TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Milho

Trabalho Escolar: Milho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 2

Milho Classificação

Segundo a Instrução Normativa MAPA nº 60 de 22/12/2011, define o milho como os grãos provenientes da espécie (Zeamays L.), sendo uma espécie anual, com ampla adaptação a diferentes condições de ambiente.

O milho é o cereal de maior volume de produção no mundo, com aproximadamente 960 milhões de toneladas. Estados Unidos, China, Brasil e Argentina são os maiores produtores, representando 70% da produção mundial.

A importância econômica do milho é caracterizada pelas diversas formas de sua utilização, que vai desde a alimentação animal até a indústria de alta tecnologia. De importância mundial, constitui um dos principais insumos para o segmento produtivo, sendo utilizado com destaque na ração de animais, em especial na suinocultura, na avicultura e na bovinocultura de corte, tanto na fora in natura, como na forma de farelo, de ração ou de silagem. Na alimentação humana, o milho é comumente empregado na foram in natura, como milho verde, e na forma de subprodutos , como pão, farinhas e massas ( BULL et al., 1993).

A qualidade das sementes de todas as espécies compreende a interação de uma serie de atributos da natureza genética, fisiológica, física e sanitária. Os principais tipos de defeitos em grão de milho descritos na norma de padronização (BRASIL, 2011), estão relacionados com: grãos ardidos, germinados, gessados, preto, fermentados, mofados, carunchados, manchados, descoloridos ou quebrados.

Portanto, este trabalho teve como objetivo de avaliar as amostras de milho em dois critérios: teor de classificação e umidade.

O objetivo da classificação é definir parâmetros de qualidade e identidade (formato, coloração, consistência) que são obrigatórios para o apoio à comercialização da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) como Aquisições do Governo Federal (AGF) e Prêmio de Escoamento da Produção (PEP) e nas exportações e importações do grão.

O milho é classificado em três tipos: 1,2 e 3, de acordo, principalmente, com o índice de grãos avariados (ardidos, chochos, imaturos, fermentados, germinados, gessados ou mofados). Também são considerados aqueles que estão carunchados, quebrados, com matérias estranhas ou impurezas, entre outros itens. O tipo 1 é o que apresenta a menor quantidade de grãos com defeitos. O milho pode ser ainda classificado como Fora de Tipo ou Desclassificado.

A determinação de umidade presente nas sementes permite a escolha dos procedimentos de colheita, secagem, beneficiamento e armazenamento do grão, preservando a qualidade física, fisiológica e sanitária. Quando em elevado grau de umidade, está sujeito a deterioração, perda de capacidade de germinação e alteração de peso do produto comercializado (CAMPOS ET AL., 1996;NERY et., 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com