TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro E Macroeconomia

Dissertações: Micro E Macroeconomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  2.828 Palavras (12 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

A finalidade desta produção textual é demonstrar de uma forma ampla, clara e objetiva, assuntos relacionados à microeconomia e macroeconomia, dentro das suas diferenças e inter-relações. Bem como, explorar os métodos quantitativos à gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente. Assim, também, foi exposto o conceito de ética empresarial, inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes ao estímulo de consumo, abordando o problema do consumo exacerbado da população, bem como, a indução das empresas a esse consumo, proporcionando uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial e expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, equiparando com as ações sociais que são realizadas pelas empresas.

.

Atividade 01 - Microeconomia e Macroeconomia

A economia tem como conceito ser: “Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.” (MOREIRA, César Augusto B., 2011). Propõe soluções para as dificuldades vigentes a sua época e no contexto que esta inserida. Esta por sua vez é dividida em dois pontos de vista, a microeconomia e macroeconomia.

A microeconomia analisa a interação dos agentes econômicos no mercado, adotando o princípio organizador do comportamento racional da pessoa, definindo de forma restrita a otimização das escolhas, que é realizada por cada individuo para alcançar os seus objetivos almejados. Este tem uma visão reducionista, reduz até alcançar o nível de um individuo, agregando a soma do comportamento dos indivíduos para explicação dos movimentos sociais como um todo. É vista como pequenas unidades econômicas, como empresas e consumidores submetidos a frequentes mudanças.

A macroeconomia possui um modelo fundamentado no modelo da microeconomia, esse modelo permite a compreensão do papel da política monetária, possibilitando detectar possíveis fontes de instabilidade. O ciclo econômico se alterna em época de resseção e de aquecimento. As variáveis centrais são: inflação, taxa de juros e taxa de câmbio.

a) Inflação

A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade de preços. No sentido literal, o termo inflação significa o efeito de inflar ou inchar.

Uma das causas da inflação é o aumento da emissão de papel-moeda pelo Governo para cobrir os gastos do Estado. Quando isso acontece, há um maior volume de dinheiro em circulação no mercado, mas não houve criação de riqueza ou aumento de produção. Nestes casos, é exigida maior quantidade de dinheiro para adquirir a mesma quantidade de produto e consequentemente, o seu preço.

Em economia, é um conceito que designa o aumento continuado e generalizado dos preços dos bens e serviços, isto é, o aumento de preços é verificado na grande maioria dos bens e não só em alguns. Segundo o jornal o Globo “Preço do imóvel pronto sobre o dobro da inflação. O preço de venda do metro quadrado dos imóveis prontos, a maioria usados, e anunciados na internet, subiu, em média 1,2% em agosto, depois de ter aumentado 1,1% em julho, segundo o Índice FipeZAP (Fernando Moraes/Veja São Paulo). O indicador apura as cotações em dezesseis cidades. Em doze meses até agosto, o aumento acumulado foi de 12,3%, praticamente o dobro da inflação do período, medida pelo IPCA-15 (6,15%)”.

Pelo que pude perceber é que há uma acentuada diminuição do poder de compra, devido a vários fatores, como por exemplo, o rendimento salarial que não sofre alteração.

b) Taxa de Juros

Taxa de Juros representa a razão entre o juro e o capital (J/C). O cálculo da taxa de juros é responsável pela observação da rentabilidade de uma operação financeira, sendo indispensável para a tomada de decisão de investimentos.

Normalmente é representada em forma percentual. Um valor percentual é um valor que representa a taxa de juros para um capital de 100 u.m. Para efeito de cálculo sempre é utilizado a taxa unitária, que é aquela que resulta diretamente no juro de um período, quando multiplicada pelo capital.

As taxas de juros têm basicamente a finalidade de estipular o custo do dinheiro no tempo, seja em uma operação de empréstimo, seja em uma aplicação financeira.

Segundo o Portal de Notícia G1 “A taxa média do cheque especial e do empréstimo pessoal apresentaram leve alta em julho, conforme aponta pesquisa da Fundação Procon – SP, no dia 11 de agosto de 2013. No caso do empréstimo pessoal, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 5,23% ao mês, taxa superior à registrada no mês anterior, de 5,22% ao mês. A única alta verificada nessa modalidade de crédito foi no Banco do Brasil, que alterou de 4,27% para 4,32% ao mês”.

Se o gerente de crédito de um banco tem a possibilidade de conceder uma linha de crédito para uma de duas empresas, e sabe que uma delas está disposta a pagar uma taxa de juros maior, digamos, devido a um problema emergencial, ele irá propor a outra a mesma taxa de juros, já que não irá conceder um empréstimo a taxa menor do que aquela que pode cobrar para outro cliente (é importante destacar que nesse exemplo está sendo considerado que o nível de risco das duas empresas é o mesmo, já que o banco poderia conceder um empréstimo a uma taxa menor, se considerasse o risco da operação também menor).

c) Taxa de Câmbio

Taxa de Câmbio é o preço de uma moeda estrangeira em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. No Brasil estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente utilizada seja a dessa moeda. Assim quando dizemos, por exemplo, que a taxa de câmbio é 1,80, significa que um dólar dos Estados Unidos custa R$ 1,80. A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação à outra. As cotações apresentam taxas para compra e para a venda da moeda, as quais são referenciadas do ponto de vista do agente autorizado a operar no mercado do câmbio pelo Banco Central.

De acordo com o jornal Estadão “O mercado de câmbio doméstico abriu nesta quinta-feira, dia 05/09, com dólar em alta. A cautela se mantém entre os agentes financeiros devido à pesada agenda diária, o persistente risco de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com