TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Do Ensino Fundamental

Pesquisas Acadêmicas: Metodologia Do Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 4

Auguste Comte e Émile Durkheim

A educação positivista é dividida em dois níveis: a educação familiar, que é a educação espontânea, materna e voltada à formação moral; e a educação sistemática e pública, que ocorre após a formação moral inicial por meio de filósofos-educadores. O método da educação positiva também se divide em duas fases: antes da puberdade, quando enfatiza a preocupação com o concreto, a observação e a prática de exercícios; e a partir da puberdade, momento em que busca a sistematização por meio de lições formais e programação hierárquica e orgânica das Ciências.

• Na perspectiva de Comte, os fenômenos sociais deveriam ser reduzidos a leis gerais, tais como as leis da física. O autor acreditava que a vida em sociedade poderia ser prevista a partir de certas regras fixas. Também em sua obra, o Positivismo aparece como uma Filosofia cujo objetivo era o de garantir o que se considerava como uma necessária evolução da humanidade em direção ao progresso, ao mesmo tempo em que afirmava uma ordem preestabelecida, nas quais as infrações eram percebidas como negativas.

• A Sociologia auxilia a Pedagogia a estabelecer as devidas conexões entre a sociedade e a Educação. Para entender as principais discussões da Sociologia da Educação, é fundamental estudar as obras de grandes sociólogos.

• Aliás, cabe apontar que a Sociologia surgiu por volta do século XIX, na França, e que se afirmou como Ciência ao longo do século XX. O processo de formação da Sociologia se deu em um momento no qual o mundo estava sofrendo os efeitos de importantes transformações, como as da Revolução Industrial e, em meio a esse cenário, muita coisa precisava ser repensada, do modo de viver à formação e preparação do indivíduo para a vida nesse novo tipo de sociedade que nascia.

• Assim, é importante destacar que o esforço de Durkheim se concentrou em diferenciar a Sociologia das demais Ciências. Por isso, ele apontou o fato social como objeto da análise sociológica. Na perspectiva durkheimniana, a sociedade exerce uma primazia sobre o indivíduo, ou seja, ninguém é o que quer, mas o que a sociedade quer que se seja. Então, afirmava-se que em cada contexto social existem diferentes tipos de fatos sociais, os indivíduos reproduzem estes fatos sociais e, por isso, são diferentes entre si. É a sociedade que determina a vida do indivíduo, mas ele não se dá conta dessa força.

• Para Durkheim, a escola era vista como um instrumento de regulação social e a educação era tomada como um fato social. A escola teria a função, intermediar a coerção que a sociedade exerce sobre o indivíduo.

• A escola socializa o indivíduo, ou seja, prepara o indivíduo para a vida em sociedade. Para tanto, a instituição escolar internaliza no indivíduo os traços constitutivos dos meios morais e das formas de viver da sociedade: pensamentos, atitudes, símbolos, regras. Portanto, esse quadro deixa evidente que as práticas pedagógicas adotadas na Educação são vinculadas à estrutura social, isto é, cada sociedade tem um tipo de educação porque deseja formar indivíduos a partir do que ela própria é.

Karl Marx e Max Weber

• Karl Marx (1818 – 1893) estudou o nascimento de uma nova sociedade resultante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com