TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minimizar os erros no levantamento de dados para validar resultados na pesquisa

Por:   •  25/11/2016  •  Resenha  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

Minimizar os erros no levantamento de dados para validar resultados na pesquisa

Paulo Ricardo Condi

Esta resenha busca apresentar os dados obtidos através de um estudo de natureza descritivo-conclusiva do seguinte artigo: ROMEIRO, Maria do C.; PREARO, Leandro C.; SILVEIRA, Marco A.P.; NETO, João de P.R.Pesquisa  sobre Inovação Tecnológica: o possível viés da informação em levantamentos; Disponível em: Revista Brasileira de Inovação, Campinas (SP), 13 (1), p. 133-162,  janeiro/junho 2014.

Este estudo foi realizado com uma população alvo de 418 empresas de micro e pequeno porte do setor metal-mecânico da região do grande ABC, dentre um universo de 3 mil empresas.

Para a coleta de dados foi utilizado à entrevista pessoal com intuito de explorar aos seguintes questionamentos: Qual o grau de exatidão das respostas desses levantamentos que buscam medir a taxa de empresas inovadoras? E se ao utilizar uma metodologia de correção durante a realização deste levantamento os resultados são ou não diferentes dos resultados observados ou relatados pelos entrevistados.

As entrevistas foram conduzidas da seguinte forma: Primeiro o entrevistador fornecia o conceito de inovação em produto e processo baseado na definição do Manual de Oslo (OCDE, 2005) e depois era questionado se a empresa realizou alguma inovação em produto ou processo, se sim, a próxima pergunta era aberta para averiguar qual inovação foi implementada.

Para esse estudo as perguntas abertas do tipo expansão foram bem pertinentes visto que, as respostas coletadas poderiam ser posteriormente analisadas e assim verificar se as inovações relatadas são condizentes não só com o tipo correto de classificação de produtos ou processos como também se de acordo com a definição se ela realmente poderia ser considerada como inovação.

Após a coleta dos dados e a analise das respostas os resultados apresentados foram: Cerca de 161 empresas afirmaram ter realizado inovação em produto, porém após analise das declarações apenas 127 realmente realizou esse tipo de inovação.

Já das 174 empresas que afirmaram ter realizado a inovação em processos, após utilização desse método que busca minimizar a possibilidade de erro por parte do entrevistado em função da imprecisão conceitual sobre o que é inovação, ficou constato que apenas 153 empresas realizavam a inovação em processos.

Esse viés sobre as reais informações de um levantamento ficou evidenciado na pesquisa, visto que 16% das declarações relatadas pelos entrevistados não configuravam como inovações e 2,4% estavam classificados de forma equivocada.

Pode-se perceber a importância para um estudo a delimitação correta e formalizada de procedimentos que podem ser utilizados para apontar e corrigir o erro não amostral.

Sabe-se que muitas variáveis devem ser consideradas para se estabelecer a metodologia de pesquisa, também é de conhecimento que fatores subjetivos de entrevistador e entrevistado podem influenciar diretamente nos resultados, seja essa interferência consciente ou não.

Portanto observa-se que a utilização desse método para minimizar o erro não amostral contribui e muito para averiguar a realidade das empresas pesquisadas. Desta forma faz-se necessário a utilização de uma metodologia formalizada e que desempenhe o fundamental papel de validar as informações prestadas pelo entrevistado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com