TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Da Pesquisa Em Educação

Ensaios: Metodologia Da Pesquisa Em Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2015  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

Professora: Terezinha Bazé de Lima

Aula 07: A Linguagem Científica: Praticando a Argumentação

1. Qual a estrutura de um artigo científico? Valor 0,5 (meio) ponto.

• Cabeçalho;

• Título do artigo;

• Nome do autor;

• Resumo;

• Introdução;

• Desenvolvimento;

• Conclusão;

• Referências

REFERÊNCIAS:

Lima, Terezinha Bazé de. Metodologia da Pesquisa em Educação. Terezinha Bazé de Lima. Dourados: UNIGRAN, 2014/1.

2. Estudar a aula 07 para entender as etapas de construção de uma resenha crítica. E em seguida elaborar uma resenha crítica tendo como base a leitura de um artigo pesquisado por você no site da Revista INTERletras (www.unigran.br/interletras) ou no site http://www.professorabaze.com.br/?pg=artigos seguindo as etapas necessárias para a construção da resenha, disponível na ferramenta Material de Aula – Arquivo. Valor 2,0 (DOIS)

A leitura literária nas escolas vem sendo problematizadas, principalmente pela falta de ambientes próprios para que ela se concretize. Este artigo focaliza a leitura literária nas salas de aulas e nas bibliotecas. Questiona também o uso dos livros didáticos.

Para o autor, atualmente através de pesquisas feitas aumentou o consumo de livros nas escolas, mas foi constatada a dificuldade cada vez maior, da escola inserir os alunos em um universo literário. Também outro problema é o uso inadequado dos livros didáticos. Para ele o uso da biblioteca é muito importante para a prática da leitura.

Carlos Eduardo Klebis, apresenta a leitura como um fenômeno complexo. Ezequiel da Silva, menciona que buscar a construção de leitores críticos deve refletir em toda a elaboração dos conteúdos e metodologias de leitura. Perrotti, discute a formação do mediador e defende os conceitos de “competência” e “incompetência”.Marcuschi, defende que cada gênero é distinto. Gregorin Filho, defende que a leitura dos clássicos é fundamental.Magda Soares, defende que a escolarização da leitura literária acontece na biblioteca.Macedo, defende o bibliotecário como um importante meio para a constituição do gosto pela leitura.

Dessa forma, a leitura literária é muito importante para a formação de leitores críticos. Ela ativa na formação humana, desempenhando um papel importante na sua tomada de posicionamento diante das questões do seu cotidiano.

Recomendo a leitura do artigo Relações entre escolas, literatura, política públicas e cidadania para todos os professores pois ele é rico em in

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com