TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metologia

Projeto de pesquisa: Metologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

A administração está se renovando a cada dia, com informações disponibilizadas com esta resenha a procura com a Teoria de Agência, verificar a existência de uma relação entre a taxa de remuneração e fundos de investimentos e a rentabilidade de cada uma desta carteira.

1. INTRODUÇÃO

Esta resenha tem como objetivo identificar se quando um investidor toma a decisão de aplicar o seu dinheiro, adquirindo um ativo qualquer, ele espera retorno sobre o investimento que está sendo empreendido, entretanto, exposto a um certo grau de risco.

O investidor pode diversificar sua carteira, mas muitas vezes, pode ficar caro; saber o que comprar e quando comprar demanda tempo e experiência. Uma alternativa para minimizar estes problemas é a aplicação em fundos de investimento.

Na relação de agência, o principal delega poderes para que o agente gerencie seus recursos. A teoria de Agência procura explicar os conflitos de interesses que podem surgir entre um principal e um agente.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Para Smith (1976) os conflitos de interesses, existente entre administradores e acionistas, inicialmente foi na obra A Riqueza das Nações. Berle e Means (1932) abordam questões a respeito da separação do direito de propriedade e de controle. Jensen e Meckling (1976) procuram dar um novo enfoque aos estudos existe até então sobre relacionamentos de agência, acrescentando alguns aspectos comportamentais relacionados à relação que espelha a estrutura básica de agency de um principal e um agente. Kayo e Fama (1997), que procuram mostrar evidência de que os efeitos positivos e negativos do endividamento possam influenciar a formação da estrutura de capital das empresas brasileiras.

2.1 Teoria de Agência

Segundo Hendriksen e Breda (1999,p. 139), “um desses dois indivíduos é um agente do outro, chamado de principal – daí o nome de teoria de agency. O agente compromete-se a realizar certas tarefas para o principal; o principal compromete-se a remunerar o agente”. Jensen e Meckling (1976, p.5), definem uma relação de agência como “um contrato pelo qual uma ou mais pessoas (o principal (is)) contrata (m) outra pessoa (o agente) para executar algum serviço em favor deles e que envolva delegar, ao agente, alguma autoridade de tomada de decisão”. Vale ressaltar que, os contratos que regulam as relações entre as partes podem ser formais ou informais.

2.2 Conflitos de Agência

Smith (1776 apund JENSEN E MECKLING, 1976, p. 1) resume um conflito de agência da seguinte forma:

“Dos diretores dessas empresa (de ações conjuntas), entretanto, sendo os gerentes do dinheiro de terceiros e não do dinheiro próprio, não se pode esperar que cuidem dele com a mesma vigilância anciosa com que os sócios de uma sociedade privada zelam pelo próprio dinheiro. Como os mordomos de um homem rico, eles tendem a dar atenção às pequenas questões que não favorecem o patrão e, facilmente, tendem a se aproveitar dele.”

Este exemplo retrata a relação entre gestores e acionistas. A princípio, os gestores da empresa deveriam buscar a maximização da riqueza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com