podemos classificar as pesquisas em três classes: exploratórias, descritivas e explicativas.

Pesquisa exploratória

Como o próprio nome indica, a pesquisa exploratória permite uma maior familiaridade entre o pesquisador e o tema pesquisado, visto que este ainda é pouco conhecido, pouco explorado. Nesse sentido, caso o problema proposto não apresente aspectos que permitam a visualização dos procedimentos a serem adotados, será necessário que o pesquisador inicie um processo de sondagem, com vistas a aprimorar ideias, descobrir intuições e, posteriormente, construir hipóteses.

Por ser uma pesquisa bastante específica, podemos afirmar que ela assume a forma de um estudo de caso, sempre em consonância com outras fontes que darão base ao assunto abordado, como é o caso da pesquisa bibliográfica e das entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado.

Um exemplo prático de tal modalidade pode estar relacionado ao objetivo de um determinado pesquisador, cuja intenção se manifesta pela busca de uma resposta acerca da queda de um determinado produto no mercado. Assim sendo, de modo a concretizar seu objetivo, o pesquisador terá de aprofundar suas especulações e encontrar as reais causas da ocorrência de tal fenômeno.

Pesquisa descritiva

A pesquisa descritiva tem por objetivo descrever as características de uma população, de um fenômeno ou de uma experiência. Esse tipo de pesquisa estabelece relação entre as variáveis no objeto de estudo analisado. Variáveis relacionadas à classificação, medida e/ou quantidade que podem se alterar mediante o processo realizado.

Quando comparada à pesquisa exploratória, a única diferença que podemos detectar é que o assunto já é conhecido e a contribuição é tão somente proporcionar uma nova visão sobre esta realidade já existente.

Pesquisa explicativa

Considera-se ser este o tipo de pesquisa que explica a razão, o porquê dos fenômenos, uma vez que aprofunda o conhecimento de uma dada realidade. Assim, pelo fato de esta modalidade estar calcada em métodos experimentais, ela se encontra mais direcionada para as ciências físicas e naturais. Mesmo que a margem de erros represente um fator relevante, sua contribuição é bastante significativa, dada a sua aplicação prática.

Em face dessas características, pode-se dizer que a pesquisa explicativa geralmente utiliza as formas relativas à pesquisa experimental. Por exemplo, a partir de um objeto de estudo, no qual se identificam as variáveis que participam do processo, bem como a relação de dependência existente entre estas variáveis. Ao final, parte-se para a prática, visando à interferência na própria realidade.

DIVISÃO SEGUNDO SEUS PROCEDIMENTOS

Após a fase inicial de escolha do objetivo de uma pesquisa (pesquisa exploratória ou descritiva ou explicativa), segue-se uma outra fase, em que se tem que escolher os procedimentos técnicos e/ou metodológicos para efetivamente conduzir a pesquisa. A fase inicial fornece um norte teórico. A próxima fase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com