TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Da Pesquisa Em Educação

Dissertações: Metodologia Da Pesquisa Em Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Qual a estrutura de um artigo cientifico?

• Conceito

• Estrutura:

• Cabeçalho

• Resumo

• Palavras-chave

• Introdução, desenvolvimento e conclusão

• Bibliografia

• Considerações gerais.

Referencias:http://www.plataformaead.unigran.br/webaulas/53/513/arquivos/aula7pdf

1- Elaborar uma resenha critica tendo como base a leitura de um artigo pesquisado por você no site http//: www.profesorabaze.com.br/?pg= artigos

Resenha critica

Resenhista Gilvane campos

LIMA, Terezinha Bazé. pressupostos teóricos da alfabetização nos dias atuais.ARTIGO.27/07/2010.20h57

Terezinha Bazé de Lima é graduada em Pedagogia pela UFMS - Campus de Três Lagoas-MS, Especialista em Planejamento Didático e em Metodologia do Ensino pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Penapólis – Estado de São Paulo.

Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Segundo a autora a prática pedagógica da alfabetização vem sendo influenciada por alguns estudos e pesquisas sobre conhecimento e linguagem; construtivismo, socioconstrutivismo pisicogênese da língua escrita, análise do discurso e linguagem verbal. O socioconstrutivismo é a aplicação pedagógica dos estudos de Jean Piagt (1896-1980) segundo suas pesquisas o conhecimento é constituído através da interação do sujeito com o objeto, nesse enfoque a função do professor é propiciar situações para que a criança construa seu sistema de significação, o qual uma vez organizado na mente, será estruturado no papel ou oralmente.

O socioconstrutivismo hoje traz em si uma convergência de ideias Piagetianas e Viagotskyanas, enfatizando a importância da interação e da informação linguística para a construção do conhecimento. Apresenta também o conceito de zona de desenvolvimento proximal que é definido como domínio psicológico e constante transformação, aquilo que uma criança é capaz de fazer hoje com a ajuda de alguém, conseguirá fazer amanha sozinha.

Emilia Ferrero realizou investigações cientificas e deixou claro que a criança reconstrói o código linguístico e reflete na escrita, ela não propõe um novo método de ensino mas deixa claro que o que leva o aprendiz á reconstrução do código linguístico é a compreensão do funcionamento do código, suas contribuições são essenciais para que os educadores repensem os processos de ensino da língua e o funcionamento do código . A análise do discurso, a sociolinguística e a linguagem extraverbal, são estudos que propiciam a efetivação do trabalho num processo de interação, argumentação e visão critica da realidade.

O artigo tem o objetivo de promover nos educadores a reavaliação dos métodos de ensino, buscando maneiras mais eficazes de resultados, usando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com