TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER II - RELATÓRIO PARCIAL Levantamento de dados e pesquisa de campo para implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

Por:   •  25/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.706 Palavras (15 Páginas)  •  1.406 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

RELATÓRIO PARCIAL

POLO: CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

29/10/2015

Edlaine Santos da Rocha

RA : 1600337796

[pic 6]

SUMÁRIO

Introdução        

1. Levantamento de Campo        

1.1 Nomes do Negócio        

1.2 Razão e justificativa da escolha do nome        

1.3 Qualificações dos proprietários        

1.4 Pontos Fortes        

1.5 Pontos Fracos        

1.6 Breve Históricos        

1.7 Fundamentos da Organização:        

1.8 Fatores críticos (ou chave) de sucesso        

2.0 Produto/Serviço        

2.1 Logotipo        

2.2 Matéria-Prima        

    2.3 Instalações        

2.4 Localização        

2.5 Fluxograma        

3.0 Política Ambiental        

4.0 Análises para implantação de um Sistema de Gestão Ambiental        

4.1 Análises SWOT        

5.0 Considerações Finais        

6.0 Referências        

Introdução

Hoje em dia, o setor de beleza vem crescendo cada vez mais, e com isso os desempenhos das empresas se tornam lucrativos e estáveis. A maneira como as empresas realizam seus negócios define suamaior ou menor Responsabilidade Social e Ambiental.

A natura é a maior empresa de cosméticos no Brasil, desde sua fundação segue um padrão de sustentabilidade, além de ser uma das maiores empresas no seu ramo, não economiza quando se fala do investimento, qualidade de vida e benefícios. Havendo sempre comprometimento com a sociedade criando projetos e desenvolvimento sustentáveis, sendo aliado de uma boa gestão, estabilizando assim, sua marca. Em todo o mundo, as empresas estão despertando para a ideia de quê todos precisando ter seu papel fundamental na construção de um futuro melhor.

1. Levantamento de Campo

Uma das empresas brasileiras que mais investem em pesquisa e desenvolvimento. Em 2007, produziu mais de 225 milhões de unidades, que chegaram aos 50 milhões de consumidores, em cerca de 5 mil municípios brasileiros por meio de venda direta. A Natura também possui operações na Argentina, Chile, Peru, México, França e, mais recentemente, na Venezuela e na Colômbia.  No Brasil, as operações estão concentradas no Espaço Natura em Cajamar, São Paulo, que abriga um importante e moderno centro integrado de pesquisa, produção e logística. Possuí ainda unidades comerciais e de distribuição em Itapecerica da Serra, também em São Paulo, e Uberlândia e Mathias Barbosa, em Minas Gerais. Em setembro de 2006, inaugurou a primeira Casa Natura no Brasil, na cidade de Campinas, Estado de São Paulo.  Com o dia-a-dia dos negócios fortemente envolvido por crenças e valores, mantendo e desenvolvendo uma gestão socioambiental responsável, respaldada em dois pilares – um deles é a relação ética, transparente e com canais de diálogo abertos com os vários públicos que interagem com a companhia; o outro, a fixação de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável. São iniciativas que fazem parte do sonho de contribuir para a construção de um mundo melhor.

1.1 Nomes do Negócio

Natura Cosméticos S.A.

1.2 Razão e justificativa da escolha do nome

A razão pela qual escolhi a Natura é pelo fato da empresa já seguir uma linha de produtos sustentáveis e ser uma empresa que tem responsabilidade social e ambiental.

1.3 Qualificações dos proprietários

Roberto Lima - Presidente

Bacharelado e Graduado, Negócios,Fundação Getulio Vargas.

Antônio Luiz da Cunha Seabra - Membro do Conselho de Administração. Graduado em Economia, ocupou os cargos de superintendente da RemingtonRand do Brasil e gerente dos Laboratórios Bionat.

Pedro Luiz Barreiros Passos - É membro do Conselho de Administração da Natura e cofundador da empresa. Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com extensão em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Guilherme Peirão Leal - Um dos fundadores da Natura Cosméticos. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo.

Plínio Villares Musetti – É membro do Conselho de Administração. Graduado em Engenharia Civil e Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie.

Luis Ernesto Gemignani - Membro do Conselho de Administração (Membro Independente). Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Marcos de Barros Lisboa - Membro do Conselho de Administração (Membro Independente). É economista, PhD em Economia pela UniversityofPennsylvania.

Giovanni Giovanneli - Membro do Conselho de Administração (Membro Independente). É graduado pela Universidade Bocconi de Milão com um PhD em Economia pela American University de Washington e aluno no Programa OwnerandPresident Management (OPM) da Harvard Business School.

Silvia Freire Dente da Silva Dias Lagnado - Membro do Conselho de Administração (Membro Independente). É graduada em Economia 1986 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

1.4 Pontos Fortes

  • Liderança de Mercado no Brasil.
  • Estratégia de vendas diretas, estabelecendo forte relação com os consumidores.
  • Forte imagem da marca, ligada à Responsabilidade Social e Ambiental.
  • Utilização de refil em diversos produtos, reduzindo o preço para o consumidor e incentivando a facilidade à marca.
  • Atuações exclusivas em relação à Responsabilidade Social, como o Programa Carbono Neutro e a tabela Ambiental.
  • Tratamento das relações.
  • Portfólio de produtos completos

1.5 Pontos Fracos

  • Operações Internacionais não apresentam bons resultados.
  • Redução da fatia de mercado nos últimos anos.
  • Empresa de grande parte, havendo falta de agilidade e excesso de despesas.
  • Dificuldade em atender pequenos pedidos (demora nas entregas).
  • Redução da produtividade por consultora.

1.6 Breve Históricos

A Natura foi fundada em 28 de agosto de 1969 por Luiz Seabra. Economista de formação, Luiz Seabra decidiu abrir seu próprio negócio depois de trabalhar três anos para um pequeno laboratório fabricante de cosméticos, a Bionat. Lá ele amadureceu seu interesse e se aprofundou nos estudos de assuntos referentes a cosméticos terapêuticos da pele, tais como a fisiologia e a bioquímica. No ano de 1974 foi feita a escolha pelo modelo de vendas diretas. Em 1989, as quatro empresas que compunham o sistema Natura, originárias de parcerias com outros empreendedores, foram incorporadas à Natura Cosméticos. Em 1983, a Natura tornou-se uma das primeiras fábricas de bens de consumo contínuo a comercializar produtos com recargas ou refil. No período de 1990 a 1992 a empresa ganhou competitividade para enfrentar o mercado global com a integração de veteranos de multinacionais na diretoria. A expansão na América Latina se iniciou em 1994 através do Chile, Peru e Argentina. Em 1999, a Natura comprou o  fabricante de produtos fitoterápicos Flora Medicinal para aquisição de tecnologia na produção de produtos à base de plantas, seguindo sua estratégia de desenvolvimento de produtos baseados na biodiversidade brasileira. Hojeé uma das maiores marcas de cosméticos existentes no Brasil e na América Latina. Trazendo produtos inovados produzidos com elementos naturais encontrados na flora brasileira. Uma das líderes no setor de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal no Brasil. A partir do modelo de vendas direta, oferece oportunidades econômicas a mais de 1,3 milhão de consultoras Natura no Brasil, e de 400 mil nas Operações Internacionais, além de continuamente impulsionar o empreendedorismo social e ambiental. Pro meio da marca e do portfólio, a Natura busca aproximar dos clientes e incentivar mudanças de hábito e comportamentos mais sustentáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (374.7 Kb)   docx (76.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com