TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Do Trabalho

Ensaios: Metodologia Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO: TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

DISCIPLINA:METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

PROF:

DATA:30/09/2010

ALUNA:

TURMA 20.

SÍNTESE PESSOAL

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE CONSCIENTE

LEILA SOUZA

Mestre em Ciência da Informação (ICI/UFBA).

A busca pela conscientização da leitura vem de muito tempo,pois é na infância que começa o desenvolvimento da mente, através da leitura de livros de história,revistas,para poder aprender a gostar de leitura.Leitura está que será levada ao longo da vida seja no dia-a-dia ou no campo profissional.

Sem o conhecimento da leitura,o indivíduo se torna excluído socialmente e permanecerá na ignorância por bastante tempo,pois o mundo está se tornando cada vez mais tecnológico e comunicativo.

É importante exercitar sempre a mente com revistas, livros , jornais, internet e tornar o hábito de leitura presente na vida,pois só traz benefícios de ampliação e integração de conhecimentos, enriqueçe o vocabulário e ensina a saber diferenciar o certo do errado.

A formação do homem,tanto no caráter ou na personalidade depende do quanto ele entende da importância da leitura.Portanto, é de principal importância desenvolver na sociedade o hábito de leitura,para que a sociedade seja formadora de opinião em todo ambiente social e democrático que estiver.

Neste contexto,é de fundamental importância, a escola através de seus professores, bibliotecas bem estruturadas e um profissional bibliotecário capacitado a direcionar o trabalho e a motivação da leitura de forma criativa.A biblioteca geralmente é vista como lugar para armazenamento de livros e o bibliotecário como profissional técnico, deixando a parte sua função pedagógica e social.O professor e o bibliotecário surgem para oferecer uma boa aprendizagem,buscar novas maneiras de interação e práticas relacionadas a leitura,com o objetivo de conscientizar a sociedade para necessidades de incentivo a leitura.

A metodologia utiliza vários meios para fazer pesquisas e análise dos conteúdos a realidade.O título tem sido objeto de pesquisa para estudiosos com a finalidade de evidenciar a concretização de uma socidade consciente, atualizada e participativa.E a estrutura do texto mostra o quanto é importante ler e também a função de professores e bibliotecários em facilitar as fontes de acesso a construção de conhecimentos.

Os profissionais da área da educação têm total responsabilidade para que possamos ter um mundo mais justo, promovendo ações para incentivar leitura e tentar minimizar a exclusão social.Podemos salientar também que o governo tem dado apoio a educação com incentivos e projetos tanto na erradicação do analfabetismo quanto na criação de vagas em universidades e bolsas de estudo.De modo geral a informação e conhecimento é o fator chave para formação de futuras elites sociais e econômicas.

Devemos destacar também a importância do leitor ao qual deve ter uma capacidade cognitiva de saber agir,pensar e sempre querer mais a busca de conhecimentos.Usar sempre seu censo crítico de conhecimento de mundo e textual para que possa interpretar o texto que se lê, gerando sempre a interação entre o leitor e o texto.O bom leitor é aquele que vai sempre além da interpretação do texto, procurando identificar o sentido das letras, palavras, parágrafos e capítulos, para dar sentido ao que se está lendo.Ler por duas ou três vezes para que possa haver compreensão, como também conhecer a respeito do autor,recorrer a dicionários e fazer críticas.

Percebe-se também que parte da sociedade não tem o hábito da leitura,seja por jornais,revistas,tv entre outros, e vale salientar que haja um empenho constante na busca pelos conhecimentos que ocorrem diariamente no país.

Neste parâmetro, Professores e Bibliotecários são os transmissores de cultura, pois seus conhecimentos transmitidos ao leitor facilitará no crescimento social e cultural das pessoas.Mas para isto, também precisamos de bibliotecas com acervos atualizados, revistas,jornais ,documentos e e além de tudo um espaço dinâmico.

Para refletir sobre Educação tem que pensar sobre a leitura.É preciso que haja um ligamento entre aprendizagem e educação a um processo que capacite a pessoa a olhar a sua vida na realização de seus objetivos, tendo como fundamental importância a leitura e a escrita.

Os indivíduos precisam de um bibliotecário na ajuda de como absorver melhor as informações,estimular a leitura e ter como objetivo principal o de levar a informação de modo que inclua todos os indivíduos.

Cabe ao Professor proporcionar um ambiente participativo e tentar obter dos indivíduos um conhecimento implícito, ou seja, professores e bibliotecários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com