TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro E Macroeconomia

Trabalho Escolar: Micro E Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.779 Palavras (8 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com o objetivo de mostrar de maneira clara e objetiva situações do universo administrativo, abordando assuntos relacionados á macroeconomia e microeconomia, explorando os métodos quantitativos, seus conceitos estatísticos e como eles se aplicam na gestão empresarial. Também foi falado a respeito da ética empresarial, como seus valores e costumes se alteram na organização social e as mais diversas estratégias usadas no intuito de aumentar o consumismo da população, mantendo uma gestão ética nas organizações e proporcionando uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial.

DESENVOLVIMENTO

“A INFLAÇÃO é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Inflação é o oposto de deflação. Índices de preços dentro de uma faixa entre 2 a 4,5% ao ano é uma situação chamada de estabilidade de preços. Inflação "zero" não é o que se deseja, pois pode estar denunciando a ocorrência de uma estagnação da economia, momento em que a renda e, consequentemente, a demanda, estão muito baixas, significando alto desemprego e crise. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Como no exemplo: “Mercado Financeiro eleva estimativa de inflação para 2013 e 2014". Os economistas do mercado financeiro elevaram, na semana passada, sua previsão para o comportamento da inflação neste ano e em 2014. Percebe-se que em se tratando de números as previsões e estimativas do mundo financeiro estão sempre em constante mudança”.

“TAXA DE JUROS, na economia e nas finanças, diz respeito ao custo de um crédito ou à rentabilidade das poupanças (permite saber quanto rende uma poupança). Trata-se, por conseguinte, de um termo que permite fazer alusão ao valor, à utilidade, ao proveito ou ao ganho de algo. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Como no exemplo: “Taxa de Juros para pessoa física sobe de novo e é a mais alta em 15 meses.” Os juros bancários médios dos empréstimos para pessoas físicas subiram pelo terceiro mês seguido em agosto. A notícia ainda nos revela uma curiosidade, que a Taxa de Juros para Pessoa Jurídica e Física são diferenciadas.”

“TAXA DE CÂMBIO, é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação à outra. As cotações apresentam taxas para a compra e para a venda da moeda, as quais são referenciadas do ponto de vista do agente autorizado a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Como no exemplo: “Taxa real de câmbio pouco afeta exportações, diz BC” Segundo Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central, as exportações brasileiras respondem mais às condições de demanda global do que às variações cambiais. "A evidência indica que as exportações brasileiras não seriam muito afetadas pela taxa de câmbio real".

Fica claro que as exportações não dependem diretamente da taxa de câmbio.

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

Medidas Descritivas

A análise descritiva se volta para o conhecimento dos dados em relação às suas principais características.

I. Medidas de Tendência Central

Uma medida de tendência central é um valor que representa uma entrada típica ou central, de um conjunto de dados. As três medidas de tendência central mais usadas são:

Média: a média de um conjunto de dados é a soma das entradas de dados dividida pelo número de entradas.

Moda: A moda de um conjunto de dados é aquela entrada que ocorre com maior frequência.

Mediana: a mediana de um conjunto de dados é o dado que fica no meio quando as entradas são colocadas em ordem crescente ou decrescente.

II. Medidas de Dispersão

Medida de dispersão é um conceito da matemática utilizado para um estudo descritivo de um conjunto de dados numéricos qualquer, que visa determinar a variabilidade (ou dispersão) dos dados em relação à medida de localização do centro da amostra em análise. Exemplos:

Variância

Define-se a variância, como sendo á medida que se obtém somando os quadrados dos desvios das observações da amostra, relativamente à sua média, e dividindo pelo número de observações da amostra menos um.

Desvio-padrão

Uma vez que a variância envolve a soma de quadrados, a unidade em que se exprime não é a mesma que a dos dados. Assim, para obter uma medida da variabilidade ou dispersão com as mesmas unidades que os dados, tomamos a raiz quadrada da variância e obtemos o desvio padrão:

O desvio padrão é uma medida que só pode assumir valores não negativos e quanto maior for maior será a dispersão dos dados.

III Técnicas de Amostragem

Os métodos de Amostragem Probabilísticos são preferíveis quando o utilizador pretende extrapolar com confiança para o Universo os resultados obtidos a partir da amostra. Neste tipo de amostragem é possível demonstrar a representatividade da amostra assim como calcular estatisticamente o grau de confiança com o qual as conclusões tiradas da amostra se aplicam ao Universo. Os métodos de Amostragem Casual, Probabilísticos ou Aleatórios mais utilizados são os seguintes:

Amostragem Aleatória Simples

Todos os elementos da população ou subpopulação tem a mesma probabilidade de serem selecionados, assim também todas as amostras possíveis.

Amostragem Aleatória Sistemática

É a forma pela qual, a partir da seleção de um primeiro elemento, fazem-se as próximas seleções por meio de um critério sistemático até se obter o número de elementos desejados para a amostra.

Amostragem Aleatória Estratificada

É a separação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com