TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTORIA E GEOGRAFIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Artigo: METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTORIA E GEOGRAFIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  2.712 Visualizações

Página 1 de 6

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados

Curso de Pedagogia a Distância

Disciplina : METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTORIA E GEOGRAFIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Professora: Edna Mistsue Inagki

ATIVIDADE 1- TEXTOs DAs AULAs 1 E 4

Por favor, observe que as aulas juntas são 1 e 4

Quando falamos em Pontos Cardeais – estamos falando também do movimento da Terra e a visão que temos do Sol. Ao amanhecer, ao acordarmos podemos ver o Sol nascendo – a Nascente ou o Lado Leste, ao entardecer, podemos vê-lo se pondo – o Poente ou o Lado Oeste.

Observe com atenção as imagens abaixo:

1- Por favor, vá ao Guia de Estudos, leia o trecho sobre os pontos cardeais, e, faça um comentário sobre as 2 imagens acima, no espaço abaixo (se estão corretas; como trabalhar os Pontos Cardeais em sala, e outros mais) (0,2)

Fazendo uma comparação entre as duas imagem, uma esta correta e a outra incorreta,na primeira imagem á posição do menino esta errada quando for para apontar com o braço para o leste tem que esta de costas e levantar o braço direito e apontar para a direita e, assim, se localiza o leste, mas na imagem ele esta de frente e apontando o braço esquerdo para o leste, esse que é o errro, e na segunda imagem esta correta a posição do aluno, com os braço abertos de costas, apontando seu braço direito para o leste.

Assim, de acordo com o que foi lido no guia de estudo, não podemos nos esquecer ao ensinar os pontos cardeais para os nossos alunos, ao nos referir ao braço que aponta o leste o professor deve virar de costa para sua sala, levantar o seu braço direito e dizer, por exemplo ‘‘a mão que segura o lápis’’ou algo semelhante, pois nem todos os alunos são destro alguns são canhoto, e nessa mesma posição explique a eles que o lado que o braço esta apontado é leste e é onde o sol nasce, e do outro lado levante o seu braço esquerdo e aponte e diz esse lado é o oeste, e explique ao aluno é onde o sol se põe, e a sua frente fica o norte e a trás fica o sul.

INAGAKI,EDNA MITSUE.Metodologia do ensino de historia e geografia anos iniciais do ensino fundamental. Guia de estudos do curso de Pedagogia – aula 01. Dourados: UNIGRAN, 2014, p.16.

2- Observe com atenção a imagem abaixo e faça a atividade mais abaixo: Ela apresenta 3 corpos celestes importante para nós. (0.1/3)

a- O nome do Amarelo é: SOL

b- O nome do Azul é: Terra

c- O nome do Cinza é: Lua

3- A imagem acima mostra os 2 principais movimentos da Terra. Coloque no local adequado (dentro da imagem, onde é) o nome de cada um desses movimentos. (se não conseguir escrever dentro da imagem, poderá descrever (abaixo)– dizendo o nome dele e o que faz – use sua criatividade). (0.1/2)

Os nomes desses principais movimentos são rotação e translação, a rotação acontece quando a terra gira entorna dela mesmo, graça aos movimentos de rotação a luz solar vai progressivamente iluminando diferentes áreas do que resulta o dia e a noite, E a translação é aquela que a terra gira em volta do sol, esse movimento juntamente com o eixo de rotação da terra é responsável pelas estações do ano e no fim do movimento se completa em um ano.

Observe com atenção a imagem abaixo:

Sabemos que a Terra se movimenta no espaço, em torno do Sol, com seu eixo inclinado, sempre numa mesma posição. Temos, então, abaixo, as 2 imagens da Terra – representando a sua volta em torno do Sol, com seu eixo inclinado.

4- Observando com atenção a imagem acima Responda: (0.1/2)

a- Observe com atenção a imagem da Terra, da direita: qual o nome do Hemisfério que está no Verão: Hemisfério norte

b- Observe com atenção a imagem da Terra, da esquerda: qual o nome do Hemisfério que está no Inverno: Hemisfério sul

No texto (Guia de Estudos) você leu que a Terra possui 4 Hemisférios, ou seja, cada uma das letras acima está em 2 Hemisférios:

5- Coloque o nome dos 2 Hemisférios onde se encontram os pontos B e C (B= China – C= Brasil) ((0.1/4)

B = Hemisfério Norte e Hemisfério Leste.

C= Hemisfério Sul e Hemisfério Oeste.

Observe a imagem abaixo – é a ‘nossa’ “Cidade Maravilhosa”- o Rio de Janeiro – e, ao falarmos do Rio de Janeiro, imaginamos uma cidade inteira, ao longo da beira do mar, num continuum, ou seja, ela é uma cidade à beira mar, mas, não é numa longa faixa de praia, com a cidade do Rio de Janeiro inteira, mas, ela é entrecortada por vales e morros, onde são construídas as moradias dos habitantes.

Veja:

Observando atentamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com