TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro E Macroeconomia

Pesquisas Acadêmicas: Micro E Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

Microeconomia

Ramo da ciência econômica que estuda o comportamento e a forma pela qual as unidades isoladas que compõe a economia, consumidores privados, famílias, empresas comerciais, industriais e de serviços, trabalhadores, produtores de bens ou serviços particulares, agem e reagem umas com as outras. Surgiu no fim da década de 30, quando também se criou a Macroeconomia, apresenta uma visão “microscópica” dos fenômenos econômicos, englobando a chamada teoria do consumidor, a teoria da produção, do custo e do rendimento e a teoria de preços. Lida com as preferências dos consumidores e/ou das empresas, indústrias. Lida também com as preferências dos consumidores e a utilidade que essas preferências lhe conferem a qual podemos traçar suas escolhas, com a demanda de mercado de um determinado bem ou serviço com a quantidade de bem que deve-se ofertar, relativa a cada empresa que produz o mesmo bem, a seu preço e a sua demanda. Trata do estudo dos monopólios, oligopólios, monopsônios, concorrência perfeita. Traça estratégias de maximização de lucros e minimização de custos para as empresas. Na Microeconomia é possível o desenvolvimento de modelos de fenômenos sociais simplificados, o que pode ser útil antes de se lançar um produto novo no mercado, por exemplo, e por falar em mercado esse é um dos pilares da Microeconomia.

Teoria do consumidor: análise de intenção dos indivíduos de apropriarem determinada quantidade de bens para satisfazer ao máximo suas necessidades.

Teoria da produção, do custo e do rendimento: enfoque do empresário que procura combinar os fatores de produção a fim de maximizar os lucros.

Teoria de preços: formados no mercado pela combinação das intenções dos consumidores com as disponibilidades oferecidas pelos empresários.

Macroeconomia

Parte da ciência econômica que focaliza o comportamento do sistema econômico como um todo. Tem como objeto de estudo a relação entre os grandes agregados estatísticos: a renda nacional, o nível de emprego e dos preços, o consumo, a poupança e os investimentos totais, ou seja, a totalização dos aspectos individuais analisados na Microeconomia.

A Macroeconomia trata do comportamento da economia como um todo, com períodos de recuperação e recessão, a produção total de bens e serviços da economia e o crescimento do produto, as taxas de inflação e desemprego, balança de pagamentos e taxa de câmbio. Trata ainda das flutuações a curto prazo que constituem o ciclo de negócios. Políticas fiscais, monetárias, cambiais e creditícias. Lida com o estoque de dinheiro em circulação, a balança comercial, variações dos preços e salários, exportação e importação, etc.

CONCLUSÃO

De forma bem sucinta, a Micro-economia é o ramo da economia que estuda as unidades isoladas e sua interação no mercado, isto é, estuda o comportamento dos indivíduos (consumidores) e das firmas (empresas) no mercado, definindo assim a formação de preços, produção, distribuição e competição entre eles.

A Macroeconomia estuda a economia como um todos (pode ser de um pais, de uma região,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com