TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos de pesquisa

Por:   •  23/3/2016  •  Resenha  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

PRÉ-PROJETO

THC (Tetrahidrocanabinol)

         

Orientadora: MTA

2015

[pic 2]

THC

02 de Junho de 2015

INDICE

Resumo-------------------------------------------------------------------------------------------04

Introdução----------------------------------------------------------------------------------------05

Problema------------------------------------------------------------------------------------------06

Hipótese-------------------------------------------------------------------------------------------06

Justificativa---------------------------------------------------------------------------------------07

Objetivo Geral-----------------------------------------------------------------------------------07

Objetivo Especifico-----------------------------------------------------------------------------08

Metodologia--------------------------------------------------------------------------------------08

Cronograma--------------------------------------------------------------------------------------09

Plano de custos---------------------------------------------------------------------------------10

Conclusão----------------------------------------------------------------------------------------11

Referencia bibliográfica-----------------------------------------------------------------------12

RESUMO

O THC é uma substancia química proveniente da planta Cannabis sativa, mas conhecida como maconha, sendo o principal responsável pelos efeitos da planta, dependendo da quantidade de THC presente (o que pode variar de acordo com o solo, clima, estação do ano, época de colheita, tempo decorrido entre colheita e o uso) a maconha pode ter potência diferente, isto é, produzir mais ou menos efeitos. Até o início do presente século, a maconha era considerada em vários países, inclusive o Brasil, como um medicamento útil para vários males, mas já era também utilizada pra fins não médicos. Pelo uso exagerado da planta pra fins alucinógenos, a planta foi proibida em praticamente todo o mundo ocidental, nos últimos 50-60 anos. Na atualidade, graças à pesquisas recentes, a maconha é reconhecida como medicamento em pelo menos duas condições clinicas: reduz ou abole as náuseas e vômitos produzidos por medicamentos anticâncer e tem efeito benéfico em alguns casos de epilepsia. Entretanto é bom enfatizar, que a maconha têm efeitos indesejáveis que podem prejudicar uma pessoa.

INTRODUÇÃO

 Para melhor entendimento, é melhor dividir os efeitos que a maconha proporciona em duas fases: físico (ação sobre o próprio corpo ou partes dele) e psíquicos (ação sobre a mente). Esses efeitos terão mudanças de acordo com o tempo de uso, poderão ser agudos (quando decorre apenas algumas horas após fumar) e crônicas (consequências que aparecem após o uso continuo por semanas, meses ou até mesmo anos).

Efeitos físicos agudos são muito poucos: olhos vermelhos (o que médicos chamam de hiperemia das conjuntivas), a boca seca (ou xerostomia) e o coração dispara, de 60-80 batimentos por minuto pode chegar a 120-140 ou até mesmo mais.

Efeitos psíquicos agudos depende da qualidade da maconha e da sensibilidade da pessoa que está usando, pode ter efeitos tanto de bem estar, hilariantes, quanto de mal estar. Há também evidente perturbação na capacidade de se calcular tempo e espaço, memória e atenção.

Quantos aos efeitos na memória, eles se manifestam principalmente na de curto prazo, ou seja, aquela que nos é importante por alguns instantes.

Efeitos físicos crônicos com o uso prolongado, vários órgãos do nosso corpo são afetados. Os pulmões são um exemplo disso, essas irritações constantes leva a problemas respiratórios (bronquites), a fumaça da maconha contém um alto teor de alcatrão (maior mesmo que na do cigarro comum) e possui substancias chamadas benzopireno, conhecido agente cancerígeno; ainda não está comprovado cientificamente que as pessoas que fazem uso da maconha com frequência, está sujeita a contrair câncer nos pulmões com maior facilidade, mais os indícios em animais de laboratório, são cada vez mais fortes.

  Outro efeito indesejável do uso crônico, refere-se à testosterona. Hormônio masculino responsável pela quantidade de músculos, voz mais grossa, barba, quantidade de espermatozoides pelos testículos. Já existem muitas provas que a maconha reduz em até 50-60% da quantidade de testosterona. É importante dizer, que o homem não perde o desejo sexual ou fica impotente, esses efeitos passam quando se deixa se fazer o uso da planta, o homem apenas será incapacitado de engravidar sua parceira.

Efeitos psíquicos crônicos sabe-se que o uso continuo da maconha interfere com a capacidade de aprendizagem e memorização e pode induzir um estado de amotivação, isto é, não sentir vontade de fazer mais nada, pois tudo fica sem graça e sem importância. Esse efeito crônico é chamado de síndrome emotivacional, sem falar que gera dependência.

PROBLEMA

Além de reduzir as náuseas e vômitos por medicamentos anticâncer e ter efeitos benéfico em alguns casos de epilepsia, pra que mais essa substância pode ser útil?

Por que os efeitos terapêuticos com essa substancia, tem sido alvo de algumas relutâncias?

Existem relatos em relação ao uso frequente da planta Cannabis, que podem levar a óbito?

HIPÓTESE

Devido às suas propriedade, podem ser usados com vista à analgesia, relaxamento muscular, imunossupressão, como anti-inflamatórios, antialérgicos, sedativos, entre outros.

As terapias com os Cannabis têm sido alvo de alguma relutância, uma vez que os seus efeitos adversos tendem a tornar a relação risco/benefício desfavorável ao seu uso clínico.

A toxicidade aguda do THC é muito baixa. A dose letal em humanos não é ainda conhecida nem há relatos comprovados de morte em seres humanos por THC ou Cannabis.

JUSTIFICATIVA

O THC teve aprovação do FDA em 1986. Atualmente é usado um THC sintético, o dronabinol, administrado para náuseas e enjoos induzidos pela quimioterapia e anorexia associada a SIDA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (60.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com