TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro E Macroeconomia

Trabalho Universitário: Micro E Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  3.317 Palavras (14 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução...

No nosso dia-a-dia deparamo-nos com problemas econômicos. Quando escolhemos apanhar o comboio em vez do carro tomamos uma decisão econômica. Quando decidimos comprar batatas em vez de cereais tomamos uma decisão econômica. Este ciclo amplia-se indefinidamente. Os nossos governantes, as empresas e comerciantes, todos nós somos agentes econômicos. E, por mais que queiramos teremos sempre que tomar decisões econômicas. A economia debruça-se precisamente sobre o estudo destes fenômenos. A ciência econômica desdobra-se em dois grandes ramos: a Macroeconomia e a Microeconomia, os quais veremos agora...

A Microeconomia...

A Microeconomia é o estudo do comportamento econômico individual de consumidores, e firmas bem como a distribuição da produção e rendimento entre eles. Considerada a base da moderna teoria econômica, pois estuda suas relações fundamentais.

Conceitos

A microeconomia ou teoria dos preços, analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço. É denominada desta maneira, uma vez que postula à articulação e coordenação das ações dos produtores e consumidores, através do sistema de livre funcionamento dos preços.

O papel do trabalhador

O trabalhador oferece a mão-de-obra em troca do lucro R$ para aquisição de bens, utilizando assim seu salário para gastos necessários ou não, exerce portanto sua função posterior de consumidor.

O papel do consumidor

O consumidor é aquele trabalhador que custeia seu modo de vida com o lucro obtido na empresa, e utiliza sua renda para bens necessários e para o lazer.

O papel da empresa

A empresa por sua vez tem a função de analisar a demanda do mercado produzindo assim o suficiente para suprir a necessidade do mesmo.

A hipótese coeteris paribus

Para analisar um mercado específico, a Microeconomia se vale da hipótese de que tudo permanece constante (em latim, coeteris paribus). O foco de estudo é dirigido apenas àquele mercado, analisando-se o papel que a oferta e a demanda nele exercem, supondo que outras variáveis interfiram muito pouco, ou que não interfiram de maneira absoluta.

Sabemos, por exemplo, que a procura de uma mercadoria é normalmente mais afetada por seu preço e pela renda dos consumidores. Para analisar o efeito do preço sobre a procura, supomos que a renda permanece constante (coeteris paribus); para avaliar a relação entre a procura e a renda dos consumidores, supomos que o preço da mercadoria nunca varia.

A grande questão na Microeconomia, que inclusive é a origem das diferentes correntes de abordagem, reside na hipótese adotada quanto aos objetivos da empresa produtora de bens e serviços.

A análise tradicional supõe o princípio da racionalidade, segundo o qual o empresário sempre busca a maximização do lucro total, otimizando a utilização dos recurso de que dispõe. Essa corrente enfatiza conceitos como receita marginal, custo marginal e produtividade marginal em lugar de conceitos de média (receita média, custo médio e produtividade média), daí ser chamada de marginalista. A maximização do lucro da empresa ocorre quando a receita marginal iguala-se ao custo marginal.

Objetivos da empresa

A grande questão na Microeconomia, que inclusive é a origem das diferentes correntes de abordagem, reside na hipótese adotada quanto aos objetivos da empresa produtora de bens e serviços.

A análise tradicional e aquele em que o empresário sempre busca a maximização do

lucro total, otimizando a utilização dos recurso de que dispõe. Essa corrente enfatiza

conceitos como receita marginal, custo marginal e produtividade marginal em lugar de conceitos de média (receita média, custo médio e produtividade média), daí ser chamada de marginalista. A maximização do lucro da empresa ocorre quando a receita marginal iguala-se ao custo marginal. Geralmente a abordagem marginalista compõe a teoria microeconômica propriamente dita, pelo que é chamada de teoria tradicional, enquanto as demais abordagens são usualmente analisadas nas disciplinas denominadas teoria da organização industrial ou economia industrial.

Mercado

A microeconomia tem a função de examinar o comportamento dos agentes (tais como os agregados familiares e as firmas) e as suas interações em mercados específicos, considerando a escassez de recursos e a regulação governamental. Um determinado mercado pode ser para de um produto, por exemplo milho, ou de serviços de um fator de produção, por exemplo, os serviços de um pedreiro.

A teoria considera agregado de uma quantidade demandada por compradores e quantidade ofertada por vendedores para cada preço possível por unidade. A microeconomia une esses dois aspectos para descrever como o mercado pode atingir o equilíbrio entre o preço e a quantidade negociada ou explicar as variações do mercado ao longo do tempo.

Produção, custo e eficiência

Em microeconomia, produção é um processo que usa insumos para criar produtos, destinados ao comércio ou ao consumo. O custo de oportunidade está relacionado com o custo econômico: é o valor da melhor alternativa dispensada, quando se tem que fazer uma escolha entre duas ações desejadas. O custo de oportunidade é um fator que garante a utilização eficiente dos recursos escassos, pois o custo é ponderado face ao valor gerado, no momento de decidir aumentar ou reduzir uma atividade. As entradas para o processo de produção incluem fatores de produção básicos como o trabalho, capital e terra. A eficiência econômica pode aumentar se conseguirmos obter um maior resultado sem aumentar os recursos usados, ou seja, se conseguirmos reduzir o “desperdício”.

Oferta e Demanda

A teoria de oferta e demanda explica os preços e as quantidades dos bens transacionados numa economia de mercado e as respetivas variações. Na teoria microeconômica em particular, refere-se à determinação do preço e quantidade num mercado de concorrência perfeita. Tem tido um papel fundamental na construção modelos para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com