TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitos E Verdades Sobre O Espirro

Artigo: Mitos E Verdades Sobre O Espirro. Pesquise 784.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  2.033 Palavras (9 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................07

MITOS E VERDADES SOBRE O ESPIRRO...................................................08

Cientificamente.................................................................................................08

Reflexo do espirro.............................................................................................09

Crenças e aspectos culturais............................................................................09

Respostas tradicionais a um espirro.................................................................11

Remédios folclóricos.........................................................................................11

Conclusão........................................................................................................13

Referencias bibliográficas.............................................................................14

RESUMO

O presente trabalho procura mostrar as característica, curiosidades, verdades, mentiras, e até mesmos as crenças relacionadas ao espirro, mostrara desde a antiguidade na Grécia até os dias de hoje. Respondera a questão mais intrigante e comum entre todos nós que é a seguinte; qual a razão de espirrarmos de olhos fechados e também se pode acarretar algum dano caso os olhos permaneçam abertos no momento do espirro.

SUMMARY

The present work search to show the characteristic, curiosities, truths, lies, and even same the faiths related to the sneeze, it had shown from the antiquity in Greece until the days today. He had answered the most intriguing and common subject among all of us that it is the following; which the reason of we sneeze of closed eyes and also she can cart some damage in case the eyes stay open in the moment of the sneeze.

INTRODUÇÃO

Tratamos de algo que é muito comum entre todos nós, o espirro, afinal todos nós já espirramos alguma vez na vida, mas existem coisas dentro do espirro que nos deixa intrigado coisas como o ; porque ao espirrar fechamos os nossos olhos, muitas pessoas dizem que isso não tem resposta, aqui nesta monografia daremos a resposta, esclareceremos o porque das respostas que são dadas quando se espirra; mostraremos desde a antiguidade na Grécia até os dias de hoje.

O espirro é um assunto que é comum por todos, mas pouca gente sabe o que ele pode fazer, pouca gente sabe a potência que um espirro tem, ele pode ir longe e contaminar varias pessoas dentro do seu alcance.

Espirrar não quer dizer que estamos gripados o espirro serve para limpar o organismo eliminando partículas de poeira.

Sabendo -se que o espirro é uma forma de eliminar corpos estranhos como os microorganismos, ácaros, poeiras e outros elementos, percebe-se que muitas pessoas reagem de diferentes formas diante deste fenômeno involuntário de prevenção de doenças. Buscar informações nos diferentes livros didátios, científicos, sites e revistas para satisfazer a curiosidade e descobrir a razão do ato de fechar os olhos quando espirramos é o foco do desenvolvimento deste projeto.

MITOS E VERDADES SOBRE O ESPIRRO.

Cientificamente

O espirro é a expulsão de ar de forma violenta pelo nariz, com o objetivo de eliminar alguma partícula estranha e irritante, e até mesmo micro-organismos. Portanto, o espirro é um mecanismo de defesa do organismo.

A velocidade do espirro pode chegar até 160 km/h. Não é aconselhável segurar um espirro, pois a pressão provocada no ouvido e nas via aéreas superiores é tão forte que pode causar vários problemas, como vertigens, surdez, o catarro pode ir para os ouvidos causando alguma infecção , e até ruptura do tímpano.

As gotinhas que saem junto com o espirro podem chegar a dez metros de distancia, transmitindo os germes de uma pessoa pra outra.

Quando o ar que respiramos contém substância que irritem nosso organismo, estas partículas entram em contato com as terminações nervosas das narinas, as quais avisam ao cérebro que é preciso expulsar esses agressores.

Após receber esta mensagem, o cérebro organiza um contra-ataque, fazendo com que os pulmões se encham de ar e os músculos do abdômen e do tórax (responsáveis pela respiração) se contraiam.

Este movimento faz com que uma coluna de ar saia com força dos pulmões. Quando este jato de ar chega à boca e ao nariz se junta às gotículas de saliva e à secreção nasal, e é expelido para fora do organismo.

Existe um tipo de espirro chamado espirro fótico, que consiste num espirro causado pela exposição a uma luz brilhante, pelo menos um terço da população já sentiu este tipo de espirro;

Algumas doenças podem ser transmitidas pelo espirro que espalha até 40.000 gotículas infecciosas cujo diâmetro varia de 0.5 a 5 µm .

Geralmente é considerado impossível alguém manter as pálpebras abertas durante um espirro. O reflexo de fechar os olhos é devido a uma proposta não óbvia: os nervos que servem os olhos e nariz estão próximos e relacionados, e o estímulo a um deles geralmente estimula alguma resposta no outro. Entretanto o fechamento dos olhos pode proteger os ductos lacrimais e vasos sanguíneos das bactérias expelidas no espirro.

Reflexo do Espirro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com