TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Miro E Macro Economia

Casos: Miro E Macro Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  4.059 Palavras (17 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 17

Conceitos Gerais da Economia

Os conceitos gerais atribuídos à economia visam o desenvolvimento de habilidades para melhor compreensão do contexto que envolve os princípios das necessidades humanas versus recursos produtivos.

O problema mais preocupante e que ganha ênfase na economia é a escassez, que está presente em qualquer grupo social sendo ele rico ou pobre. Como sobreviver em um mundo de recursos escassos?

O conceito escassez na economia refere-se à limitação. As pessoas no mundo em geral têm sido estimuladas a consumir para realizar suas vontades, desejos e necessidades de maneira infinita e ilimitada, em contra partida os recursos produtivos disponíveis não conseguem acompanhar o passo da sociedade tornando-se insuficiente, ou seja, limitados e finitos.

Países desenvolvidos e com uma economia estável e em crescimento, não tem tantas dificuldades para enfrentar o problema da escassez comparado a países subdesenvolvidos que nem sequer tem suas necessidades básicas atendidas.

O desafio da economia é manter o controle estável da quantidade de bens e serviços produzidos em relação a sua procura no mercado, uma vez que não pode atender todos os desejos e necessidades da população, devem-se procurar meios para mostrar à sociedade quais os bens que convém ser produzidos e quais necessidades tais atendem. Emerge desse debate sobre o processo de escolhas, a economia.

Atividade econômica ou simplesmente Economia em termos etimológicos vem do grego oikos (casa) e nomos (norma, lei). Daí teríamos o significado “Administração da Casa; Doméstica ou do Lar” ou até mesmo “Administração de Algo Público ou do Estado”.

Concluímos que a economia pode ser definida como a ciência que estuda como diversos grupos sociais como seus diferentes sistemas econômicos cuidam da administração de seus recursos limitados, focando encontrar um caminho eficiente e racional trabalhando com recursos escassos, porém levando em consideração as necessidades humanas.

A economia é dividida em dois grandes ramos: A Microeconomia e a Macroeconomia.

Microeconomia

Para analisar a divisão da produção e da renda juntamente com a postura e o comportamento individual de cada consumidor, de cada empresa e indústria usa-se o ramo da economia nomeada Microeconomia. Nessa divisão os consumidores são os responsáveis pela quantidade da demanda, são eles que procuram os produtos finais, enquanto as empresas e indústrias são responsáveis pela quantidade fornecida, neste contexto são classificados como vendedores dos produtos finais e procuradores de serviço. Essa relação é que vai determinar os preços dos produtos no mercado.

A microeconomia se preocupa com partes isoladas do mercado como o controle estável e equilibrado entre preço e a quantidade de produtos e serviços; como uma sociedade utilizará seus recursos de forma alternada diante das mudanças ao decorrer do tempo, mecanismo este conhecido como a lei da oferta e da procura; analisa os pontos negativos do mercado, ou seja, suas imperfeições; visa também o estudo de como ocorre à distribuição de renda para as pessoas que se dedicam a produção dos produtos finais.

Como funciona o mercado da microeconomia, teoria elementar:

Devemos dividir os grupos sociais em duas classes para melhor entendimento:

• Consumidores: Fazem parte da análise sobre a Teoria da Demanda.

• Produtores: Fazem parte da análise sobre a Teoria da Oferta.

Teoria da Demanda

É quando um consumidor escolhe em um determinado período de tempo a quantidade de um tipo de bem ou serviço.

A demanda por um serviço ou bem esta sujeito a diversas variáveis, como:

• Preço de um bem.

• Preço de outros bens.

• Renda do consumidor.

• Primazia do consumidor.

Preço de um bem

É quando a quantidade demandada tem queda e o preço de certo bem tem alta mercado. Ocorre a relação inversa entre quantidade demandada e preço.

Preço de outros bens

É quando o preço do bem A aumenta podendo diminuir ou aumentar a demanda do bem C.

Renda do consumidor

É quando a um aumento na renda do consumidor podendo o fazer elevar a demanda por alguns bens.

Primazia do consumidor

É quando vários fatores como, clima, promoções, propaganda, fatores religiosos e até mesmo culturais podem influenciar nas mudanças de preferências do consumidor.

Teoria da Oferta

A teoria da oferta se diz respeito à quantidade de serviços ou bens que os fabricante e vendedores desejam negociar em certo período de tempo. Como a teoria da demanda, a teoria da oferta também depende da mudança de alguns fatores como:

• A tecnologia presente em dado produto.

• A quantidade gasta para produzir certo bem.

• O preço de um bem A em relação a um bem C (bens concorrentes).

• O preço de certo bem.

• A porção ou quantidade ofertada de um dado bem.

Tendo como base essa explicação podemos concluir que quando a demanda por um dado produto aumenta, desestimula o produtor de produzi-lo, e quando um fabricante está estimulado a produzir certo produto é porque seu preço está elevado no mercado, podendo reduzir a demanda.

Macroeconomia

A macroeconomia se dedica a análise da economia regional ou nacional como um todo, focando examinar as principais tendências ou comportamento agregado da economia como renda e produtos, comportamentos dos preços, desemprego e emprego, taxas de juros, estoque da moeda, taxa de cambio e balança de pagamentos. A macroeconomia tem como objetivo: elevar os níveis de emprego, controlar a inflação, estabelecer uma distribuição de renda justa e elevar o crescimento da economia.

Constituem a estrutura macroeconomia cinco mercados:

• Mercado de Bens e Serviços.

• Mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com