TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micronutrientes, vitaminas

Tese: Micronutrientes, vitaminas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Tese  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 6

MICRONUTRIENTES

Vitaminas

Nutrientes orgânicos, requeridos em pequenas quantidades para manter o crescimento e o metabolismo normais, são chamados VITAMINAS.A maioria das vitaminas não é sintetizada pelo corpo e precisa ser ingerida no alimento.

Vitaminas Lipossolúveis

As vitaminas lipossolúveis são absorvidas juntamente com os lipídios e a sua absorção necessita da presença de bílis (secreção produzida pelo fígado que atua na digestão dos lipídeos) e do suco pancreático (secreção produzida pelo pâncreas que atua na digestão de macronutrientes). São transportadas através do sistema linfático para o fígado através das lipoproteínas e são posteriormente armazenadas nos tecidos.

 Vitamina A

Função: A vitamina A é necessária para um desenvolvimento adequado, desempenhando um papel fundamental no crescimento, desenvolvimento ósseo, mecanismos imunológicos, na reprodução e na diferenciação de tecidos. É também necessária para a síntese de rodopsina na retina (necessária para a visão noturna).

Deficiência: Os sintomas de deficiência são: distúrbios da visão noturna, perda de integridade da pele e das membranas mucosas, perda de apetite, inibição de crescimento, malformações ósseas, perda de paladar, entre outros. As consequências que põem advir da carência de vitamina A são: cegueira noturna, xeroftalmia, infecção e alterações cutâneas.

Excesso: Ocorre com doses de 25.000 UI/kg diários por 6-15 meses. Pode ocorrer perda de cabelo, secura nas membranas mucosas, febre, insônia, fadiga, perda de peso. Fraturas ósseas, anemia e diarreia.

Fonte: Cenoura, Batata-doce, Espinafres, Couve-galega, Agrião, Manga, Couve portuguesa, Pimento, Grelos de nabo, Damasco, Grelos de couve, Brócolos, Diospiro, Meloa, Melão, Couve Lombarda, Abóbora, Papaia, Fígado, Creme vegetal, Gema de ovo, Natas, Queijo, Pimentos, Rim, Leite

 Vitamina D

Função: A vitamina D desempenha funções ao nível da imunidade, reprodução, secreção de insulina e diferenciação dos queratócitos (células que integram a epiderme, uma das camadas da pele). Está também envolvida no transporte ativo de fosfato no intestino e na homeostase do cálcio (em conjunto com a hormona paratiroideia pode provocar perda de cálcio nos ossos e aumentar a reabsorção renal de cálcio e fosfato).

Deficiência:A utilização defeituosa de cálcio pelos ossos leva ao raquitismo, nas crianças, e a osteomalacia, nos adultos. Possível perda de tônus muscular

Excesso: Aumento de cristais de cálcio na corrente sanguínea. Isso pode levar a doenças renais, gota e até mesmo doenças cardíacas.

Fontes: São peixes, óleo de fígado de bacalhau, atum, Leite, Iogurte, queijos, carne, gema do ovo. A luz solar também e uma fonte de vitamina D.

 Vitamina E

Função: A vitamina E desempenha função antioxidante: previne ou inibe o catabolismo de certos ácidos graxos que ajudam a formar as estruturais celulares e protege as membranas celulares da ação prejudicial dos radicais livres.

Deficiência: Oxidação celular, afetação dos sistemas reprodutor, neuromuscular e vascular, diminuição de reflexos, coordenação.

Excesso: Compromete a utilização de outras vitaminas.

Fontes: Óleos vegetal, Óleo de milho, Avelã, Amêndoa, Margarina, Óleo de soja, Óleo de amendoim, Azeite, Pinhão, Amendoim, Noz, Pistáchio.

 Vitamina K

Função:Coezima essencial para a síntese de diversos fatores de coagulação pelo fígado, incluindo a protrombina.

Deficiência: A carência de Vitamina K é rara, no entanto está normalmente associada a mal absorção lipídica ou destruição da flora intestinal, originando perdas hemáticas (sanguíneas) elevadas.

Excesso: Dispneia, tumor, dores no tórax.

Fontes: Suas fontes alimentares incluem espinafre, couve flor, repolho e fígado.

Vitaminas hidrossolúveis

 B1

Função: Está envolvido na liberação de energia dos carboidratos, gorduras e álcool

Deficiência: Beribéri (dor e paralisia das extremidades, alterações cardiovasculares e edema), anorexia, indigestão, constipação, atonia gástrica, secreção insuficiente de ácido clorídrico, fadiga, apatia geral, enfraquecimento do músculo cardíaco, edema, insuficiência cardíaca e dor crônica no sistema musculoesquelético (fibromialgia).

Excesso: Pode interferir na absorção de outras vitaminas do complexo B.

Fontes: Gérmen de trigo, ervilha, levedura, cereais matinais fortificados, amendoim, fígado, batata, carne de porco e gado, fígado, grãos e leguminosas.

 B2

Função: Disponibiliza a energia dos alimentos, crescimento em crianças, restauração e manutenção dos tecidos.

Deficiência: Queilose (rachaduras nos cantos da boca), glossite (edema e vermelhidão da língua), visão turva, fotofobia, descamação da pele e dermatite seborreica.

Excesso: Não existe toxicidade conhecida.

Fontes:Iogurte, leite, queijo, fígado, rim, coração, gérmen de trigo, cereais matinais vitaminados, grãos, peixes oleosos, levedura, ovos, siri, amêndoa, semente de abóbora e vegetais.

 B3

Função: Necessário para a produção de energia nas células. Está envolvida nas ações das enzimas, incluindo o metabolismo dos ácidos graxos, respiração dos tecidos e para expelir toxinas.

Deficiência: Fraqueza, pelagra, anorexia, indigestão, erupções na pele, confusão mental, apatia, desorientação e neurite

Excesso: Não existe toxicidade conhecida.

Fontes: Carnes magras, fígado, peixes oleosos, amendoim, cereais matinais vitaminados, leite, queijo cogumelo, ervilha, vegetais folhosos verdes, ovos, alcachofra, batata e aspargos.

 B6

Função: Desempenha papel no sistema nervoso central.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com