TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro E Macroeconomia

Dissertações: Micro E Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivos realizar uma análise em relação aos aspectos referentesà baixa inovação tecnológica da Microsoft diante da competitividade do mercado da informática que vem evoluindo de forma rápida e com isso ganhando mais adeptos a produtos portáteis de fácil acessibilidade. Daí a necessidade de a empresa desenvolver produtos desse nível com novos aplicativos que tornem seus produtos mais avançados em relação aos seus concorrentes.

Para este estudo abordaremos algumas questões que proporcionarão uma analise crítica e baseadas na necessidade de estratégias que visam à empresa Microsoft suprir a nova demanda do mercado, uma vez que seus produtos atuais, os PCs,têm perdido espaço para aparelhos mais portáteis.

Estas questões ajudarão a evidenciar que alguns aspectos são indispensáveis quando se tratar de reerguer uma empresa e a colocar em lugar de destaque diante de suas concorrentes. Abordaremos alguns pontos estratégicos que tendem a favorecer avanços a uma empresa a elevando ao sucesso. A saber, trataremos de assuntos como: pesquisa de mercado; marketing; comunicação; e, processo de negociação. Ferramentas estas usadas para diminuir os riscos de crise organizacional. Do mesmo modo, este tema requer atenção uma vez que está relacionada à conquista econômica e desempenho empresarial já que se trata da Microsoft uma das maiores empresas do ramo da tecnologia.

ATIVIDADES PROPOSTAS

PESQUISA DE MERCADO

1. Veja esta parte do texto: "Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo", diz Staten, da Forrester. Entretanto, como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos, em maioria, resistentes a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição.

Após os conceitos que você aprendeu em aula e na webaula sobre Pesquisa de Mercado, o que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema levantado nesse trecho do texto?

A empresa Microsoft é sem duvidas uma das maiores no ramo da tecnologia e que produz os mais modernos sistemas de computadores. No entanto tem perdido espaço no mercado para produtos mais modernos e portáteis, uma vez que os consumidores têm buscado por agilidade e informação em todo lugar.

Assim, a empresa tem perdido a concorrência necessitando aperfeiçoar e desenvolver novas estratégias que visam agradar a este novo consumidor sem perder os já existentes. É preciso saber os desejos do público, determinar um público algo e investir em seus antigos clientes para que consigam voltar a obter o lugar de destaque ocupado pela empresa.

Com base nos estudos realizados para este trabalho verificou-se que pesquisa de mercado tem como conceito identificar e solucionar problemas. Dessa forma, a Microsoft deve realizar pesquisas de mercado com o intuito de obter respostas das necessidades do consumidor em relação a esta nova linha de tecnologia portátil. Apenas palpites não são suficientes para a ascensão da empresa, ao novo CEO e fica a missão de desenvolver pesquisas e planejamentos a partir da coleta de dados para melhor sua linha de produtividade e alcançar seus consumidores-alvos.

2- Na sua opinião, porque a Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes? O que faltou para a empresa?

Qualquer empresa que pretende obter lucros necessita manter uma linha de pesquisa e planejamentos que estejam avançando ao passo que os consumidores avançam, neste aspecto faltou a Microsoft esses avanços estratégicos, pois enquanto o mundo evoluía rapidamente em questão de tecnologia portátil a empresa estagnou e arriscou em continuar a desenvolver programas para PCs que estão caindo em desuso. A comodidade oferecida pelos smartphones, iphone e tabletes conquistaram espaços.

A estagnação da empresa optando pelo velho sistema de computadores a fez perder espaço no atual mercado. Faltou ainda, inovação de novos equipamentos, produtos e serviços, para que fosse possível ampliar sua nova linha de clientes, e conseguir manter os clientes mais conservadores, assim, se tornaria mais competitiva frente à suas concorrentes.

Portanto, faltou a empresa a ambição de oferecer no mercado produtos que fossem além dos oferecidos pelos seus concorrentes, uma vez que está um passo à frente é sempre indispensável para quem almeja ser a primeira competitividade e lucros financeiros.

MARKETING

1- Veja esta parte do texto: "Em sentido oposto, os dispositivos móveis não param de crescer. Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidade sao longo de 2013, um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50%. Contudo, a Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a e-mails para o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir à chegada do iPhone e do sistema operacional Android." Um dos conceitos de marketing estudados, de Kotler, fala exatamente sobre isso: estar atento aos concorrentes. Qual é esse conceito?

O conceito adotado por Kotler que melhor determina a situação da Microsoft no que diz respeito aomarketingé o conceito de marketing estratégico, pois as estratégias é sem duvidas o grande passo a ser adotado por qualquer empresa que visa está à frente de seus concorrentes.

É preciso antecipar as estratégias da concorrência para que seus produtos estejam além destes, ou seja, é fundamental uma linha de pesquisa para manter-se sempre atualizada e com novasideias mostrando seu diferencial no mercado.

Sabe-se que a Microsoft tem perdido espaço junto ao consumidor de produtos tecnológicos que se encontra cada vez mais exigente e inquieto por mudanças que visam facilitar suas vidas. O resultado desses avanços tecnológicos na sociedade resulta na grande aquisição de aparelhos de celulares e tabletes vendidos nos últimos anos. Surge, assim, a necessidade de as empresas deste ramo estarem sempre desenvolver planos estratégicos visando à liderança do mercado, pois a concorrência depende dos preços mais, principalmente, da qualidade do produto.

2- Ainda que haja muita prestação de serviços, um computador é um produto, com características muito peculiares. Qual a definição de produto, segundo nossas aulas?

De acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com