TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia cientifica

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 6

                                                                                                                                                       

Introdução                    

Com o objetivo de aprofundar a importância do movimento manguebeat, desenvolvemos um projeto que tem como objetivo principal explicar qual é a influencia do Manguebeat ( ‘’ batida do mangue’’) através da musicalidade de Chico Science. O Mesmo que se originou na década de 90 no Recife, através de vários ritmos regionais (maracatu, samba, coco, ciranda) e um de seus idealizadores foi Chico Science que juntamente com outros músicos reviraram o cenário musical da cultura brasileira.

Delimitação do tema

 A escolha do tema deu-se primeiramente pela curiosidade existente em estudar como um movimento que parte de um aspecto negativo vivido na cidade do Recife na década de 90, como por exemplo a destruição e poluição dos mangues consegue principalmente através do músico Chico Science modificar o cenário musical que a época vivia com elementos nacionais como os tambores e os tribais juntou-se a guitarra e aos amplificadores norte-americanos criando uma nova cena para o mundo conectando o Brasil com o cenário pop mundial estabelecendo um dialogo com as manifestações artísticas como um movimento antropofágico e a tropicália.

Problematização

A cidade do recife é constituída por ilhas, alagados e manguezais envolvidos por 5 rios, no período colonial com a expulsão dos holandeses, a ex-cidade mauricia foi aterrada indiscriminados e  causando a destruição dos manguezais, que tem grande importância para a cidade  pois os manguezais eles funcionam como  um filtro que retira a poluição da água transformando a nutrientes capazes de ser absorvidos pelos seres vivos que dependem dele. Pois a conservação do mangue é de grande importância para o equilíbrio ecológico e qualidade ambiental, envolvendo a proteção dos rios,solos, relevos e a biodiversidade.

Com o desmatamento ocorrer o desequilíbrio na cidade. Tendo grandes alagamentos, mudanças no ecossistema dos mangues podendo dificultar o desenvolvimento de algumas espécies. Na década de 90, grandes jovens como um deles Chico science se preocupavam com a destruição mangue, criando o movimento manguebeat que seu objetivo maior é para preservação do mangue. Acima de qualquer situação, existe o ser que pode revolucionar das mais diversas formas. E poucas estradas chegam no foco das questões sociais com tanta força, como a estrada da cultura. Trabalhar a cultura com as mais diferentes vertentes e possibilidades, nos ambientaliza com a realidade de forma mais critica.  Oni, das faces do subúrbio, comentou no programa cultura viva, que ‘’ a cena pernambucana’’ e até brasileira se divide entre A.C e D.C ( antes Chico e depois de Chico). Claro que o manguezal não se resume a Chico Science e nem a música. Mas teve suas molas propulsoras. Os problemas estavam lá. Josué já alertado, mapeado tudo. Mas a sociedade estava cada vez mais engolidos por um sistema que sempre nos escondeu as verdades vergonhosas. O movimento mangue entrou em cena para que o foco voltasse a ser vossos flagelos. E nossas saídas. Na verdade, toda a essência cultural alerta para os questionamentos. Evidenciamos, através da arte, todas as artimanhas em tornos dos manguezais. Por quê? Porque o manguezal é fértil. Mas é a beira dos manguezais que moram boa sorte dos descassmisados. Dos incríveis. Dos esquecidos. Rever conceitos é autoafirmar-se como cidadão e cidadã. E esse sempre foi o intuito do movimento. Que o diga manifesto que o fez surgir. Antes do movimento mangue, estávamos numa inércia sócio-cultural. Quando a antena parabólica dói fincada na lama, e levou para o mundo o que temos de melhor e pior, nos abriu a possibilidade de exportamos nossos valores e lutarmos pelo nosso bem estar. Dificil tratar um movimento após O movimento. Dentro dos ideais, o movimento mangue segue com outras faces, como por exemplo : O ocupe estelita. Tratando de forma séria questões importantes para o coletivo. Assim, como podemos afirmar que o movimento mangue pode ter tido seu inicio com Josué de Castro. Bem antes do que imaginávamos. Por que o que inspira é o começo. E o mangue segue inspirando. Ainda não temos o depois. Temos a continuidade. Pensando enquanto povo. Enquanto comunidade. Na fertilidade dos manguezais. E nas saídas para se construir palafitas nos próprios manguezais. Afinal de contas, como dizia o grande Chico : ‘’Um homem coletivo sente a necessidade de lutar..’’

Qual era o cenário  do Recife antes e depois do movimento manguebeat ?

Objetivo Geral e Específico

Como objetivo geral enfatizamos a repercussão do manguebeat não só no Recife, mas por todo o Brasil. O mesmo por ter sido um movimento regional que repercutiu em uma grande parte do país que se originou a partir  da destruição dos mangues, a poluição dos rios, a pobreza e a desigualdade social que ocorreu em Recife. E então, Chico Science com suas composições que faziam uma reflexão dos problemas sociais em que a cidade atravessava, fez com o que o manguebeat se alastrasse nas mais diversas vertentes artísticas e exercendo influência em todas as camadas da sociedade.  Antes de se transformar em ‘’ cena’’ o mangue era apenas a tradução da inquietude de um grupo de jovens que queriam ver a cidade sair do marasmo cultural em que se encontrava e achava que para isso era necessário falar das mazelas de uma cidade periférica  em plena globalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com