TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro Empresa

Trabalho Escolar: Micro Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 6

11º etapa

Como se define Micro e Pequena Empresa?

Desde os anos 90, grandes empresas instaladas no Brasil, acompanhando uma tendência mundial, incentivaram o processo de terceirização de áreas que não são consideradas essenciais para o seu negócio. Assim, começaram a surgir empresas de segurança patrimonial, de limpeza geral. O Estatuto da Micro e Pequena do Brasil, de 1998, já começou a facilitar essa política empresarial.

As pequenas e médias empresas (PME) e microempresas têm grande importância socioeconômica no Brasil no que diz respeito à distribuição de empregos e renda. Segundo os dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1994, quando o instituto fez um estudo aprofundado sobre a estrutura produtiva das empresas brasileiras, as

PME eram então responsáveis por 34,83% dos empregos brasileiros e as microempresas por 23,66% (SEBRAE, 2001).

Não existe critério único universalmente aceito para definir as microempresas e PME. Vários indicativos podem ser utilizados para a classificação das empresas nas categorias micro, pequena, média e grande, mas eles não podem ser considerados completamente apropriados e definitivos para todos os tipos de contexto.

Quais os desafios do micro e pequeno empreendedor?

Apesar do sonho do seu próprio negócio ser um dos discursos mais comuns entre assalariados brasileiros, ser empreendedor (seja micro ou pequeno) é uma atividade que ainda tem vários percalços no caminho.

O financiamento e o apoio às microempresas e às PME é uma questão complicada e difícil que, ainda hoje, interessa aos governos. Este é o caso do Brasil, onde o governo é embalado atualmente por uma grande onda de valorização destas empresas. Por meio do

incentivo ao desenvolvimento destas empresas, tem-se em vista a melhoria da taxa de emprego, da distribuição da renda e, mais globalmente, do desenvolvimento nacional.

Um dos maiores desafios é a falta de apoio e incentivo às pequenas empresas no que diz respeito à linha de crédito. A burocracia e as exigências com relação às garantias para que as mesmas possam ter acesso ao crédito é desanimadora, principalmente se partimos do princípio de que, quando se inicia um pequeno negócio, as maiorias dos empreendedores não possuem tanto capital para investir. As grandes concorrentes que já dominam o mercado dificultam as coisas, pois como atuam no mercado há algum tempo, têm a preferência e a simpatia dos investidores. O que, fatalmente, não ocorre com os principiantes.

Esforços significativos neste campo foram marcados pela sanção de várias leis federais brasileiras a partir dos anos 80. As principais leis a estabelecer critérios básicos para a definição da micro, da pequena e da média empresas

Quais são os riscos de abrir um novo negócio?

Um dos principais problemas das pequenas e micro empresas brasileiras é a sua vida curta. Levantamento do Sebrae, feito entre 2000 e 2002, mostra que metade das micro e pequenas empresas fecha as portas com menos de dois anos de existência.

Quanto ao impacto, a maioria das pessoas acha que ele é o que se perde ao enfrentar uma situação. Mas o empreendedor considera impacto a diferença entre o que se ganha e o que se pode perder, se algo der errado. O impacto mede os resultados de assumir um risco, que pode ser positivo ou negativo. Assim, andar em um quarto escuro representa o risco de tropeçar e se machucar. Ninguém faria isso a troco de nada. Mas, se a luz tiver acabado e a vela estiver guardada naquele quarto, o benefício de ter um pouco de luz poderá compensar a probabilidade alta de tropeçar. Tanto o impacto como a probabilidade são relevantes na determinação do grau de risco.

Na prática, risco é igual à probabilidade do problema acontecer multiplicada pelo estrago que ele pode causar. Como existem alguns problemas com probabilidade considerável de acontecer com qualquer empresa, seguem algumas dicas sobre como diminuir seu impacto e, consequentemente, o risco.

Não existe negócio que seja cem por cento seguro. O grande desafio do empreendedor é conhecer os riscos ligados a cada modelo de negócio e procurar minimizá-los.

2º Etapa

Tabela Estrutura capital

Participação de capital de terceiros Quanto à empresa tomou de capitais de terceiro para cada $ 100,00 de Capital Próprio.

Composição de

Endividamento Qual o percentual de obrigações a curto prazo em relações às obrigações totais.

Imobilização do

Patrimônio Líquido Quanto à empresa aplicou no Ativo

Permanente para cada $100,00 de

Patrimônio Líquido.

Imobilização de

Recursos não

Correntes Que percentual de Recursos não

Correntes (PL e ELP) foi destinado ao Ativo Permanente.

Como administrar e qual a importância do

Capital de giro da Micro e Pequena Empresa?

O capital de giro está diretamente associado às fontes, as quais a empresa necessita para financiar seu crescimento. O capital de giro está também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com