TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro E Macroeconomia

Artigo: Micro E Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Este presente trabalho tem o objetivo de demostrar de maneira ampla, clara e concisa ideias pertinentes ao campo inicial básico e de um contexto geral da área de administração de empresas e dos fundamentos econômicos, englobando os assuntos relacionados a microeconomia e macroeconomia dentro das suas diferenças, pressupostos e relações.

Estudar e explorar de forma relativa sobre os Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Empresarial, e a relação dos mesmos com o grau de importância dentro do ramo das ciências econômicas, juntamente com seus diferentes graus de complexidade, buscando a formação de um conceito sólido, buscando compreender detalhadamente como ocorre o processo dentro e fora das empresas.

Também será explanado sobre o conceito de Ética, Política e Sociedade inserido no âmbito e contexto do funcionalismo do sistema empresarial e as fronteiras de relacionamento, onde ética definida pela postura que o homem deve adotar diante da sociedade, e política por vez está relacionada a uma gama de relações de valores e princípios que serão sempre discutidos em quaisquer pautas.

Abordaremos sobre problematização dos sistemas financeiros, do avanço da globalização e de certa forma, buscar proporcionar uma visão mais ampla dos fatores econômicos no ambiente empresarial e social. Transparecendo o posicionamento da sociedade no que diz respeito ao ambiente consumista e capitalista que vivenciamos na atualidade, comparando com as ações, planejamentos e métodos sociais que as empresas buscam realizar.

DESENVOLVIMENTO

Microeconomia e Macroeconomia

Micro economia é o ramo das Ciências Econômicas “voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo representadas pelos indivíduos e/ou famílias; ao estudo das empresas, suas respectivas produções e custos; e, ao estudo da produção e preços dos diversos bens, serviços e fatores produtivos” (Garófalo, 1998, p. 69). Dentro dos estudos da micro economia se destacam a oferta, a demanda, o equilíbrio de mercado, as estruturas de mercado, teria da firma e teoria do consumidor.

Macro economia é o ramo das Ciências Econômicas que estuda os agregados econômicos (como o produto, a renda, o consumo, o investimento, as exportações, as importações por exemplo), seus comportamentos e as relações que guardam entre si. (BACHA, Carlos José Caetano).

A inflação é o conceito econômico que representa o aumento persistente e generalização de cestas de produto em um país ou região durante um período de tempo.

“Entre as 20 mais poderosas economias do mundo, o Brasil ostenta hoje a quinta maior inflação medida em 12 meses – 6,09%, conforme divulgou o IBGE nesta sexta-feira. O índice nacional fica atrás apenas dos 25,0% da Argentina; dos 10,8% da Índia; dos 8,6% da Indonésia; e dos 6,4% de África do Sul e Rússia.

O Brasil tem somente a 56ª economia mais competitiva do mundo atualmente, após perder oito posições em ranking divulgado neste ano. Para Carlos Rodofolfo Schneider, coordenador do Movimento Brasil Eficiente, a inflação nacional explica em grande parte o atual momento.”

(http://blogs.estadao.com.br/, 06/09/2013.)

Podemos observar que a inflação infringe diretamente na economia de um país, e já foi o grande drama na economia brasileira, hoje ela está na ponta desse processo, onde apesar da percentagem, a relação do crescimento da mesma é de quase três vezes maior que o ritmo de crescimento da produção de serviços e bens, dai portanto, a elevada importância da mesma dentro do contexto macro econômico e relativo no mercado nacional.

A taxa de juros representa a razão entre o juro e a capital, sendo que trata-se de um índice utilizado em finanças para registrar o custo a ser incorporado em um crédito ou rendimento de uma poupança. Trata-se de um termo que permite fazer referência ao valor, à utilidade, ao proveito ou ao ganho de algo, onde a mesma pode ser fixa ou variável, dependendo da circunstancia, podendo se adaptar de acordo com a inflação ou a taxa de câmbio, dentre outros variáveis.

“O Brasil voltou a ostentar os maiores juros básicos do mundo. Ontem, o Banco Central (BC) decidiu elevar em 0,5 ponto percentual a Selic, que passa para 9,5% ao ano, a partir desta quinta-feira (10/10). Descontada a inflação projetada para os próximos 12 meses, o país tem uma taxa de 3,5%, ficando à frente de economias como Chile, China e Índia no ranking global.”

(http://www.correiobraziliense.com.br/, 10/10/2013.)

Com o aumento da taxa de juros a tendência é um esfriamento na economia nacional, provocando uma queda no consumo e influenciando indiretamente nos investimentos.

A taxa de câmbio é o preço de uma unidade de moeda estrangeira medido em unidades ou frações da moeda nacional,

“No último dia do mês, o dólar fechou em queda de 1,82% frente ao real a R$ 2,2160, acompanhando o movimento de desvalorização da moeda americana no exterior, que foi acentuada no mercado local pela disputa pela formação da Ptax de setembro, que servirá de referência para o vencimento de contratos futuros amanhã. Com isso, o dólar encerrou o mês com queda de 7,09% frente ao real, acumulando ainda alta de 8,47% no ano.”

(http://www.valor.com.br/, 30/09/2013.)

Do ponto de vista positivo, quando a taxa cambial aumenta, por exemplo, os bens e serviços exportados por empresas nacionais têm os seus preços reduzidos no mercado internacional, tornando-os mais competitivos e incentivando o aumento então a demanda nacional, gerando assim mais oportunidades de trabalho. Já do lado negativo, as nossas importações ficam mais caras, e os negócios de peças, componentes ou produtos importados, tendem a diminuir.

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Empresarial

Diante da realidade que vivenciamos na área empresarial, uma gama de informação, acessos, programas, informações e dados, propicia por sua sua vez uma exigência enorme na questão do controle dos processos de trabalho, na relação custo-benefício, no controle e análise da empresa em geral, metas, pesquisas, estudos, parte daí o principio dos Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Empresarial, na busca de organizar e gerenciar os recursos financeiros, humanos e de controle na área empresarial, onde nesse setor, dentro dessa área existem três colunas base que são as medidas descritivas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com