TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia De Pesquisa

Artigo: Metodologia De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

Por causa de sua natureza lúdica, o homem criou e desenvolveu inúmeros

jogos e desportos que acompanham seu desenvolvimento na sociedade.

Dentre todos os jogos, o xadrez tem certo prestígio no mundo por ser um

esporte voltado para o desenvolvimento de algumas funções do cérebro, tais

como o raciocínio lógico, a concentração e a atenção (REzENDE, 2005 apud

OLIVEIRA; CASTILHO, 2006, p. 1).

Também Durski e Binotto (2009, p. 1-2), citando Sá (1988) e Rezende (2005), afirmam que:

[...] o aprendizado e a prática do xadrez desenvolvem várias habilidades

como: atenção, concentração, julgamento, planejamento, imaginação,

antecipação, memória, vontade de vencer, paciência, autocontrole, espírito

de decisão, lógica matemática, criatividade, inteligência e interesse pelas

línguas estrangeiras.

Um dos pontos em destaque no que diz respeito ao xadrez, é que o aluno

progride segundo suas condições, sendo valorizado assim o próprio

ritmo de aprendizagem do educando. Além disso, o xadrez possibilita

a interdisciplinaridade, podendo ser adaptado a praticamente todas as

disciplinas (SÁ, 1988; REzENDE, 2005 apudDURSKI; BINOTTO, 2009, p. 1-2).

Não só as aulas de matemática, mas também aquelas que envolvem métodos quantitativos, podem

ficar muito mais interessantes com plano quadriculado, que permite trazer as ideias de Pitágoras sobre

geometria e música. No que diz respeito a esses aspectos, Oliveira e Castilho (2006, p. 2-7) tratam

de modalidades (possibilidades) do xadrez: “xadrez lúdico” (para entretenimento), “xadrez técnico”

(especializado em suas estratégias) e “xadrez pedagógico” (voltado para apoio e fomento das atividades

escolares). Seguindo o raciocínio desses pesquisadores, podemos facilmente considerar o movimento das

peças, suas trajetórias e as casas do tabuleiro; podemos ilustrar e operacionalizar ludicamente preceitos

matemáticos, como:

• linhas diagonais (distâncias pela trajetória de bispos, dama e peões) podem trazer o Teorema de

Pitágoras e algo de “magia” (de alguma forma presente em sua visão matemática do universo);

• retas paralelas cortadas por transversais (movimentos das torres, dama e peões que oferecem as

somas perfeitas pelo quadrado);

• números naturais, inteiros e racionais;

• ponto, reta e plano (notações);

33

Métodos de Pesquisa

• pontos colineares e semirreta; segmentos colineares, consecutivos, congruentes e adjacentes

(com o movimento dos cavalos);

• ponto médio de um segmento;

• concorrentes;

• perpendiculares;

• transversais e ângulos.

saiba mais

Para entender melhor o xadrez como ferramenta pedagógica, leia:

OLIVEIRA, C.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com